Avaliação: Volkswagen Tera Comfort decepciona com deslizes em conforto e tecnologia

volkswagen tera comfort avaliação na (7)
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O Volkswagen Tera é o atual queridinho da marca alemã e também o modelo que mais vende, superando mesmo o Polo e o T-Cross.

Ainda com salto, o SUV compacto de entrada não quer saber de desconto, já que está com volumes consideráveis e em time que vence, não se mexe…

Custando R$ 128.990, o Tera Comfort é a versão mais próxima da High, que tem tudo dentro, mas custa bem mais. Tendo a transmissão automática que o 170 TSI não tem e com o bom motor 1.0 TSI, o modelo tem um conjunto apreciável.

Todavia, assim como já vimos em um rival dele, nem tudo são flores e, como uma proposta de entrada, no atual cenário, o Tera precisa tomar cuidado para que somente volumes não sejam de fato sua atividade-fim.

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volkswagen tera comfort avaliação na (47)
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Expressividade atraente

Disruptivo como um VW , o Tera emprega um desenho que sai um pouco da lógica da marca, mas diferente do antigo Up, neste caso, a empresa está sabendo vender.

Com saias altas, área envidraçada reduzida, linha de cintura elevada e formas distintas dos demais irmãos de marca, o Tera não é um Gol e está longe de ser um Polo em estilo.

Os faróis segmentados, as lanternas compactas inclinadas e as curvas… Sim, a cara expressiva e as ondulações que fazem dele um estranho VW para nós, mas certamente não para os chineses.

Nesta versão Comfort, o Tera tem elementos de versão básica, mas as rodas laminadas ajudam a vender a proposta de ser algo mais. A própria cor ajuda nisso, um “prata” que em realidade é azul… Isso nos recorda do antigo Up.

volkswagen tera comfort avaliação na (8)
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Dentro, o ambiente compactado deixa o Polo como um carro bem mais amplo. Não, você não leu errado. A referência ao hatch é justificável, já que ambos compartilham a plataforma.

O Tera é sim menos espaçoso e tem a proposta de “vestir” os ocupantes, especialmente com seus pronunciados apoios de braços nas portas com puxadores internos. Ainda que existam cinco lugares, ele é feito mesmo para quatro.

Feito para vestir, o Tera Comfort ainda acaricia a visão do motorista com tecido no painel, o mesmo que tem um cluster digital pouco resolvido. A moda agora é unificar instrumentos…

volkswagen tera comfort avaliação na (22)
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Já a multimídia VW Play se presta bem à proposta com seus apps e conexão mais bem-resolvida, especialmente em relação ao Android Auto, porém, não exibe um item necessário: câmera de ré.

Qual carro hoje não tem câmera de ré? Pois é, pouquíssimos e o Tera está entre eles. Merece, desde a versão 1.0 MPI, que, diferente do Polo Track, não está disponível para a imprensa.

Não dá mais para confiar apenas em sensor de estacionamento. Essa fase já passou… Aliás, devemos lembrar ainda que a versão Comfort tem carregador indutivo de smartphone com ventilação.

volkswagen tera comfort avaliação na (14)
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De resto, bom acabamento dos bancos volumosos dianteiros, volante de boa pegada com o ACC Front Assist do passado e itens incompatíveis em um carro que não tem câmera de ré: botão de partida e ar-condicionado digital.

Para quem vai dirigindo, até um apoio de braço retrátil e ajustável agrada, mas para quem vai atrás, o espaço reduzido ainda apresenta apoios de cabeça fixos que nos fazem lembrar do Corolla…

Isso sem contar a falta de saídas de ar condicionado e o encosto inteiriço do banco, que não ajuda em nada no aproveitamento do espaço já não tão bom. No bagageiro, 350 litros esperam por mais.

volkswagen tera comfort avaliação na (18)
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Desempenho agradável

Se é apertado e parcialmente equipado, o Volkswagen Tera Comfort pelo menos não engana no que o move, com o EA211 sendo ainda um dos melhores motores atuais, senão o melhor.

O 1.0 TSI, com seus três cilindros com injeção direta flex e o bom turbo de sempre, garante que a pegada que a engenharia da marca tem não desaparecerá nos detalhes que o comercial da empresa impõe.

Mesmo em sua versão menos forte, o 1.0 TSI entrega 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm, com 16,8 kgfm nos dois combustíveis a 1.750 rpm.

volkswagen tera comfort avaliação na (38)
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Com a resposta esperada, o 1.0 TSI não decepciona no Tera Comfort, que pesa 1.169 kg. O propulsor exibe ótima força em baixas rotações, permitindo que o SUV compacto ande com agilidade, tanto vazio quanto cheio.

Performando bem a 1.500 rpm na cidade, o 1.0 TSI não exige pisadas profundas para se obter resposta imediata, sendo assim prazeroso de dirigir, dada a sobra que tem de força.

Isso ajuda não apenas no conforto, mas também na economia, com o Tera Comfort fazendo 12,5 km/l no uso urbano, o que é ótimo para sua proposta.

volkswagen tera comfort avaliação na (26)
volkswagen tera comfort avaliação na (26)

Ágil na cidade, ele não decepciona na estrada, com o 1.0 TSI cumprindo bem sua missão, com a boa ajuda do câmbio automático Tiptronic de seis marchas que, apesar da confiabilidade, ainda dá uns trancos indesejáveis.

Isso acontece também na cidade, mas não tira o brilho do motor, que permite retomadas pontuais e ultrapassagens com folga e segurança.

Girando a 2.000 rpm na estrada, quando a 110 km/h, o 1.0 TSI deixa o Tera bem alusivo ao nome da versão, sem nem mesmo exigir o modo Sport, embora esteja lá para fazer o giro passar de 6.000 rpm.

volkswagen tera comfort avaliação na (29)
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Deve-se lembrar também que o Tera Comfort tem paddle shifts e isso torna a experiência de buscar mais desse bom conjunto algo realmente interessante. Mas, de volta à estrada, ele fez 20,1 km/l a 80 km/h, 18,9 km/l a 100 km/h e 17,7 km/l a 120 km/h.

Em resumo, bom na cidade, mais agradável na estrada. Mas, o Tera também tem é interessante ao volante, com direção elétrica mais responsiva, assim como freios adequados.

Já a suspensão é mais macia que a do Polo, porém, ainda garante a firmeza para deixar este VW com o espírito de handling da marca, mesmo com pneus altos 205/60 R16.

volkswagen tera comfort avaliação na (48)
volkswagen tera comfort avaliação na (48)

A boa altura garante mais conforto em cidades com lombadas escrotas ou valetas de água já marcadas pelos pobres motoristas que ousaram desafiá-las com veículos “normais”.

Mesmo assim não convém confiar demais, especialmente carregado, haja vista que não se pode confiar no “engenho humano” de certas ruas, que desafiam toda lógica. O Tera não é tão alto assim.

Já para ampliar a boa segurança estrutural, o Tera Comfort recebeu um controle de cruzeiro adaptativo, o antigo ACC Front Assist, uma adição importante, ao lado de detecção e frenagem de emergência.

volkswagen tera comfort avaliação na (36)
volkswagen tera comfort avaliação na (36)

Obviamente, faltam mais itens para realmente compor um pacote ADAS, mas é um item que não chama mais a atenção. Não tanto quanto a falta da câmera de ré… Em resumo, mesmo indo de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, o Tera Comfort é mais do que os números mostram.

Conteúdo menor

O Tera Comfort, partindo de uma gama com preços que concorrentes mais recentes e mais capazes em conteúdo e tecnologia decidiram cobrir, deveria oferecer mais pelo que custa.

Deslizes de conteúdo, como apoios fixos e ausência de difusores de ar, não ajudam num carro cujo acabamento foi espelhado no Polo, com itens não simplificados, apesar dos muitos detalhes em plástico padrão VW.

volkswagen tera comfort avaliação na (48)
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Fica evidente que a VW fará intervenções adiante, mas para um carro tão “volumoso” em vendas, ele já deveria ter nascido com estes e outros itens.

No mercado, o Renault Kardian Evolution recebeu melhorias no acabamento e detalhes, com seu motor 1.0 TCe de até 125 cavalos com EDC sendo uma alternativa por R$ 124.690, mas sem ACC ou multimídia mais complexa, como a VW Play.

O Fiat Pulse Hybrid passa longe em preço, mas o Pulse Turbo 200 sem eletrificação e opcionais, não passa de R$ 119.980, com rodas aro 17 e a importante câmera de ré. Vale observar.

Já o Nissan Kait, que acabou de chegar, apesar da missão, não é de fato um rival do Tera por ser o antigo Kicks vitaminado.

Assim, o Tera Comfort fica devendo em alguns itens e se sobressaindo em outros.

Vale? Em proposta de acesso até que vai, devido mais ao conjunto motriz e comportamento, mas aí depende do preço negociado junto à concessionária.

Volkswagen Tera Comfort – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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