
O Volkswagen Nivus 2025 chegou ao mercado com um visual atualizado e também algumas mudanças para melhorar sua proposta, especialmente diante do rival Fiat Fastback.
Todavia, nem toda alteração caiu bem e a calibração do motor 1.0 TSI é o que estamos falando aqui, devido ao Proconve L8, que fez estragos em muitos carros e o Nivus não escapou disso.
Com segurança atualizada, o Nivus 2025 também recebeu ajustes no acabamento, mas não tanto na versão Comfortline, sendo a porta de entrada do produto por R$ 143.490.
As mudanças visam melhorar o Nivus para a dura tarefa de enfrentar players fortes num segmento altamente disputado. Será que vale a pena ter o SUV cupê da Volkswagen?

Visual assertivo
Positivamente atualizado, o Volkswagen Nivus 2025 ocupou-se bem da estética com novos faróis full LED, que apresentam ainda barras de LEDD para as luzes diurnas, mas na Comfortline a grade não tem barramento de LED como na Highline.
O para-choque deixou o Nivus 2025 mais aerodinâmico e atraente, com entradas de ar verticais nas laterais e enorme grade inferior, enquanto as rodas de 16 polegadas de desenho simples empregam pneus altos: 205/60 R16.
Na traseira, as novas lanternas em LED se destacam, assim como o para-choque levemente retocado. O conjunto exterior do Nivus Comfortline é comportado, sendo aceitável pela proposta da versão de entrada.

Dentro, o ambiente do Nivus 2025 continua simples, apesar dos materiais revisados de melhor emprego, como no painel, por exemplo. O volante em couro tem bom visual e empunhadura, um dos melhores do segmento.
O ar condicionado automático touchscream é outro mimo da versão Comfortline, que peca pelo visual do cluster digital empregado com 8 polegadas, embora o mesmo seja um pouco intuitivo, tendo mostradores alternados num mesmo conjunto.
Já a multimídia VW Play com sua tela de 10 polegadas, agora plana e destacada do conjunto, agrada, com apps dedicados, comandos de climatização e porta-malas, entre outros. A multimídia ainda conta com câmera de ré e ajustes diversos.
No console, escondido, o carregador indutivo de smartphone e as duas entradas USB-C. O acabamento das portas melhorou com tecido cinza ao centro, mas facilmente sujáveis. Já a padronagem dos bancos dá mais destaque ao carro, levando seu nome nos encostos.

Continuam confortáveis e abraçando bem o corpo, porém, o Nivus 2025 já poderia ter encerrado com a alavanca de freio de mão. Atrás, menos “requinte” e espaço, mas pelo menos conta com entrada USB-C e difusores de ar.
No teto, chama a atenção o porta-óculos, assim como as boas luzes de leitura. O porta-malas de 415 litros (sem a tampa do assoalho, diferente da Highline), é suficiente e pode ser mais bem usado com o banco bipartido.
Bom, mas bebe mais
O Nivus 2025 tem seu motor EA211 1.0 TSI de três cilindros com turbocompressor e injeção direta flex atualizado para o Proconve L8, mas a VW mexeu nele para ficar mais longo na final, passando de 188 km/h para 192 km/h. Na prática, não vale nada, só se for para andar na ilegalidade.

Com 999 cm³, o pequeno entrega os mesmos 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, com o torque de 20,4 kgfm, obtendo-os a 5.500 rpm e 2.000 rpm, respectivamente.
A caixa automática é a Tiptronic de seis marchas com modo Sport e paddle shifts no manual, assim como na alavanca estilosa. O conjunto já bem conhecido é o que tem na mesa, mas o EA211 nas regras atuais já não é o melhor de dois mundos.
Já o câmbio nunca foi preferência do público e mantém sua reputação, com alguns trancos incômodos, em sua resposta ao motor.
Ainda que muita gente goste, está longe de um conjunto com DSG, mas só com a futura caixa de oito marchas é que veremos melhora, espera-se.

Com boas saídas, já que o EA211 continua sendo o melhor motor 1.0 turbinado do mercado, em nossa opinião, pelo menos em comportamento. Você pode usá-lo frugalmente ou explorá-lo como um esportivo discreto.
No modo Sport, o giro vai lá para 6.500 rpm e realmente aí você tem um dos mundos que falamos. Então, para quem tem o pezinho pesado, a linha VW TSI é a opção para explorar as proximidades do vermelho.
O modo manual dá bastante independência nas trocas, diferente de CVTs e outras caixas automáticas ou de dupla embreagem por aí, embora não haja suavidade como na última citada, realmente.
Para a VW, é melhor o povo reclamar de um Tiptronic do que ter problemas com um DSG em nosso clima. Ágil, o Nivus 2025 continua andando bem, apesar do Proconve L8.

Outras marcas perderam cavalos e quilos pelo caminho com essa regra, mas a Volks é uma empresa de engenharia e não alterou seus números, embora o consumo urbano tenha piorado.
Desde a Saveiro, atualizada, vemos os carros da VW mais gastões que há cinco ou seis anos, quando a onda 200 TSI tomou conta do portfólio da marca.
Na cidade, mesmo com o derivado de petróleo, só conseguimos 8,5 km/l, e olha que não temos o pezinho pesado de uns e outros para isso.
Realmente não entendemos como ele não chegou nem perto dos 12,4 km/l indicados pelo Inmetro e olha que o instituto pesa a botina no pedal…

Maior decepção que essa foi da Saveiro, mas isso não é primazia da VW, já que alguns carros 2025 já não estão tão econômicos quanto os de ano/modelo anteriores. Pior é que isso vai se acentuar nos próximos anos. Nem adianta Start&Stop na cidade.
Já na estrada, pelo menos o outro mundo, da economia, ainda se mantém, com 18,1 km/l a 80 km/l, 17,3 km/l a 100 km/h e 16,4 km/l a 120 km/h. Em resumo, não está sendo bom andar na cidade…
Porém, nela, o Nivus 2025 continua ágil, com direção elétrica acertada e freios adequados, além de suspensão firme como sempre, mesmo com pneus altos como de um Peugeot 2008 antigo, por exemplo.
Na Comfortline, um bom recurso é o controle de cruzeiro adaptativo com o pacote de frenagem de emergência e detector de pedestres, além de ter seis airbags e as assistências que são padrão da VW.

Subiu de degrau
A VW teve que subir o Nivus 2025 de degrau, ainda que o mesmo nunca tenha de fato participado da linha de entrada da marca, pois nunca teve aqui Trendline argentina ou uma Sense nacional.
O motivo é o Tera, tanto que o Nivus 170 TSI não nasceu por conta disso. Assim, empurra-se o Nivus para cima com preço e alguns mimos a mais para justificar o injustificável preço de R$ 143.490.
No mercado, está mais barato que o rival Fiat Fastback Audace por R$ 149.990. O Nivus também circula entre os SUVs compactos tradicionais, que oferecem mais espaço interno e, alguns, mais porta-malas.
Todavia, no momento, ele é um dos compactos mais estilosos, mais precisamente na versão Highline. Vale? Por visual até, mas em versatilidade nem tanto.

Volkswagen Nivus 2025 – Galeria de fotos

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!