
A disputa entre os SUVs compactos nunca esteve tão acirrada, e a Renault parece ter entendido o recado com clareza.
Diante da pressão do recém-lançado Volkswagen Tera e da renovação do Fiat Pulse, a marca francesa decidiu antecipar movimentos e preparar o Kardian para a linha 2026 com uma série de atualizações — algumas discretas, outras decisivas.
E embora o burburinho esteja centrado na estreia da versão Iconic, é a Techno que se apresenta como o ponto de equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho.
Com o fim da antiga Premiere Edition, a nova versão Techno se posiciona de maneira estratégica, oferecendo boa parte dos equipamentos da Iconic, mas a um preço mais contido: R$ 139.290, exatamente R$ 10.700 abaixo do novo topo de linha.
Veja também

E isso sem abrir mão de alguns equipamentos que a maior parte dos compradores busca hoje em dia.
A central multimídia openR Link de 10 polegadas é o grande trunfo da nova linha.
Ela representa um salto significativo em relação à tela de 8” que era usada anteriormente — alvo de críticas pelo sistema defasado e lentidão nas respostas.
Agora, o sistema oferece interface fluida, visual moderno e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

No Kardian Techno, essa central vem de série e ainda inclui câmera de ré com melhor definição, além de seis alto-falantes que melhoram bastante a experiência sonora na cabine.
Outro avanço importante está no pacote de segurança.
A versão Techno sai da fábrica com itens que se tornaram desejáveis no segmento, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência (AEB), agora capaz de reconhecer pedestres e ciclistas.
Esses recursos, que antes eram exclusivos de modelos mais caros, colocam o Kardian Techno no mesmo patamar dos principais concorrentes.

A montagem do sistema ADAS passou por mudanças: a câmera que coleta informações da via foi reposicionada para o alto do para-brisa, o que permitiu a inclusão de farol alto automático.
O reposicionamento não só melhora o campo de visão do sistema como elimina o radar que antes ficava no para-choque.
Essa mudança contribuiu diretamente para a inclusão de mais funcionalidades de segurança ativa na linha 2026.

No interior, a experiência também foi melhorada com alguns detalhes. O volante e os painéis laterais recebem acabamentos em revestimento chamado “premium”, melhorando a percepção de qualidade.
Já o console central elevado, presente a partir da versão Techno, adiciona uma sensação de melhor ergonomia ao habitáculo.
Também são itens de série o freio de estacionamento eletrônico, partida remota do motor, chave presencial tipo cartão, saídas USB-C para os passageiros traseiros e carregador por indução para smartphones — recursos ainda raros em modelos nessa faixa de preço.

A Renault também passa a oferecer serviços conectados nas versões superiores.
No Kardian Techno, esse sistema é opcional e custa R$ 2.400.
O pacote inclui acesso remoto por aplicativo (My Renault), alertas de manutenção, monitoramento do veículo e até a possibilidade de localizar o carro em tempo real.

Tudo isso com três anos de gratuidade. Além disso, é possível acionar buzina e faróis à distância, uma ajuda útil em estacionamentos lotados.
Externamente, a versão Techno mantém o estilo do Kardian 2025, com direito a rodas diamantadas de 17 polegadas, molduras plásticas nas caixas de roda e o visual mais moderno que remete à nova identidade da Renault.
O design segue sem mudanças, mas há novas opções de pintura.

Embora a nova cor Azul Iron esteja disponível em toda a gama, a versão Techno pode ser equipada com teto bicolor prata ou preto como opcional de R$ 1.700, o que ajuda a criar diferenciação visual mesmo sem alterações na carroceria.
Nas medições, o Kardian mantém os mesmos números do modelo anterior: 4,12 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos e porta-malas de 358 litros.
Essas dimensões colocam o francês em vantagem frente a rivais como o Fiat Pulse e o VW Nivus quando o assunto é espaço interno, especialmente no banco traseiro, onde há mais conforto para pernas e joelhos.

Sob o capô, nada muda — e nem precisava. O motor 1.0 turbo flex TCe, com três cilindros, segue rendendo 125 cv com etanol e 22,4 kgfm de torque.
O conjunto se mostra bastante competente no uso urbano, com boa agilidade nas retomadas e comportamento esperto em baixas rotações.
A transmissão de dupla embreagem de seis marchas também merece elogios por entregar trocas rápidas e suaves, o que contribui para a sensação de um carro um pouco mais refinado.

Durante os testes de consumo, o Kardian Techno mostrou-se razoavelmente econômico. Com gasolina, os números oficiais são de 12,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Com etanol, os dados caem para 8,8 km/l e 9,8 km/l, respectivamente — desempenho dentro da média para o segmento.
Nós ficamos com 9,5 km/l de gasolina em ambiente urbano, exatamente o mesmo número que atingimos com o modelo testado imediatamente antes, o Fastback Impetus Hybrid 2026.

Entre os itens de série, a lista é extensa: seis airbags, ar-condicionado digital com comandos giratórios, sensor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, iluminação ambiente em LED, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, e banco traseiro bipartido.
Além disso, o acabamento interno, mesmo com predominância de plásticos rígidos, se destaca pelo bom encaixe das peças e escolha de texturas.
A única crítica relevante é a ausência de assistente de permanência em faixa e função stop & go no ACC — presentes em outros modelos.
Outro ponto que poderia evoluir é o isolamento acústico, que ainda deixa ruídos do motor e da suspensão invadirem a cabine em piso irregular.

De todo modo, o Renault Kardian Techno 2026 se destaca como a versão mais equilibrada da linha.
Por menos de R$ 140 mil, entrega uma combinação de conectividade, tecnologia e segurança, sem exigir os quase R$ 150 mil da Iconic.
Ainda é um valor alto, sem dúvida, e é aí que entram os descontos que muitas vezes são praticados pelas concessionárias.
Para quem busca um “SUV” moderno, eficiente e bem equipado sem extrapolar o orçamento, essa pode ser a escolha mais racional da gama Kardian.



📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










