Avaliação: Seis meses após o lançamento, Renault Kardian enfrenta dificuldades no mercado

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A proposta parecia certeira – crescer no segmento de utilitários esportivos, responsáveis por cerca de 50% das vendas de automóveis novos no Brasil.

Mas, seis meses após o lançamento, o Renault Kardian ainda não alcançou o volume de vendas esperado.

No período em que está nas concessionárias, de março a agosto, o SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) vendeu 9.783 unidades, uma média mensal de 1.630 emplacamentos – em agosto, foram 2.263 unidades comercializadas.

Um desempenho que coloca o Kardian em um incômodo décimo lugar entre os SUVs compactos, superado por Volkswagen T-Cross (média mensal de 5.852 emplacamentos), Hyundai Creta (5.471), Chevrolet Tracker (5.209), Volkswagen Nivus (4.486), Jeep Renegade (4.347), Fiat Fastback (3.974), Honda HR-V (3.890), Fiat Pulse (3.164) e Caoa Chery Tiggo 5X (2.043).

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Apesar de ser um lançamento recente, com design e “powertrain” modernos, a elevada quantidade de concorrentes diretos já consolidados ajuda a explicar as vendas aquém do esperado.

Afinal, a decisão de compra de um automóvel normalmente inclui uma comparação com os adversários diretos – no caso, múltiplos.

Embora não seja um modelo barato, o posicionamento de preços do Kardian está em uma faixa similar à dos rivais – a configuração Evolution sai por R$ 115.990, a Techno, por R$ 126.490, e a série de lançamento Première Edition (o modelo testado), por R$ 136.990.

Contudo, talvez a percepção do consumidor brasileiro em relação à Renault já tenha passado por dias melhores.

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Nos últimos anos, as vitrines da marca francesa no Brasil estiveram ocupadas por projetos de origem Dacia, a subsidiária romena da Renault, que disputa os segmentos de baixo custo na Europa – como Logan, Sandero/Stepway, Duster, Oroch e Kwid.

Todos veículos que investem no espaço interno e na robustez, sem muito refinamento. Para readquirir o “status” de marca tecnológica e desejável no Brasil, a Renault precisará investir em marketing e na evolução da linha de produtos – um caminho inaugurado pelo crossover elétrico Mégane E-Tech, lançado há um ano, e pelo próprio Kardian.

O Kardian marcou a estreia da plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP), que atende aos segmentos B, C e LCV.

Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos, o modelo tem porte similar ao do Stepway.

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A frente exibe o novo logo “Nouvel’R”, vincos acentuados no capô e a atual assinatura luminosa. Na série especial Première Edition, a grade tem desenhos de vários pequenos losangos com efeito 3D, com acabamento Black Piano ao fundo.

A assinatura luminosa frontal apresenta dois módulos de cada lado. O superior tem uma faixa estreita com as luzes de circulação diurna (DRL) e os piscas em leds.

O inferior tem faróis full-led, e os auxiliares de neblina ficam isolados na parte baixa do para-choque. O “jeito SUV” é explicitado no capô horizontal e esculpido, no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados e pelas barras de teto – montadas no sentido longitudinal, que podem ser transformadas em transversais.

Na traseira, a queda acentuada do teto e a janela inclinada conferem dinamismo, reforçado pelas lanternas em formato de “C”. O Kardian é comercializado nas cores Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e Laranja Energy (a do modelo testado), com teto preto.

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Em todas as versões, o Kardian traz o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque.

Trabalha associado a um câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) banhado em óleo.

As marchas também podem ser trocadas manualmente em paletas atrás do volante. Uma possibilidade que pode ajudar a embalar as vendas do Kardian é o lançamento de uma variante com câmbio manual – algo que deve ocorrer em breve.

Toda a linha Kardian traz de fábrica seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, cluster digital de 7 polegadas, câmbio “e-shifter”, “paddles shifters”, multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital com função auto, barras de teto funcionais e modulares em preto e start&stop.

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A configuração Techno acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, chave presencial do tipo cartão, acesso “hands-free” ao porta-malas, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro e seis alto-falantes.

E a “top” Première Edition soma à Techno controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em leds, Multi-Sense com modos de condução “Eco”, “Sport” e “My Sense”, iluminação customizável do interior, carregador de smartphone por indução, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas e escurecidas, antena “shark” e grade em preto brilhante.

A Première Edition em breve dará lugar a uma nova topo de linha – que deve adotar a denominação Iconic, usada em outros modelos da Renault.

Experiência a bordo – Sem tanta pompa

Generosa para um SUV compacto, a distância de entre-eixos de 2,60 metros do Kardian resulta em um espaço interno interessante para o segmento.

A direção oferece ajuste de altura e profundidade. Os bancos frontais são envolventes e, na Première Edition, revestidos com um tecido em degradê de laranja – é jovial e vistoso, mas não transmite a sofisticação esperada em uma versão “top”.

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A ergonomia é correta, com os principais comandos com fácil acesso. O padrão de acabamento é simples, porém, sem falhas perceptíveis.

O console elevado reforça o visual de SUV e abriga um sistema de recarga por indução. A percepção de espaço frontal é ampliada pela alavanca de câmbio com manopla estilo joystick e pelo freio de estacionamento elétrico por botão.

No painel de instrumentos digital de 7 polegadas, o desenho do conta-giros não favorece a visualização.

A central multimídia de 8 polegadas – menor do que a de alguns concorrentes – tem design “flutuante” e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão sem fio.

Não há saída do ar-condicionado para o banco traseiro. O porta-malas leva até 358 litros – dentro do padrão do segmento.

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Impressões ao dirigir – Câmbio favorável

O Kardian é o melhor Renault já fabricado no Brasil. Como outros modelos europeus da marca, associa um motor turbo TCe – no caso, um 1.0 flex de 125 cavalos e 22,4 kgfm – a um câmbio com dupla embreagem úmida.

A tecnologia que envolve as mudanças de marchas é um dos atrativos do SUV compacto. A alavanca é do tipo joystick e há “paddles shifters” no volante para acionamento manual, com troca das marchas sem interrupção no torque, por conta do trabalho simultâneo das duas embreagens.

O câmbio EDC deixa a próxima marcha selecionada, tanto no modo automático quanto no manual. O resultado é uma capacidade de aceleração rápida, que deixa o Kardian sempre “esperto”.

A aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 9,9 segundos com etanol e em 10,7 segundos com gasolina, com velocidade máxima limitada a 180 km/h.

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Produzido no Paraná pela Horse – empresa do Renault Group –, o motor tricilíndrico 1,0 litro do Kardian é uma derivação do tetracilíndrico 1.3 turbo (H5HT) usado no Duster e na picape Oroch, com um cilindro a menos.

Vibra pouco e incorpora um turbocompressor que trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar e proporciona 90% do torque a 1.750 rpm. A injeção direta permite uma maior atomização do combustível, ampliando o torque e a potência.

O turbo TCe 1.0 flex faz do Kardian o mais econômico entre os SUVs compactos no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo o Inmetro.
A suspensão busca dar o devido suporte ao bem azeitado “powertrain”.

Na cidade, a altura e o curso de suspensão ajudam a transpor lombadas e buracos. O comportamento dinâmico é correto em curvas, com pouca movimentação da carroceria, apesar dos 20,2 centímetros de altura em relação ao solo.

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Confortável no uso diário, o conjunto suspensivo responde bem a um estilo de condução esportivo e entrega uma rodagem consistente, inclusive em off-road leve.

Os modos de condução “My Sense” (personalizável), “Eco” e “Sport” atuam na calibração do sistema de direção, do motor e do câmbio, ajustando configurações da resposta do acelerador e do esforço da direção eletro-assistida.

Ficha Técnica – Renault Kardian Première Edition

Motor: 999 cm3, três cilindros, 12 válvulas, turbo com injeção direta central, bicombustível
Potência: 125 cavalos com etanol e 120 cavalos com gasolina a 5 mil rpm
Torque: 22,4 kgfm com etanol a 2.250 rpm e 20,4 kgfm com gasolina a 2 mil rpm
Tração: dianteira
Câmbio: automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) com opção de trocas em “paddles shifters” no volante
Direção: elétrica
Carroceria: SUV compacto em monobloco de quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos
Peso: 1.186 kg
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
Pneus/rodas: 205/55 R17
Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores, traseira com eixo de torção e barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 358 litros
Preço: R$ 136.990

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Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".