Avaliação: Renault Megane E-Tech parece maior e melhor, mas é menos competitivo

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Esqueça o nome Megane se você lembra do antigo médio da Renault, pois este carro aqui não tem nada a ver com ele. Elétrico, o Megane E-Tech chegou para ser algo mais sofisticado na Renault .

Com tantos anos de Dacia nas costas, a marca francesa precisava reavivar-se de fato e o Megane E-Tech é parte disso, ainda que pareça maior e melhor do que realmente é.

Tendo design chamativo, jogo de luzes e um interior agradável, que nos faz lembrar estranhamente de outro francês, o Megane E-Tech é como queríamos ver os carros da Renault por aqui, com adição de ser mais eficiente e moderno.

Ainda assim, como nem tudo são flores nesta vida, o lado obscuro deste Renault é algo grave, mas que pode ser remediado muito facilmente, fazendo-o realmente se tornar um player de peso no segmento. Qual? O preço: R$ 279.900.

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O remédio para isso falaremos logo mais, por agora, vamos ao que este francês tem realmente a oferecer e o que ele pode fazer no mercado nacional se a Renault (realmente) quiser.

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Parece maior

Não é somente efeito visual em fotos ou vídeo, pois ao vivo, a ilusão de ótica provocada pelo Renault Megane E-Tech é verdadeira. O pequeno (isso mesmo) crossover elétrico não é tão grande assim.

Com suas rodas “enormes”, portas grandes (especialmente as traseiras) e carroceria volumosa, o Megane E-Tech engana até que bem, já que mede apenas 4,200 m de comprimento. Isso é como um T-Cross que parece um Taos.

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O efeito se dá pela frente alta e arredondada com seus faróis retilíneos full LED com função de boas-vindas/até logo que você verá tanto no Kardian quanto no Duster 2025, além de um para-choque alto e limpo, com luzes diurnas sinuosas a embelezar o conjunto.

Tendo uma linha de cintura bem alta, o Megane elétrico joga com as proporções para parecer maior, já que a área envidraçada é menor que o tradicional, enquanto a base de 2,685 m de entre eixos, ajuda a ampliar o tamanho das portas traseiras.

Eliminar quebra-vento falso na traseira também ajuda a esticar o Megane E-Tech, que se beneficia do desenho das saias de rodas, assim como do design das rodas de liga leve, para aumentar o volume do material rodante.

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Se elas lhe parecem de aro 20, se enganou, já que possuem apenas 18 polegadas, mas se valem de pneus altos 195/60 R18.

Já na traseira, a vigia é quase decorativa, pois o que mais existe é chapa de fibra da tampa do bagageiro e o para-choque proeminente, com lanternas em LED muito afiladas.

Para completar, as linhas fluidas das colunas C em sinergia com o teto preto sem vidro panorâmico, um dos erros do Megane E-Tech, cria um visual realmente atraente e sofisticado. Tudo isso com 1,768 m de largura e 1,519 m de altura.

Já por dentro, o Renault Megane E-Tech foca na digitalização como um mantra que irá libertá-lo do convencional, mas sabemos bem que tudo isso, essa coisa toda de digital, é pura “pirotecnia” para tirar o foco dos detalhes.

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Não que o francês peque como seus parentes romenos naturalizados, mas é que existem outras formas de agradar.

O painel, com formato retangular da instrumentação e entretenimento, lembra os carros dos anos 80 e isso é legal, ainda que o cluster de 12,3 polegadas esteja longe de remeter ao passado, com apresentação minimalista nos dois modos.

Cores diferentes para cada modo de condução ajudam a passar a impressão de mudança, correspondente às tonalidades dos LEDs nas portas.

A multimídia Open R é bem recheada e intuitiva, separando bem os temas e com foco na eficiência energética, com toda a informa útil e também dispensável que você possa imaginar.

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Ela também revela coisas como purificador de ar, amplo espectro de dados sobre carregamento e consumo, assim como o perfil de sonoridade do veículo em baixa velocidade, para os pedestres poderem ouvir sua presença.

Já o volante explora o passado e o futuro da Renault, com forma ovalizada, apresentando (agora) descomplicado controle de cruzeiro adaptativo, assim como o botão Multi Sense, onde se alteram os modos de condução, além de paddle shifts, mas não para troca de marchas.

Até a alavanca da transmissão passou para a coluna de direção, como nos Mercedes-Benz, tendo ainda bom ajuste em altura e profundidade, mas mantém o velho bloco fixo de áudio atrás da direção.

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Isso é para a Renault como a haste do piloto automático da Toyota e o pino do computador de bordo da Honda, mas as japonesas já superaram isso. Só falta a Renault…

No assoalho, aliás, bem revestido em material de boa qualidade, o console tem enormes espaços para copos, garrafas e o que mais se imaginar, chegando a exagerar nos ditos 33 litros.

O difusor de ar contínuo e o bom acabamento das portas, com apliques brilhantes, LED e um tecido agradável, nos passa a impressão de ser outro francês, lembrando estranhamente o Peugeot 2008, mas não o nacional.

Bem, não estranhe totalmente, afinal, os franceses sempre foram unidos de alguma forma, mesmo nos tempos de Clio e 206.

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Com ótimo espaço interno para seu pequeno porte, o Megane E-Tech tem ainda bancos em tecido bom, que reforçam aquela semelhança citada, porém, mais notadamente em qualidade, revelando o abismo que há entre França e Brasil.

Tendo teto preto, sente-se a falta de um vidro panorâmico sequer, algo que nem o retrovisor interno com câmera possa compensar.

Como se trata de um carro francês, a perfumaria tinha de ser completa, o que é uma pena, assim como a falta de ajustes dianteiros elétricos com refrigeração nos assentos, pelo menos, já que o brasileiro não busca apenas aquecer as mãos no volante. Os dias já estão tórridos demais por aqui.

Atrás, piso plano e banco confortável, com uma boa visibilidade.

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Porta-malas? Se um dia a Renault pecar nesse quesito, acredite, ela estará chegando ao fim. O Megane E-Tech vai na máxima da francesa que é ter uma boa “mala” para ninguém botar defeito e ela tem 440 litros.

Desempenho esperado

Faremos uma pausa nas impressões visuais e iremos agora para o que realmente o Renault Megane E-Tech entrega em condução. Sim, esse “carrinho” ainda tem outras coisas a revelar. Mas, olhando para a “mecânica”, o francês elétrico traz um pacote robusto.

Seu motor elétrico de 220 cavalos e 30,6 kgfm, tem um desempenho de acordo com sua proposta e não deveria ser diferente, ainda que pese 1.680 kg, indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e com final limitada em 160 km/h.

Com modos de condução Eco, Comfort, Sport e Perso, o Megane E-Tech entrega opções interessantes para todos os perfis, com o primeiro pesando literalmente o pedal e atenuando muito a força do motor elétrico, montado na dianteira.

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Mesmo assim, as respostas do francês no Eco são boas, mas é bom deixar claro que o foco é economia, então, pisar fundo só terá efeito de fato no modo Comfort, onde o nome não corresponde ao de um equivalente à combustão.

Como se sabe, um carro elétrico entrega toda a força de imediato e o Megane E-Tech, logicamente, não é exceção, ainda que a Renault tenha deixado o modo Eco bem lerdo, o Comfort mostra a natural agilidade desse tipo de veículo.

Basta acelerar para o Megane E-Tech dissolver seu peso, convertendo-o numa impressão de leveza, como se o crossover elétrico tivesse pouco mais de uma tonelada. É sensacional como os números aqui são apenas números em comparação com um SUV a combustão de mesma potência e torque.

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É fácil arrancar como se fosse um carro de alta performance, convertendo um crossover de proposta comum num bólido para entusiastas. Ainda não é um sleeper car elétrico, mas certamente uma versão AWD o faria estar ao lado de siglas como RS, AMG e M.

A aceleração imediata, sem pausas de troca de marcha, leva o Megane E-Tech para um desempenho de seu antepassado esportivo, mesmo sem essa pretensão. Para quem gosta da emoção de poder instantâneo, o lado ruim deste SUV é o fato de não ser um esportivo legítimo.

O modo Sport, nesse caso, evidencia ainda mais essa característica, porém, ajudando o Megane E-Tech é sua plataforma modular CMF-EV bem equilibrada, que entrega uma dinâmica de condução exemplar, permitindo curvas rápidas apenas limitadas pelos pneus altos.

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A direção dinâmica é bem direta e isso é um atrativo a mais, assim como a boa pegada dos freios e a suspensão bem ajustada, mesmo sobre pisos irregulares e com muitos defeitos. Ou seja, foi pensado para o dia a dia turbulento de vias complicadas, ainda que o curso do conjunto seja um tanto limitado.

Pode-se ainda personalizar tudo isso no modo Perso e fazer um pouco mais para garantir a autonomia por mais tempo. Nesse caso, os paddle shifts entram em ação, com o direito liberando o freio-motor e o da esquerda aumentando, podendo-se até conduzir parcialmente por meio deles.

Com uma bateria de lítio de 60 kWh, o Megane E-Tech tem autonomia de 337 km no ciclo PBEV do Inmetro, mas no WLTP entrega 454 km. Pegamos ele com quase isso e o resultado foi ótimo, com ganho de mais de 40 km em descida de serra, usando a regeneração e a inércia.

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O consumo urbano é bom, fazendo 8,20 km/kWh, enquanto na estrada, com 120 km/h, são 4,29 km/kWh e 4,92 km/kWh a 100 km/h. Por fim, 6,02 km/kWh a 80 km/h.

Mesmo usando o modo Sport, a perda de energia não é tão assustadora, mas logicamente que sem o carregador doméstico de bordo, não disponível no carro de teste, o modo Eco foi o mais usado no dia a dia.

No litoral paulista, a escassez de pontos de recarga traz de volta uma doença associada especialmente ao carro elétrico: ansiedade de alcance.

Por mais que se confie na eficiência do carro, ao haver uma elevação de 800 m de altura entre você e o destino, a coisa fica um pouco ruim de digerir.

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Para isso, usamos um carregador da Power2Go que nos deu uns 20 minutos a mais de carga apenas para tranquilizar a alma, uns 3,61 kWh a um custo de R$ 5,13 ou 5% de carga.

Noutra ocasião, num carregador gratuito da Volvo, em 30 minutos, foram 6% de carga, passando de 68% com 286 km para 74% com 312 km.

Se o hodômetro for zrado, dependendo da condução e local, o alcance até aumenta. Isso tudo ajudou a devolver o Megane E-Tech com um alcance bom no final das contas, com mais de 100 km.

A segurança da recarga doméstica é o remédio para evitar a “range anxiety” e é também verdade, você não vai usar o carro com a mesma frequência que faria com um veículo a combustão.

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O problema aqui, nem é da marca, que não disponibilizou o equipamento, mas da infraestrutura nacional, que não acompanha a velocidade dos lançamentos. Recarregue em casa e seja feliz com seu elétrico, fica a dica.

Parece melhor

A aparência sofisticada e o ambiente digitalizado podem até assustar os mais tradicionalistas, mas essa é a nova ordem mundial dos carros e o Renault Megane E-Tech, apesar de parecer, não exagera nestes aspectos.

É preciso parecer melhor do que é, pois, o cliente de carro elétrico atualmente (vejamos no futuro), busca a inovação.

Não se faz isso com instrumentos analógicos e uma central multimídia de tela pequena, ainda que este Renault peque por não ter uma telona de 12 ou 15 polegadas, oferecendo somente 9 polegadas… Ok, é uma ironia, mas é perceptível como se nota isso num app como o Waze num display ainda menor.

O Megane E-Tech inverteu a ordem, com cluster enorme e pouco atrativo, não chegando nem perto da marca conterrânea que conhecemos com seu visual 3D, mas ele tem um belo volante com comandos touchscrean e botões cromados, slot para recarga indutiva e até nos faz procurar por um inexistente HUD.

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Tudo isso induzido por um painel modernoso.

As maçanetas retráteis e o acabamento em preto brilhante o tornam ainda mais vistoso, mas pelo preço de R$ 279.900, o Megane E-Tech fica devendo para concorrentes como o BYD Yuan Plus por R$ 229.990 ou Volvo EX30 por R$ 219.950.

Pode ficar mais barato? Sim, mas a Renault teria que abrir mão de R$ 50.000 pelo menos para o Megane E-Tech fazer a diferença. O problema é sua origem europeia, visto que os citados são chineses, cujo custo de produção é bem menor.

Mesmo com um pacote de assistência exemplar, com igualmente ADAS completo como dos rivais, o francês fica devendo apenas em alguns detalhes ausentes, mas agrada pela performance e eficiência de sua bateria.

É um carro que vale a pena, porém, não nesse preço. O mercado mudou depois dos chineses e a Renault precisa mudar com ele, ou ficará para trás…

Renault Megane E-Tech 2024 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X