Avaliação: Volkswagen Nivus 2025 melhorou bem na estética, mas infelizmente piorou MUITO no consumo urbano

volkswagen nivus 2025 avaliação na (12)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (12)

O Volkswagen Nivus 2025 chegou ao mercado com um visual atualizado e também algumas mudanças para melhorar sua proposta, especialmente diante do rival Fiat Fastback.

Todavia, nem toda alteração caiu bem e a calibração do motor 1.0 TSI é o que estamos falando aqui, devido ao Proconve L8, que fez estragos em muitos carros e o Nivus não escapou disso.

Com segurança atualizada, o Nivus 2025 também recebeu ajustes no acabamento, mas não tanto na versão Comfortline, sendo a porta de entrada do produto por R$ 143.490.

As mudanças visam melhorar o Nivus para a dura tarefa de enfrentar players fortes num segmento altamente disputado. Será que vale a pena ter o SUV cupê da Volkswagen?

volkswagen nivus 2025 avaliação na (50)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (50)

Visual assertivo

Positivamente atualizado, o Volkswagen Nivus 2025 ocupou-se bem da estética com novos faróis full LED, que apresentam ainda barras de LEDD para as luzes diurnas, mas na Comfortline a grade não tem barramento de LED como na Highline.

O para-choque deixou o Nivus 2025 mais aerodinâmico e atraente, com entradas de ar verticais nas laterais e enorme grade inferior, enquanto as rodas de 16 polegadas de desenho simples empregam pneus altos: 205/60 R16.

Na traseira, as novas lanternas em LED se destacam, assim como o para-choque levemente retocado. O conjunto exterior do Nivus Comfortline é comportado, sendo aceitável pela proposta da versão de entrada.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (49)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (49)

Dentro, o ambiente do Nivus 2025 continua simples, apesar dos materiais revisados de melhor emprego, como no painel, por exemplo. O volante em couro tem bom visual e empunhadura, um dos melhores do segmento.

O ar condicionado automático touchscream é outro mimo da versão Comfortline, que peca pelo visual do cluster digital empregado com 8 polegadas, embora o mesmo seja um pouco intuitivo, tendo mostradores alternados num mesmo conjunto.

Já a multimídia VW Play com sua tela de 10 polegadas, agora plana e destacada do conjunto, agrada, com apps dedicados, comandos de climatização e porta-malas, entre outros. A multimídia ainda conta com câmera de ré e ajustes diversos.

No console, escondido, o carregador indutivo de smartphone e as duas entradas USB-C. O acabamento das portas melhorou com tecido cinza ao centro, mas facilmente sujáveis. Já a padronagem dos bancos dá mais destaque ao carro, levando seu nome nos encostos.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (27)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (27)

Continuam confortáveis e abraçando bem o corpo, porém, o Nivus 2025 já poderia ter encerrado com a alavanca de freio de mão. Atrás, menos “requinte” e espaço, mas pelo menos conta com entrada USB-C e difusores de ar.

No teto, chama a atenção o porta-óculos, assim como as boas luzes de leitura. O porta-malas de 415 litros (sem a tampa do assoalho, diferente da Highline), é suficiente e pode ser mais bem usado com o banco bipartido.

Bom, mas bebe mais

O Nivus 2025 tem seu motor EA211 1.0 TSI de três cilindros com turbocompressor e injeção direta flex atualizado para o Proconve L8, mas a VW mexeu nele para ficar mais longo na final, passando de 188 km/h para 192 km/h. Na prática, não vale nada, só se for para andar na ilegalidade.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (43)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (43)

Com 999 cm³, o pequeno entrega os mesmos 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, com o torque de 20,4 kgfm, obtendo-os a 5.500 rpm e 2.000 rpm, respectivamente.

A caixa automática é a Tiptronic de seis marchas com modo Sport e paddle shifts no manual, assim como na alavanca estilosa. O conjunto já bem conhecido é o que tem na mesa, mas o EA211 nas regras atuais já não é o melhor de dois mundos.

Já o câmbio nunca foi preferência do público e mantém sua reputação, com alguns trancos incômodos, em sua resposta ao motor.

Ainda que muita gente goste, está longe de um conjunto com DSG, mas só com a futura caixa de oito marchas é que veremos melhora, espera-se.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (40)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (40)

Com boas saídas, já que o EA211 continua sendo o melhor motor 1.0 turbinado do mercado, em nossa opinião, pelo menos em comportamento. Você pode usá-lo frugalmente ou explorá-lo como um esportivo discreto.

No modo Sport, o giro vai lá para 6.500 rpm e realmente aí você tem um dos mundos que falamos. Então, para quem tem o pezinho pesado, a linha VW TSI é a opção para explorar as proximidades do vermelho.

O modo manual dá bastante independência nas trocas, diferente de CVTs e outras caixas automáticas ou de dupla embreagem por aí, embora não haja suavidade como na última citada, realmente.

Para a VW, é melhor o povo reclamar de um Tiptronic do que ter problemas com um DSG em nosso clima. Ágil, o Nivus 2025 continua andando bem, apesar do Proconve L8.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (21)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (21)

Outras marcas perderam cavalos e quilos pelo caminho com essa regra, mas a Volks é uma empresa de engenharia e não alterou seus números, embora o consumo urbano tenha piorado.

Desde a Saveiro, atualizada, vemos os carros da VW mais gastões que há cinco ou seis anos, quando a onda 200 TSI tomou conta do portfólio da marca.

Na cidade, mesmo com o derivado de petróleo, só conseguimos 8,5 km/l, e olha que não temos o pezinho pesado de uns e outros para isso.

Realmente não entendemos como ele não chegou nem perto dos 12,4 km/l indicados pelo Inmetro e olha que o instituto pesa a botina no pedal…

volkswagen nivus 2025 avaliação na (25)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (25)

Maior decepção que essa foi da Saveiro, mas isso não é primazia da VW, já que alguns carros 2025 já não estão tão econômicos quanto os de ano/modelo anteriores. Pior é que isso vai se acentuar nos próximos anos. Nem adianta Start&Stop na cidade.

Já na estrada, pelo menos o outro mundo, da economia, ainda se mantém, com 18,1 km/l a 80 km/l, 17,3 km/l a 100 km/h e 16,4 km/l a 120 km/h. Em resumo, não está sendo bom andar na cidade…

Porém, nela, o Nivus 2025 continua ágil, com direção elétrica acertada e freios adequados, além de suspensão firme como sempre, mesmo com pneus altos como de um Peugeot 2008 antigo, por exemplo.

Na Comfortline, um bom recurso é o controle de cruzeiro adaptativo com o pacote de frenagem de emergência e detector de pedestres, além de ter seis airbags e as assistências que são padrão da VW.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (31)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (31)

Subiu de degrau

A VW teve que subir o Nivus 2025 de degrau, ainda que o mesmo nunca tenha de fato participado da linha de entrada da marca, pois nunca teve aqui Trendline argentina ou uma Sense nacional.

O motivo é o Tera, tanto que o Nivus 170 TSI não nasceu por conta disso. Assim, empurra-se o Nivus para cima com preço e alguns mimos a mais para justificar o injustificável preço de R$ 143.490.

No mercado, está mais barato que o rival Fiat Fastback Audace por R$ 149.990. O Nivus também circula entre os SUVs compactos tradicionais, que oferecem mais espaço interno e, alguns, mais porta-malas.

Todavia, no momento, ele é um dos compactos mais estilosos, mais precisamente na versão Highline. Vale? Por visual até, mas em versatilidade nem tanto.

volkswagen nivus 2025 avaliação na (42)
volkswagen nivus 2025 avaliação na (42)

Volkswagen Nivus 2025 – Galeria de fotos

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X