
Lançado em outubro de 2023, o compacto Kardian inaugurou uma nova ofensiva da Renault do Brasil no segmento de SUVs, que culminou neste ano com a apresentação do médio Boreal, ambos produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Os dois modelos têm no design moderno seu principal diferencial, em contraponto ao Duster e ao Captur ¬– este último tirado de linha em 2023 para dar passagem justamente ao Kardian – que já demonstravam um estilo mais conservador.
Em 2025, o Kardian chegou com avanços importantes em conectividade e com a estreia da nova versão top de linha Iconic, avaliada em teste na elegante cor Azul Iron, com detalhes exclusivos de acabamento interno e teto bicolor em preto.
A nova topo de linha do Kardian custa R$ 149.990, com a pintura Azul Iron acrescentando R$ 1.900 ao valor final.
Veja também

Na linha 2026, o Kardian passa a ser oferecido nas versões Authentic, Evolution, Techno e Iconic, todas equipadas com o motor turbo TCe de até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de dupla embreagem ou à transmissão manual, ambos com 6 marchas.
Uma das grandes novidades está no interior, com o novo quadro de instrumentos digital de 10 polegadas de alta resolução na “top” Iconic e o sistema multimídia OpenR Link, também de 10 polegadas, disponível de série nas variantes Techno e Iconic (opcional na Evolution).
O sistema oferece navegabilidade semelhante à dos smartphones, com tela inicial composta por “widgets” customizáveis, telefone, áudio e central de notificações, permitindo acesso rápido e personalizável a alertas e informações.
O Kardian 2026 também inaugura novas soluções conectadas ao My Renault.

A tecnologia amplia a oferta de serviços, como monitoramento do veículo contra intrusões, furto ou roubo, além de manutenção conectada.
Desenvolvido por engenheiros brasileiros da marca francesa, o sistema é ativado pelo motorista, enquanto o rastreamento é feito pela própria Renault, que acompanha o processo e presta suporte à polícia na recuperação do veículo.
No quesito segurança, o Kardian passa a ter assistência à condução em todas as versões, incluindo frenagem automática e controle adaptativo de velocidade (ACC).
A arquitetura da Renault Group Modular Platform permite a adoção de até 13 tecnologias de assistência ao motorista (ADAS), agora com duas novas funcionalidades: farol alto inteligente e sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.

Em termos de conteúdo, a Iconic avaliada conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital com função automática, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis e assinatura luminosa em leds, “paddles shifters” no volante para trocas sequenciais, frenagem automática de emergência para veículos, pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, roda de liga leve de 17 polegadas diamantadas biton, chave presencial tipo cartão e acesso “hands free”, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, carregador de smartphone por indução, Central OpenR link de 10 polegadas, seis alto-falantes, vidros dos passageiros também com função “one touch” e antiesmagamento, câmera de ré, Câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, acendimento automático do farol alto, sensores de estacionamento frontais, faróis de neblina em leds, sensor crepuscular, modos de condução “Normal”, “Eco” e “Sport”, iluminação ambiente personalizável Ambient Lighting, teto biton preto Nacré ou prata Étoile, badge lateral “Iconic”, “skis” em prata acetinada e grade frontal em preto brilhante.
Experiência a bordo – Interior virtualmente novo
Com pouco mais de um ano de mercado, o Kardian ganhou em 2025 um interior praticamente renovado na versão Iconic.

O destaque fica por conta do novo sistema OpenR Link, que traz espelhamento wireless para Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz e possibilidade de conexão simultânea com um segundo dispositivo via Bluetooth.
O motorista pode personalizar os “widgets” por meio de toques prolongados, escolhendo quais informações deseja exibir na tela.
A nova central multimídia traz mais memória, melhor resolução e área útil ampliada, garantindo operação mais fluida e rápida.
A experiência sonora incorpora tecnologias normalmente presentes em modelos premium.

O sistema concentra também as configurações do veículo, os ajustes dos ADAS e a escolha entre três tons de iluminação ambiente, composta por leds nas portas e no conjunto de instrumentos e multimídia.
Outro destaque da configuração Iconic é o quadro de instrumentos digital de 10 polegadas.
A interface, totalmente nova, apresenta navegação intuitiva e diferentes modos de visualização, permitindo ampla personalização.
São três layouts disponíveis: “Classic”, com destaque para o conta-giros e o velocímetro digital em formato circular, “Minimal”, de visual mais limpo e elegante, e ADAS, que prioriza a exibição e operação dos sistemas avançados de assistência à condução.

O sistema OpenR Link também se destaca pela integração com o Multiview, que utiliza quatro câmeras com guias dinâmicas e função “auto zoom”, fazendo o rebatimento digital da imagem para baixo e facilitando manobras de estacionamento.
Há ainda recursos inéditos, como a sequência de boas-vindas sonora e visual e o detalhamento do trajeto no GPS pelo Apple CarPlay (usando o Apple Maps) e pelo Android Auto (com o Waze ou o Google Maps).
Impressões ao dirigir – Desempenho acompanha a forma
A versão Iconic reúne todos os avanços externos, internos e mecânicos incorporados à linha 2026 do Kardian.
Logo nas primeiras reacelerações, percebe-se a vantagem do torque do motor 1.0 TCe turbo, de até 22,4 kgfm quando abastecido com etanol, a 2.250 rotações por minuto (20,4 kgfm com gasolina).

Desenvolvido em parceria com a Daimler e produzido pela Horse Powertrain, o motor entrega até 125 cavalos a 5 mil rpm, com etanol, e se mostra um dos principais trunfos do Kardian.
O conforto ao dirigir também se destaca, resultado da boa sintonia entre o motor e o câmbio automático de dupla embreagem de 6 marchas, que mantém a próxima marcha sempre pré-engatada, garantindo trocas rápidas e sem interrupção de torque.
Essa característica se traduz em respostas eficientes para ultrapassagens seguras, freadas mais firmes e no auxílio a situações inesperadas no trânsito, sempre em conjunto com um acerto de suspensão que controla bem a rolagem da carroceria.
Entre os destaques técnicos do motor 1.0 flex do Kardian, estão o turbocompressor, que trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar controlada por “wastegate” eletrônica, a injeção direta de combustível, o comando de válvulas, o cabeçote em formato delta ¬– que reduz massa, baixa o centro de gravidade e melhora o controle térmico – e o eficiente sistema Start&Stop com tecnologia Reflex – que desliga o motor em paradas, contribuindo para a economia de combustível.

A boa conexão do câmbio EDC com o turbo flex se dá por meio de um sistema de volante que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.
O câmbio EDC utiliza dupla embreagem úmida, o que melhora o resfriamento e aumenta a durabilidade do conjunto.
Trata-se de uma transmissão que estreou mundialmente no Kardian e oferece uma condução combinando o conforto dos câmbios automáticos com a agilidade típica dos manuais.
Na prática, isso fica evidente no uso urbano: ao soltar gradualmente o pedal do freio, o veículo inicia o movimento de forma progressiva, sem necessidade de acelerar.



Ficha técnica – Renault Kardian Iconic
Motor: turbo, 3 cilindros em linha, 999 cm3, 12 válvulas, Injeção Direta Central (GDI), flex
Potência: 125 cv (E), 120 cv (G) a 5 mil rpm
Torque: 22,4 kgfm a 2.250 rpm (E), 20,4 kgfm a 2 mil rpm (G)
Câmbio: automático EDC, 6 marchas com “paddles shifters”
Tração: dianteira
Direção: assistência elétrica
Freios: discos ventilados na frente, tambor atrás
Suspensão: dianteira, tipo MacPherson, rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora, braços oscilantes inferiores, traseira, eixo de torção, barras estabilizadoras, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais
Carroceria: SUV compacto, 5 lugares
Dimensões: 4,11 metros de comprimento, 1,72 metro de largura (sem os retrovisores), 1,54 metro de altura (sem as barras), 2,60 metros de entre-eixos
Ângulo de entrada: 20 graus
Ângulo de saída: 36 graus
Altura em relação ao solo: 20,9 centímetros
Porta-malas: 358 litros
Peso em ordem de marcha: 1.184 kg
Preço: R$ 149.990
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias









