Avaliação: Volkswagen Tera TSI explora bom desempenho num pacote básico, mas poderia oferecer bem mais

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (44)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (44)

O Volkswagen Tera chegou com toda pompa e circunstância, mas não podemos perder tempo e a versão 1.0 TSI (170 TSI) chegou, sendo o modelo avaliado no pacote básico, ou seja, sem roda de liga leve.

(Avaliamos anteriormente a versão topo de linha High, confira aqui. )

Custando R$ 116.990, o Tera TSI já chega com salto alto, pois deveria custar menos pelo que oferece e não estamos falando de seu bom motor 1.0 TSI de até 116 cavalos no etanol.

Assim, com R$ 1.000 por cavalo, o Tera TSI quer oferecer performance mais raiz, com a caixa manual, mas com um pacote básico para custar menos, embora não pareça.

Novo em quase tudo, o VW Tera chama pouca atenção, mas o que ele quer mesmo é se tornar um novo Gol, com características que podem levá-lo nessa direção. Por ora, vamos ver como ele anda.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (35)
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Visual assertivo

Sem dúvidas, hoje os consumidores querem os veículos com a sigla de três letras e a VW apostou bem nisso. Desse modo, o Tera tem um corpo volumoso, ancas altas e um porte enganoso que até lavador de automóveis diz que é “carro grande”.

Claro, só para cobrar a mais…

Com grupo ótico de LED, os traços segmentados na frente e nas diminutas lanternas traseiras buscam destacar o produto, mas suas próprias formas competem com tais detalhes.

É um VW bem diferente do tradicional e é isso que nos faz observar e ponderar sobre o que pode vir depois dessas curvas que a VW não vê desde a época da Autolatina.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (43)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (43)

Parecendo mais largo do que realmente é, o Tera não engana em sua proposta no TSI, com rodas de aço em calotas escuras, mas detalhes em preto brilhante e na cor do carro valorizam a versão.

A antena no teto e as barras no teto reforçam isso, bem como os retrovisores e maçanetas na cor do veículo. Sem alarde, o Tera TSI esconde os discos de freio traseiros, onde se esperava ver os tambores de baixo custo.

Pelo menos nesses aspectos, com exceção das rodas aro 16 de aço, o Tera TSI não se mostra um carro básico visualmente. Dentro, a Volkswagen explora o novo para compensar o projeto de entrada.

Assim, logo que se abrem as portas, os puxadores pronunciados com comandos dos vidros e retrovisores chamam a atenção, deixando um bom porta-moedas ou chaves no vão interno.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (9)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (9)

O tecido de boa textura nas portas é válido, assim como o preenchimento de parte do painel, mas o restante com plásticos duros é inevitável.

O painel é bem resolvido, simples, mas tem bom espaço para smartphone e um porta-copos modular não tão versátil assim pela largura.

Já o volante é bem completo, ajustando-se bem e com piloto automático integrado, enquanto o cluster digital de 8 polegadas da VW ainda tem acesso não agradável para as funcionalidades.

No caso da multimídia VW Play de 10,1 polegadas, a boa conexão nativa usando os apps é também um ponto positivo, com dados de consumo e desempenho, mas o sistema só não tem câmera de ré. Somente sensor de estacionamento não é suficiente, pecando nesse aspecto.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (15)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (15)

Mesmo assim, o ambiente tem luzes de leitura na frente e atrás, como no Polo, bem como para-sóis com espelhos iluminados e cintos dianteiros com ajustes de altura, menos mal.

Com somente duas entradas USB-C na frente, o habitáculo do Tera não é amigável com quem vai atrás, dado o espaço igual ao do Polo, ou seja, bem mediano, além de banco inteiriço, como os apoios de cabeça laterais.

No bagageiro, com luz e trava elétrica interna, o volume de 350 litros é suficiente para sua proposta, mas sem o assento bipartido, muita gente sofrerá no dia das compras do mês ou em viagens com mais malas.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (46)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (46)

Força satisfatória

O Volkswagen Tera TSI vem com o já bem conhecido e elogiado EA211 1.0 TSI, que em seus três cilindros com turbo e injeção direta, entrega 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol.

Com ambos alcançados a 5.000 rpm, o 1.0 TSI ainda mostra sua elasticidade com o torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio MQ200 de cinco marchas é outro velho conhecido do consumidor.

Tendo força satisfatória, o 1.0 TSI move bem os 1.130 kg do Tera, que mede 4,151 m de comprimento, 1,777 m de largura, 1,478 m de altura e 2,566 m de entre eixos.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (47)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (47)

O propulsor tem boa força em baixa rotação e aumenta rápido o giro, impulsionando com vigor o Tera TSI, cujo câmbio tem bom escalonamento, bem mais curto para compensar a promessa de desempenho. Caso contrário, a transmissão seria de seis marchas.

Com embreagem bem acertada, o Tera manual chega até 6.500 rpm, quando ocorre o corte, mas no dia a dia, não se precisa pisar tanto para ter uma boa resposta.

Na cidade, ótimas saídas e boa dirigibilidade a menos de 1.500 rpm, com o indicador de marchas deixando a rotação bem baixa, sugando o máximo do bom torque.

Já na estrada, usando-se bem o câmbio, conseguem-se boas retomadas e ultrapassagens seguras, com o ronco do motor correspondendo à resposta ao pedal, transmitindo segurança e conforto. Rodando a 110 km/h, ele gira a 2.900 rpm.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (22)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (22)

Com etanol, na cidade, o consumo ficou em 8,1 km/l, enquanto na estrada, a 80 km/h, faz 12,6 km/l, enquanto a 100 km/h, ficou em 11,1 km/l, com 10,2 km/l a 120 km/h. Tendo 49 litros no tanque, o Tera tem autonomia razoável em torno de 450 km.

Já no dia a dia, a direção tem boa resposta e os freios estão dentro do esperado, assim com a suspensão alta, que garante se livrar das lombadas, mas a firmeza do conjunto faz o carro pular em ruas esburacadas.

O ambiente do Tera reproduz parte dos ruídos dos movimentos dos pneus 215/60 R16, quando em pisos ruins, mostrando seu comprometimento com robustez e não conforto.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (8)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (8)

Bem estável em curvas, o Tera tem boa parte das características de Polo e outros Volkswagen, não surpreendo por isso.

Já em conforto ao dirigir, o piloto automático ajuda muito na estrada e aproveita bem a força do TSI. Mas, sem apoio de braço central, ele não oferece tanto conforto assim.

Pode oferecer mais

O Tera TSI custa R$ 116.990, um preço acima dos R$ 112.990 do Renault Kardian manual, que é mais potente e equipado. Já o Fiat Pulse Drive 1.3 é bem mais fraco e menos equipado, mas custa R$ 98.990.

volkswagen tera 170 tsi avaliação na (36)
volkswagen tera 170 tsi avaliação na (36)

Com o pacote de segurança padrão da VW, a Tera leva vantagem nesse aspecto, mas ainda assim, faltam itens como câmera de ré e rodas de liga leve de série, opcionais que custam R$ 1.720.

Conexão USB-C atrás, banco traseiro bipartido, apoios de cabeça móveis atrás, apoio de braço central dianteiro e a importante câmera de ré fazem falta no VW Tera TSI.

Vale a pena? Melhor esperar por atualizações que certamente surgirão adiante.

Volkswagen Tera 170 TSI 2026 – Galeria de fotos



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X