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Antes a Toyota tinha somente a versão GR-S para a Hilux, mas desde o ano passado, a Hilux GR-Sport está no mercado com uma proposta bem mais radical e verdadeiramente esportiva.
Desenvolvida pela Gazoo Racing, a Hilux GR-Sport apresenta também alterações mecânicas para entregar uma condução mais aprimorada tanto no asfalto quanto no fora de estrada.
Com motor 2.8 diesel de 224 cavalos, a Hilux GR-Sport adiciona alguns cavalos a mais em relação às demais e garante um extra para seu pacote, ainda que não seja tão distante assim.
Bem equipada, a GR-Sport expõe uma característica comum e indigesta da Toyota, o alto preço, com valor sugerido de R$ 372.890, acima até de picape grande, como a Ram 1500 Classic.
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Índice
Visual chama atenção
Inspirada em ralis, a Toyota Hilux GR-Sport foge do visual tradicional da picape média com sua frente distinta, bitolas largas e saias de rodas pronunciadas, com direito a faixa da Gazoo Racing e santantônio “diferentão”, atraem a atenção das pessoas nas ruas.
A bordo, você se sente como se estivesse em outra picape que não a Hilux GR-Sport e a aparência, nesse caso, vende tão bem para ela que qualquer alteração técnica feita pela Gazoo Racing.
A frente bicuda tem grade exclusiva com apêndices na parte inferior, com o retângulo do radar do controle de cruzeiro adaptativo tomando seu lugar abaixo do nome Toyota e ao lado do discreto logo da GR.
Emoldurada com acabamento preto brilhante, essa grade de certa forma aos faróis full LED com projetor único e luzes de condução diurna em LED. O conjunto ótico é atraente, porém, o para-choque afilado destaca laterais incomuns, com moldes em preto com diminutos faróis de neblina em LED.
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Recuadas como os faróis, essas molduras deixam a frente realmente bicuda, ainda mais com o para-choque tendo skid plate bem angular.
Isso permite que a Hilux GR Sport tenha excelente ângulo de entrada, com as saias laterais abauladas devido à bitola dianteira aumentada em 140 mm, menos que a traseira, onde tem 155 mm a mais que o padrão.
Essas molduras pretas possuem entradas de ar para os freios na dianteira, enquanto a cabine dupla não tem barras no teto, mas pintura preta, além de uma faixa “Toyota Gazoo Racing” no para-brisa, o que destaca ainda mais a picape esportiva da japonesa. Atrás, a caçamba tem para-choque preto e lanternas em LED.
A Hilux GR-Sport tem rodas de liga leve aro 17 polegadas com visual exclusivo e acabamento em preto brilhante, com pneus 265/65 R17 de uso misto, tendo ainda discos de freio maiores nas quatro rodas, com pinças vermelhas.
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Na suspensão, mesmo do lado de fora, é possível ver os amortecedores monotubo de cor laranja.
Dentro, a Hilux GR-Sport tem um ambiente é escurecido, com sistema de som da JBL com alto-falantes fixados sobre o painel e com tweeters nas colunas A.
Tendo bancos em couro e camurça, com logotipo GR, a picape da Toyota conta ainda com volante multifuncional em couro. Ela tem também paddle shifts e cluster analógico, além de multimídia com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, bem como monitoramento em 360 graus.
Pedais de alumínio e soleiras exclusivas estão presentes, assim como detalhes em vermelho nos bancos e na costura do volante, com tapetes personalizados, dando ao ambiente um espaço em sintonia com a proposta da Toyota.
Ela conta ainda com LEDs nas portas e placa numerada no console central.
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Tendo bom espaço interno, com difusor de ar traseiro e apoio de braço central atrás, a Toyota Hilux GR-Sport conta ainda com caçamba de carga reforçada e protegida, com capota marítima e tampa com articulação metálica apenas.
Anda como aparenta?
A Toyota Hilux GR-Sport tem uma preparação especial e ela começa pelo motor 1GD 2.8 diesel, com quatro cilindros, que passou de 204 para 224 cavalos, assim como seu torque foi de 50,9 para 55,0 kgfm, com transmissão automática de seis marchas e modos de condução Eco, Normal e Power.
Com tração 4×4 com caixa de redução, a Hilux GR-Sport tem uma boa resposta ao acelerador, especialmente no modo Power com o câmbio em modo Sport, arrancando com vigor e apresentando um ronco forte. Subindo de giro até 4.500 rpm, quando ocorre o corte.
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Trocando de marchas em momento adequado, a Hilux GR-Sport rapidamente alcança velocidades altas, sem o menor resmungo ou esguelhando-se, tendo assim um conjunto motriz bem dimensionado.
Com força garantida em qualquer faixa de rotação, o 1GD permite que se explore bem cada marcha e ande assim como um carro esportivo.
Indo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e com máxima de 180 km/h, limitada naturalmente, a Hilux GR-Sport nem parece andar o quanto os números dizem.
Para seu porte de 5,33 m de comprimento e peso de 2.135 kg, ela supera o desempenho das versões comuns e chega a ser mais esperta que outras picapes médias tradicionais, dada sua proposta, mas não muito.
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No modo Eco, é nítido o corte de potência, mas isso não é suficiente para rebaixar seu desempenho, entregando muita força em baixa rotação e disposição para subir serra com menos de 2.000 rpm, assim como faz ultrapassagens sem se esforçar.
Bem dimensionado, o câmbio de seis marchas possui trocas manuais tanto na alavanca quanto no volante, segurando igualmente a marcha até o limite, deixando o condutor mais livre para tocar a picape.
Além disso, mesmo com tração 4×4 engatada, a GR-Sport entrega disposição e um bom controle dinâmico com controle de tração ativo A-TRC.
Já na tração 4×4 com reduzida, com engate sendo feito parado, tem ainda auxílio de sensores que limitam deslocamento desnecessário do veículo, garantindo a melhor tração.
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Ela tem ainda controle de descida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que assim permite que as rodas girem na mesma velocidade.
Com diferencial de deslizamento limitado, o LSD, a Hilux GR-Sport dispõe de uma resposta bem agradável ao volante, com direção mais firme que o comum, assim como a calibração da suspensão, que tem braços duplos na frente e feixe de molas na traseira.
Os amortecedores especiais ajudam a manter a firmeza da GR-Sport em curvas e trechos esburacados, fazendo-a saltar menos que o comum, deixando a direção mais na mão do condutor.
Em vários tipos de piso, mesmo mais no chão, digamos assim, a Hilux esportiva ainda é macia como se deve, entregando conforto ao absorver muitos dos impactos. A tendência de sair de tração e pular é menor, com estabilidade só limitada pelo tamanho dos pneus.
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Eles são parte da equação para ter firmeza e ainda dispor de conforto ao dirigir, com freios bem mais ágeis que a Hilux padrão. Com bom raio de giro, a Hilux GR-Sport garante controle em desvios rápidos de direção e curvas apertadas.
Aproveitando a força extra, a Hilux GR-Sport também se presta ao que a legislação pede, com 1.000 kg de capacidade de carga em seus 1.000 litros de volume da caçamba ou 3.500 kg num reboque, cuja assistência eletrônica de trailer é outra funcionalidade oferecida.
Ótima para viagem, a Toyota Hilux GR-Sport oferece conforto para pegar a estrada sem termo de cansaço, com piloto automático adaptativo ajustável, ar condicionado dual zone para maior comodidade e assistente de faixa que, corrige e reduz a velocidade para alertar o condutor.
Isso sem contar o sistema pré-colisão, preparando o veículo em milésimos de segundo para o impacto inevitável. Ela tem alerta de colisão com frenagem automática, um recurso bom no trânsito urbano e no movimento irregular de outros veículos na estrada.
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Em cruzeiro de 110 km/h, a GR-Sport navega a 1.600 rpm, com consumo a 120 km/h de 11,9 km/l, seguido de 13,3 km/l a 100 km/h e 16 km/l a 80 km/h. Rodando a 60 km/h constante, ela chega a fazer 17,1 km/l. Na cidade, o consumo ficou em 8,8 km/l.
Sem abastecida com diesel S10, a Hilux GR-Sport só não agrada tanto com o computador de bordo não exibindo números animadores de autonomia.
Ela registrou pouco mais de 470 km com tanque quase cheio e na estrada, ainda que saibamos que tenha tanque de 80 litros e rode mais que o dobro disso. Deixamos essa informação de lado até…
Com boa acústica interna em rotações até 2.000 rpm, a GR-Sport nem incomoda quando se passa disso, já que normalmente é em resposta ao que o condutor quer e com a reação esperada por ele, o que é ótimo para a confiança no veículo.
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Na cidade, a única coisa ruim é mesmo estacionar próximo da guia, uma vez que as saias de rodas abauladas e as bitolas mais largas, tirem a referência da carroceria. Nesse momento, o monitoramento em 360 graus ajuda bastante.
Para quem gosta de motor diesel, com os vidros abertos, o som do 1GD é algo bom de se ouvir, especialmente o silvo da turbina.
Gostosa de dirigir, a Toyota Hilux GR-Sport permite brincar com segurança e nisso garante diversão, assim como viajar tranquilamente com toda a assistência que a Toyota adicionou nela.
Vale?
Quem busca uma picape média a diesel, não abrirá mão deste último para partir para um V8 a gasolina, simplesmente porque é pouca coisa mais barato e muito menos pelo veículo ser maior.
São publicados diferentes e a GR Sport quer manter o da Hilux, mas com um gostinho diferente na dirigibilidade.
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Todavia, pelas mudanças feitas pela Gazoo Racing, obviamente a Toyota cobrou o seu e o preço alto pode desanimar alguns, especialmente quem não quer um extra no desempenho, preferindo economia e conforto ao rodar, mas ainda assim, ela entrega os dois com confiança.
Versátil, permite viajar com comodidade e ainda enfrentar um off-road de respeito, sem exigir alterações para isso. Tem também ótimo nível de segurança com sete airbags e todos os controles possíveis.
No mercado, ela passa longe das versões topo de linha de todas as rivais, já que, como dito no início dessa avaliação, seu preço de R$ 372.390 supera mesmo o da Ram 1500 Classic.
De qualquer forma, a Hilux tem seus atributos e é uma boa moeda de troca, contando com uma legião de fãs e clientes que não a trocam por nada.
Pelo conjunto da obra, vale a pena pelo visual e condução mais acertada, mas nem tanto pelo desempenho.
Toyota Hilux GR-Sport 2024 – Galeria de fotos
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