Avaliação: RAM 1500 Rebel traz força em estilo próprio

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Muscle truck? Pois é, temos também. A RAM 1500 Rebel 2022 é um produto único no mercado que esbanja força com estilo próprio e de seu jeito pouco comum, mas empolgante.

Com quase 6 metros de comprimento, a Rebel fez cálculo para aterrissar no Brasil e beneficiar um perfil de condutor, assim como para reforçar a marca americana, que vem se destacando.

Equipada com o V8 HEMI 5.7 “old school”, a Rebel pode decepcionar quem acredita que possa tirar um pouco mais dela com recursos que se tornaram populares por aqui.

A RAM 1500 Rebel vive em outro mundo e seu visual esportivo não é meramente cosmético, pois, ela anda realmente como esportivo e, nesse caso, mostrará que “artifícios” são dispensáveis.

Grande, ou melhor, enorme, a RAM 1500 Rebel mede o quanto custa, partindo de R$ 469.990, mas devidamente equipada, sai por R$ 489.990. Cara? Bem veremos isso…

Por fora…

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Musculosa, a RAM 1500 Rebel é uma picape grande com 5,92 m de comprimento e 3,67 m de entre eixos. Ou seja, fica bem acima do segmento médio brasileiro e mostra isso, na prática.

Longa, ela tem visual bem inspirador, com grade, para-choques e molduras laterais pretos, assim como os grandes retrovisores e as rodas aro 18 polegadas, com pneus 275/65 R18.

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Com nome RAM em destaque na frente e o logotipo em alto-relevo do carneiro-das-montanhas na traseira, a Rebel não passa despercebida e até anula a falta de santantônio, dado o visual.

No elevado capô, molduras com entradas e saídas de ar, com o nome Rebel 1500 em relevo, reforçam a proposta esportiva, realçada com um kit de escapamento Mopar no carro testado.

Os faróis full LED também ganham importância no exterior, assim como as lanternas em LED escurecidas, estribos longos e as tampas do RamBox nas laterais da caçamba.

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RAM 1500 REBEL 5.7 V8 2022

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Por dentro…

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Se por fora a RAM 1500 Rebel impressiona, por dentro, ela também expõe a natureza de um segmento de picapes, pouco explorado aqui. Espaçosa, ela até exagera nesse aspecto.

O painel preto exibe uma enorme tela de 12 polegadas com “tudo dentro”, desde climatização dual zone, apesar dos comandos físicos, até navegação por GPS e funcionalidade da picape.

Apesar da digitalização, existem muitos comandos físicos, incluindo teclas e o botão giratório de marchas, junto ao volante. O cluster analógico tem tela multifuncional estilosa e visores grandes.

Avaliação: Ram 1500 Classic é boa porta de entrada

Há também HUD no pacote Level II, assim como sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer, que produz um som excelente. Ela tem até vigia traseira elétrica.

Outro destaque da RAM é o retrovisor digital com ajustes de imagem, que usa câmera externa para ampliar a visão. Acionada como se fosse um retrovisor dia e noite, ajuda com carro cheio.

Na Rebel existem coisas nunca vistas em picapes médias, como ajuste elétrico de altura do pedal do acelerador, por exemplo. Entre os bancos há um console com muito espaço.

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Modular, tem compartimento até no largo apoio de braço, assim como outro deslizante abaixo, além de suportes para celular, com um deles oferecendo carregamento sem fio.

Já os bancos são revestidos em couro e com ajustes elétricos na frente, com memória para o condutor, além de aquecimento. No teto, o vidro panorâmico amplia a ótima sensação a bordo.

Bem maior que qualquer picape média, a Rebel só tem um defeito e está no banco traseiro. Com tanto espaço para as pernas, poderia ter ajuste do assento para reclinar mais.

Não é ruim, mas para um produto que é um legítimo estradeiro, o conforto seria melhor tendo essa opção, que nos EUA é vista na RAM 3500 com cabine “Mega” que, aliás, não virá.

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Voltando para o habitáculo, temos difusores de ar, conectores USB-A/C e fonte de 127V à vontade, com o assento traseiro levantando para acomodar mais objetos em um nicho ajustável.

Sob os tapetões de borracha, dois pequenos compartimentos para ferramentas ou pequenos objetos. Já a caçamba de 1.200 litros tem revestimento áspero e capota marítima envolvente.

A tampa faz parte do pacote Level II e abre suavemente na vertical e também lateralmente, como na Fiat Toro. Até abre automaticamente por um botão no interior.

Nas laterais, as caixas estanque RamBox servem bem para guardar inúmeros objetos e ainda possuem fonte de energia, com trava do sistema principal.

Por ruas e estradas…

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A RAM 1500 Rebel 2022 é um monstro em comparação com as picapes nacionais e regionais, sendo ainda um “filhote” em comparação com as RAM 2500 e 3500, que vem logo mais.

Imponente, seu tamanho reflete o peso, de 2,6 toneladas. Para vir ao Brasil, a RAM fez cálculos para dar o prazer de dirigir uma picape grande aos condutores de CNH categoria B.

Assim, com capacidade para apenas 610 kg de carga, menos até que uma picape leve comum, a Rebel pôde assim se encaixar na lei brasileira, que limita a CNH B a até 3.500 kg.

É por isso que a RAM desistiu da desejada 1500 EcoDiesel, que ficaria acima dessa marca devido à exigência de 1.000 kg de carga. Apesar de não ter o diesel, pelo menos o V8 encaixou.

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Esse “pelo menos” é para quem realmente não abre mão do diesel em picapes. Já para quem tem CNH D, a RAM 2500 (e logo mais a 3500) não é um prato cheio, e sim uma bandeja cheia.

De volta à RAM 1500 Rebel, a proposta muscle também traz aquilo que muitos querem, a cultura americana. Assim, o V8 HEMI 5.7 cumpre seu papel com 400 cavalos a 5.600 rpm.

Exibindo força, tem 56,7 kgfm a 3.950 rpm, mais que suficientes para cantar a boa música dos muscle cars (e dos muscle trucks) sem usar o ronco e as bocas de escape abertos.

Sim, fazer cantar as rodas é algo normal a bordo da Rebel. Contudo, o ronco do HEMI é o ruído que muitos querem realmente ouvir e ele não decepciona, impressionando sempre.

Usando a velha arquitetura de comando no bloco, vareta e duas válvulas por cilindro, o V8 5.7 é muito purista e isso deixa as coisas legais ao se acelerar a RAM 1500 Rebel.

Ela parece estar sempre em modo Sport, algo que não tem de fato. Aliás, nem pense em mudanças manuais no volante ou modo individual, seriam frivolidades a bordo da Rebel.

Pisando fundo, ela arranca com o vigor de um muscle car e rapidamente corta em quase 6.000 rpm, deixando tudo mundo para trás. Com oito marchas, a Rebel explora bem sua força.

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Mesmo com o controle de tração, as rodas traseiras insistem em girar mais do que devem e isso mostra a força que ela tem.

Retomadas são feitas com prontidão, agindo como um carro esportivo, mas em tamanho 50% maior. Nesse caso, com seu volume e peso, a RAM 1500 Rebel precisa de recurso para redução.

Como não há mudança manual, ela usa um sistema para reduzir ou avançar as marchas através do volante. É um recurso necessário mais para quando se está com reboque.

Falando nisso, há também o modo Tow Haul, para quando a Rebel estiver puxando um trailer ou similar, ajustando as marchas ao peso tracionado.

Rodando a 110 km/h, a RAM Rebel gira em 1.800 rpm e garante conforto em cruzeiro, sempre com toda a cavalaria disponível a qualquer pisada mais forte.

Sempre priorizando o torque em rotações mais baixas, a Rebel deslancha pela estrada com ronco agradável e conforto acima da média, tendo ainda direção elétrica progressiva.

No entanto, a Rebel cobra seu preço em combustível também, fazendo 5,0 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, em nossos testes. Num V8 5.7 de 400 cavalos, empurrando 2,6 toneladas sem carga, está de bom tamanho!

Para não ficar na estrada, ela tem um tanque de 98 litros, que garante boa autonomia sob suas condições, tanque esse que nos dias de hoje custa a bagatela de 700 reais para encher. E mesmo com partidas de um muscle, ela desliga cilindros ao cruzar a estrada.

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Descontando o tamanho, a RAM 1500 Rebel é muito mais confortável ao volante que um veículo menor, pois, a altura elevada garante uma visão privilegiada e maior noção de espaço.

Neste caso, a atenção precisa ser dobrada devido à largura do veículo, acima de dois metros. Para ajudar, há sistema de estacionamento automático, que alivia o condutor.

Usando múltiplas câmeras, a Rebel também torna o estacionamento mais fácil, mesmo quando o recurso do estacionamento automático encontra dificuldades como obstáculos não previstos.

Acionando-se a tração nas quatro rodas, a Rebel se comporta melhor em curvas, com a distribuição de força mais adequada, tendo ainda opção de redução e bloqueio dos diferenciais.

Estas funções, no entanto, valem mesmo é para o fora de estrada com muita lama e condições bem ruins. Controle de descida também é outro recurso válido nesse caso.

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Apta a estar nos dois mundos, a Rebel tem ajuste mais esportivo, que se adapta bem ao off road, com suspensão traseira dotada de molas helicoidais e ótimos amortecedores da Bilstein.

Absorvendo bem as irregularidades do solo, a RAM 1500 Rebel pula pouco e garante estabilidade direcional com maestria, ótima ao volante.

Robusta, para a Rebel não tem buraco, lombada, defeitos de asfalto ou pedras na terra, que a impeçam de progredir com desenvoltura.

Seus pneus largos e todo-terreno são bem resistentes e o ajuste das molas confere maior conforto e controle, contando ainda com freios poderosos, capazes de suportar todo o peso.

Na estrada, a Rebel conta ainda com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa, que ajuda muito num carro tão largo quanto ela.

Por você…

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A RAM 1500 Rebel 2022 é um produto bem completo e que necessita mesmo de ter o Level II no pacote, deixando-a ainda mais sofisticada.

Com folga em espaço interno e caçamba, tem conforto elevado e muitos recursos em conectividade e assistência ao condutor, dentro ou fora da estrada.

O motor V8 5.7 garante o desempenho merecido para um veículo de seu porte, peso e preço, feito para preencher as expectativas de clientes exigentes.

Quase R$ 500.000… Pois é, não é um preço para a maioria e considerando a proposta da RAM 1500 Rebel 2022, podemos colocar o valor no campo da controvérsia, afinal, o que é barato?

Sem comparação com as médias, a RAM 1500 Rebel cai bem para um público com alto poder aquisitivo e que busca um produto premium para se destacar, saindo do lugar-comum.

Isso sem contar as vantagens que o veículo oferece, tornando-a bem atrativa num mercado limitado às opções nacionais e regionais de porte menor.

Se tivesse dinheiro, você pagaria? Talvez não, mas acredite, tem muita gente no Brasil que pagaria com sorriso estampado e, no caso da RAM 1500 Rebel, valeria muito a pena.

Medidas e números…

Ficha Técnica da RAM 1500 Rebel 5.7 V8 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 8 em V

Cilindrada – 5.654 cm³

Potência – 400 cv a 5.600 rpm (gasolina)

Torque – 56,7 kgfm a 3.950 rpm (gasolina)

Transmissão – automática de oito marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,4 segundos

Velocidade máxima – 174 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm

Consumo urbano – 5,0 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 8,6 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – Braço duplo/Traseira – Eixo rígido

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 275/65 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 5.929 mm

Largura – 2.084 mm (sem retrovisores)

Altura – 2.012 mm

Entre eixos – 3.672 mm

Peso em ordem de marcha – 2.610 kg

Tanque – 98 litros

Caçamba – 1.200 litros

Capacidade de carga – 610 kg

Preço: R$ 469.990 (preço base) R$ 489.990 (versão avaliada)

RAM 1500 Rebel 5.7 V8 2022 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X