Avaliação: Volkswagen Saveiro Extreme 2024 é mais do mesmo, com consumo pior

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (49)
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Ela está no mercado desde setembro de 1982, quando surgiu com motor a ar e agora, em sua terceira geração “de jure”, se mantém como uma picape confiável. Esta é a Volkswagen Saveiro 2024, avaliada em sua versão topo de linha Extreme.

Diferente das rivais Fiat e Chevrolet, a VW decidiu pela velha máxima do mundo de futebol, ou seja, em time que está ganhando, não se mexe.

Bom, ela não vence a Fiat Strada há muitos anos, mas é a segunda picape leve mais vendida desde então e mede forças até com as recentes Fiat Toro 2024 e Toyota Hilux.

Com Strada 2024 e Montana embarcando nas quatro portas, seguindo a Oroch, a Saveiro 2024 se manteve como antes, apenas com duas portas numa cabine dupla apertada.

Para dizer que mudou, recebeu um facelift de extensão de vida criticada e um ajuste na motorização, que trouxe um resultado ruim.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (40)
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Mesmo assim, a Saveiro 2024 manteve o apelo popular e de janeiro a outubro, vendeu 38.222 unidades, que a coloca como terceiro comercial leve mais vendido, bem longe das quase 100 mil unidades da Strada.

Por manter a forma de sempre, a picape está atendendo ao que seus clientes desejam, caso contrário, estaria descendo a ladeira em vendas.

O que muda então?

A Saveiro Cross é bem famosa e está até em letra de música, mas virou história na atualização, sendo substituída pela Extreme, que recebemos na cor de lançamento Cinza Oliver, que em realidade é um verde bem escuro.

Na frente, a Saveiro Extreme 2024 tem layout renovado com faróis atualizados, ainda que simples, destacados por um friso interno. Sem LEDs, o frontal da picape da VW tem uma grade estilizada e parcialmente fechada, assim como um para-choque pronunciado com molduras laterais com faróis de neblina circulares.

Nessa frente atualizada, o reforço do nome “Extreme” é visível no capô e nas laterais da caçamba. Aliás, nos lados, a Saveiro Extreme 2024 conta com novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e um interessante emblema alusivo ao produto, nas colunas C.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (28)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (28)

Saias de rodas protegidas, barras longitudinais no teto integradas com santantônio e molduras laterais novas estão presentes na Saveiro Extreme, que também ganhou lanternas redesenhadas, mas igualmente sem LED.

A traseira ficou de acordo com a proposta, mas não inova. De resto, retrovisores pretos e a boa altura da suspensão.

Dentro, a Saveiro 2024 tem cluster analógico com grafismos novos, fora do padrão tradicional da VW, lembrando uma fase do finado Chevrolet Celta.

É bem o tipo de atualização de fim de carreira, onde a identidade do produto já começa a sofrer de senilidade. O painel com aplique texturizado não empolga, assim como a multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas dos anos 2010.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (9)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (9)

Nesse vislumbre do passado, a Saveiro 2024 ainda exibe o volante do Golf, mas tem bons e fáceis comandos do ar condicionado, assim como pedais esportivos e uma alavanca de câmbio com pomo em preto brilhante de boa aparência.

Piloto automático na haste dos piscas, bem como porta-objetos e copos diminutos, recordam fortemente o passado. Mesmo as portas grandes já é um lembrete dos tempos em que se vendia muito carros de duas portas.

No acabamento, a VW decidiu-se por um tom de verde nos bancos com costura dupla e também nas portas, mesclando nos assentos com um tom de verde e revestimento sintético.

O velho basculamento dos bancos dianteiros chega a ser estranho quando nosso dia a dia está tão arraigado em quatro portas.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (3)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (3)

Atrás? Precisamos lembrar? Bem, é que já se sabe, apertado.

Com espaço para três pessoas de estatura logicamente pequena, o espaço traseiro é um “porta-carona” eventual, mesmo que tenha todas as obrigatoriedades da lei, como cintos. Para os saudosistas, as janelas basculantes agradam.

A Saveiro Extreme 2024 tem um pacote chamado Tech, que inclui controle de descida com modo Off-Road, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o piloto automático, já mencionado. Isso tudo por R$ 2.160, o que aumenta o preço da picape de R$ 114.580 para R$ 116.740.

Com uma caçamba protegida de 580 litros para diversos usos, menos para trabalho mais pesado, a Saveiro Extreme 2024 ainda conta com a capota marítima e a trava elétrica na tampa, ainda com o amortecimento que leva o para-choque para baixo, com placa e tudo.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (5)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (5)

Mudou também ao rodar?

Bom, a VW mantém o motor EA211 1.6 MSI com 16V, propulsor que já poderia ter deixado a linha de São Carlos há algum tempo, mas…

Como é o que tem para hoje, o motor de quatro cilindros recebeu atualização para o Proconve L7, tendo assim seus números reduzidos para cumprir níveis de emissão mais rigorosas.

Com o novo ajuste, passou a ter 106 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, com 15,4 kgfm no primeiro e 16,1 kgfm no segundo, obtidos a 4.000 rpm.

O câmbio manual MQ200 tem cinco marchas. Nesse conjunto, a Saveiro Extreme 2024 tem uma boa resposta ao acelerador.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (27)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (27)

Mesmo com 4.000 rpm de torque máximo, há boa força em rotações mais baixas e isso ajuda a vender um carro que anteriormente tinha o mesmo número com gasolina, porém, a 2.500 rpm. Com 16 válvulas, o EA211 é um motor que permite um rápido aumento de giro e melhora a aceleração.

Com bom escalonamento de marchas, o conjunto melhorou em respostas em baixa em comparação com a Saveiro Cross, ainda que tenha perdido alguns cavalos.

Deve-se lembrar que esta versão tinha 16V também e alcançava 120 cavalos com até 16,8 kgfm. Na Extreme, o desempenho do conjunto é bom.

Passando pouco de 6 mil giros, o 1.6 MSI é o necessário para quem busca na Extreme, uma opção de lazer sem muita exigência, indo ela de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com máxima de 178 km/h.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (20)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (20)

Curto e preciso, o câmbio da Saveiro 2024 em parceria com a boa embreagem, permite uma tocada esportiva até, garantindo assim algo emoção ao volante.

Todavia, o lado ruim do conjunto na Extreme é o alto consumo de etanol na cidade, onde ela fez 6,5 km/l, com circuitos urbanos chegando a marcar 5,4 km/l, sem tocada esportiva, sem carga e apenas com o motorista, usando o indicador de troca de marchas. Isso é bem estranho quando deveria estar fazendo em torno de 8 km/l.

Na estrada, rodando a 80 km/h, chegou a fazer 12,4 km/l, com 10,2 km/l a 100 km/h e 8,3 km/l a 120 km/l, sendo números até bons usando o combustível vegetal, o que se presume melhor na gasolina. O contraste entre os números de cidade e estrada é enorme.

Fora isso, a Saveiro Extreme atende bem, especialmente na estrada, com giro pouco acima de 2.000 rpm e tendo a ajuda do piloto automático para garantir conforto ao volante.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (42)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (42)

Todavia, este tem ajuste apenas em altura e a assistência é hidráulica, deixando-a um pouco pesada em manobras, mas responsiva em cruzeiro.

Os freios têm boa calibração, enquanto a suspensão alta garante conforto e segurança diante das imperfeições das ruas ou fora delas, tendo bom curso e ajuste firme, que ajuda muito na estabilidade.

Com boa dirigibilidade, a Saveiro Extreme 2024 tem um conjunto que tem lá seus atributos, mas numa época em que a versatilidade das quatro portas é exigida, lhe falta esse detalhe importante.

Vale a pena?

A Saveiro tem fãs e a Extreme é para eles, pois quem já teve ou tem uma Saveiro Cross, se sentirá em casa com a nova versão. Simples, essa proposta da picape da VW não tem apelo aspiracional e não aparece como uma novidade de fato.

Montana 2024 e Strada já ganham nesse quesito, mesmo que custem mais em suas versões completas: R$ 153.900 na Montana RS e R$ 133.990 para Stradas Ultra e Ranch.

Pelo menos em relação à Montana, a Saveiro 2024 fica em um nível de preço abaixo, buscando a picape leve da VW ficar mais próxima das versões baratas da Fiat.

volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (35)
volkswagen saveiro extreme 2024 avaliação na (35)

Sem motor turbo, sem câmbio automático, sem quatro portas e sem uma série de tecnologias que as rivais possuem, a versão Extreme viaja em seu próprio mundo, porém, no passado.

Vai mudar um dia? Os planos da VW dizem que sim, mas até lá, a Saveiro atual e sua versão Extreme ainda estarão devendo muito para as rivais, mas enquanto estiver vendendo bem, como pensa a VW, então, por que mexer mais?

Para quem quer sair dos compactos e não quer SUVs, a Saveiro Extreme não é o caminho.

Volkswagen Saveiro Extreme 2024 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X