Avaliação: Volvo EX30 Core alia desempenho com eficiência, mas requer atenção

volvo ex30 core avaliação na (1)
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Ele é a versão mais barata do novo carro da marca sueca, que chega ao país importado da China, trazendo uma proposta muito diferente do padrão do fabricante nórdico e algumas peculiaridades.

Quem? Volvo EX30 Core. Tido como o carro de luxo mais barato do Brasil, o crossover nessa versão de acesso, precisa ser entendido, já que não necessariamente parece um luxuoso.

Com quatro versões no mercado nacional, o Volvo EX30 chegou como um “luxo acessível”, ainda que a pegada seja mais tecnológica e o termo premium melhor aplicado.

volvo ex30 core avaliação na (6)
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Não há couro ou requintes que possamos classificá-lo como um carro de luxo, assim como também não existem comodidades que se espera ver num carro com essa proposta.

De qualquer forma, por R$ 229.950, esse Volvo passa a imagem que ele realmente quer passar e não é luxo, mas a modernidade.

Apesar de alguns exageros, o EX30 Core indica que o futuro do automóvel será ser um dispositivo móvel como um smartphone, porém, com rodas. Só precisaria ser menos complicado…

Com 272 cavalos e uma bateria menor, essa é a oferta enaltecida para um Volvo bem diferente dos popularmente conhecidos. Bom? Ruim? Vejamos.

volvo ex30 core avaliação na (9)
volvo ex30 core avaliação na (9)

Premium simples

O Volvo EX30 é um crossover visualmente interessante, sendo do tamanho de um Volkswagen T-Cross e com formas fluídas, tendo o Martelo de Thor num grupo ótico frontal full LED ajustável.

Formas limpas e aerodinâmicas acompanham o “pequeno”, que chama atenção também pelas rodas de liga leve dotadas de calotas plásticas com aro 18 polegadas e pneus 225/5 R18.

Os espelhos retrovisores ressaltados também são interessantes, assim como o conjunto ótico traseiro em dois conjuntos, tanto nas colunas C quanto na carroceria, com molduras individuais.

volvo ex30 core avaliação na (22)
volvo ex30 core avaliação na (22)

A vigia é pequena, mas tem limpador. O nome Volvo é destacado, mas o “EX30” você só lê nas largas colunas C, que reforçam a imagem de robustez (real) do produto.

Por dentro, o Volvo EX30 Core exibe um ambiente clean acima de tudo. A ideia de luxo como a concebemos cai por terra, dado que não existem materiais nobres como couro ou metais caros, nem mesmo os típicos apliques em preto brilhante ou imitação de fibra de carbono.

O único detalhe nesse sentido são as maçanetas cromadas fusionadas com frisos idênticos nas portas.

volvo ex30 core avaliação na (16)
volvo ex30 core avaliação na (16)

Com espaço de um longe, o EX30 Core tem boa parte dos materiais empregados de origem reciclável, como os tecidos usados de jeans nas portas, bem como o revestimento rígido de compostos também reaproveitados, que se vê no painel, portas e demais partes.

A mensagem é de um futuro mais sustentável e 95% do carro inteiro pode ser reciclado. Os bancos, em material sintético e tecido, seguem a mesma linguagem, mas são visualmente agradáveis.

Um porta-copos retrátil sai do apoio de braço central, onde ficam a trava das portas e os vidros elétricos em dois botões apenas. O volante tem um bom design e bom acabamento brilhante, sendo o único lugar onde verá isso. O tom azulado é uma referência à emissão zero.

volvo ex30 core avaliação na (34)
volvo ex30 core avaliação na (34)

Com coluna de direção incômoda de ajustar, sendo dura como não é comum num Volvo, o EX30 tem ainda uma câmera oculta numa lente de acrílico escura.

Trata-se do sistema de monitoramento do estado do motorista, o que falaremos adiante. Na coluna, ajustes de farol alto automático e limpadores na haste esquerda e transmissão na direta, como num Mercedes-Benz, por exemplo.

Ao centro, a tela de 12,3 polegadas na vertical, apresentada como um tablet e funcionando da mesma forma. Nele o carro está resumido, tem sistema operacional do Google.

volvo ex30 core avaliação na (29)
volvo ex30 core avaliação na (29)

Ele emprega os apps como num smartphone, podendo ser adicionado mais, além de reunir informações do veículo e permitir que haja integração com o aparelho móvel pessoal, por meio de Bluetooth ou Wi-Fi, mas logando-se direto na multimídia.

Nem sempre funcionou como esperado durante a avaliação, o quer é um pecado grave num carro que se propõe a isso. O Google Maps, por exemplo, indica o percentual de bateria no destino.

Parado, permite assistir vídeos no YouTube e acessar a internet. Tem a câmera de ré e as funções polêmicas…

Ajustes de faróis, espelhos retrovisores, frenagem regenerativa e até a abertura do porta-luvas centralizado, são feitos na tela. Aliás, o cluster fica no topo da tela, com informações básicas.

volvo ex30 core avaliação na (15)
volvo ex30 core avaliação na (15)

Faltaram apenas os vidros e as travas a serem integrados no display… Trata-se de um exagero que somente os amantes de tecnologia talvez achem significativo. Talvez…

Não é nada prático, mas não supera o cartão de acesso do carro com NFC do EX30 Core, que exige toque na coluna B para travar ou destravar as portas, assim como para “dar partida” no Drive ou Ré com ele posicionado no suporte de celular, sem carregamento indutivo.

Isso fica no console inferior, onde existem as duas únicas portas USB-C do carro, que não tem fonte 12V.

volvo ex30 core avaliação na (20)
volvo ex30 core avaliação na (20)

Atrás, um porta-objeto móvel tem easter eggs alusivos à natureza da Suécia, que também é visto sob a tampa do compartimento de carregador portátil (não disponibilizado pela Volvo) debaixo do capô que, inclusive, tem amortecimento.

Os vidros elétricos traseiros ficam atrás do apoio de braço dianteiro central. No teto, além de luzes de leitura e do Volvo On Call, há um desembaçador do para-brisa…

Com espaço mediano, especialmente atrás, o Volvo EX30 não parece ter a base de 2,65 m de entre eixos numa carroceria de 4,233 m de comprimento, 1,836 m de largura e 1,555 m de entre eixos.

volvo ex30 core avaliação na (38)
volvo ex30 core avaliação na (38)

A impressão vem do espaço para as pernas atrás e não da altura do assoalho, devido à bateria. Já o porta-malas de 318 litros tem piso móvel e o banco traseiro bipartido amplia a coisa.

É isso… A versão Core precisa ser compreendida e se exige alguma atenção, como ao dirigir o EX30…

Rigidamente atento

O Volvo EX30 Core não é apenas a versão mais barata do modelo, mas aquela que possui a menor bateria da gama e conta com tração traseira, ainda que haja opção de bateria maior por um preço acima, logicamente.

São 272 cavalos e 35 kgfm no motor elétrico, com uma célula de energia de 51 kWh, que garante autonomia de 302 km.

volvo ex30 core avaliação na (39)
volvo ex30 core avaliação na (39)

Pesando 1.830 kg, o Volvo EX30 Core transmite essa solidez e massa ao volante, que tem três níveis de sensibilidade ajustável na tela.

Sem modos de condução, o crossover tem uma arrancada forte, dessas de grudar a pessoa no banco, justificando sua marca de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Mesmo sendo a versão de acesso, o poder entregue é excelente.

Com as rodas traseiras impulsionando, o EX30 se mantém neutro, sem tendência de sair de traseira ou de ver a frente abandando por aparentar ser mais leve.

volvo ex30 core avaliação na (7)
volvo ex30 core avaliação na (7)

Ela não é mesmo, porque a pesada bateria joga o centro de gravidade para baixo e o motor elétrico é uma fração do peso de um motor a combustão comum.

Há somente uma singela barra de status de energia, bem sutil, que não empolga. Então, apenas a sensação é a entregue ao motorista do Volvo EX30, que tem boa posição de dirigir com o banco envolvente e ajustável manualmente, como num carro comum. O volante tem boa empunhadura e isso ajuda muito.

Já andando moderadamente, o EX30 Core é suave ao rodar e eficiente, podendo ainda ser ajustado o One Pedal, que ajuda a recuperar carga da bateria e a reduzir o uso dos freios.

volvo ex30 core avaliação na (3)
volvo ex30 core avaliação na (3)

Sem ele, o crossover desliza sobre o asfalto. Como todo elétrico, requer atenção nas manobras em locais bem apertados e a função Auto Hold só é acionada se o motorista forçar mais o pedal com o carro parado.

O Volvo EX30 Core tem consumo de 5,32 km/kWh na cidade, com 4,50 km/kWh a 80 km/h, 4,08 km/kWh a 100 km/h e 3,80 km/kWh a 120 km/h.

É aquilo, números não bastam com um carro elétrico e sim o jeito como é conduzido, com a estrada gastando bem mais que na cidade, basicamente, assim como com pé embaixo, o consumo de energia será maior.

volvo ex30 core avaliação na (30)
volvo ex30 core avaliação na (30)

Descendo a serra do Mar na rodovia dos Imigrantes, em um longo trecho, conseguimos recuperar em torno de 40 km de autonomia, o que é ótimo e sem o One Pedal.

Todavia, para subir, o alcance na mesma região, ficou 60 km menor com o esforço. Ainda assim, mesmo com uma bateria de 302 km de autonomia, é possível descer e subir a serra no trajeto São Paulo-Guarujá sem a necessidade de recarga.

Antes de falarmos de recarga, devemos ressaltar a boa dirigibilidade do Volvo EX30 Core, que tem uma dinâmica esportiva, com direção ajustável e freios progressivos, sem sustos.

volvo ex30 core avaliação na (36)
volvo ex30 core avaliação na (36)

A suspensão tem curso curto, mas ainda em pisos regulares, porém, oscila muito com ondulações grandes, buracos e depressões do asfalto. Já a altura é boa e permite passar sobre lombadas.

O conjunto é bem isolado, filtrando bem as irregularidades, apesar do curso pequeno, não reverberando na cabine, cuja montagem é digna de um Volvo.

Nada chacoalha, nem os cintos de segurança. Sem vibrações, o EX30 Core tem um nível de ruído interno bom e nem mesmo permite ouvir o alerta sonoro sutil para os pedestres.

volvo ex30 core avaliação na (50)
volvo ex30 core avaliação na (50)

Com centro de gravidade baixo, o EX30 Core é bem neutro nas curvas e sua carroceria altamente rígida não range ao passar por valetas e depressões.

Tudo isso torna o EX30 Core um carro ótimo para dirigir. Ele ainda é sustentado por um pacote de assistência exemplar, que contrata com a simplicidade de sua proposta.

Controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, alerta de aproximação de veículo na hora de sair, reconhecimento de placa, limitador de velocidade, ajuste de velocidade conforme sinalização, frenagem automática de emergência, detector de pedestres, controle de descida, assistente de faixa, entre outros.

Este último é bem fraco, já que se apoia numa tecnologia de 10 anos, com o veículo a ficar num “ping-pong” com as faixas, sem centralização. Isso seria visto apenas no Pilot Assist, não disponível no Core.

volvo ex30 core avaliação na (49)
volvo ex30 core avaliação na (49)

O ajuste automático de limite de velocidade não é recomendável para estrada. Algumas placas de faixas locais são identificadas e o veículo reduz bruscamente, podendo gerar um acidente. Tirando esse detalhe, as funcionalidades atuam bem.

Como a Volvo é focada na segurança, o pacote de assistência tinha de ser, no mínimo, como este. O cluster centralizado não é agradável e ter tudo na tela te obriga a estar com os olhos mais tempo no display, que tem modos escuro e claro. Acontece que a câmera de bordo monitora a face do motorista.

Muito tempo olhando para o cluster-infotainment, para baixo, lados, fechando os olhos e até bocejando, os alertas serão emitidos visual e sonoramente “acordarão” o motorista para a realidade.

O item já é conhecido de alguns caminhoneiros que usam o Volvo FH, por exemplo. É uma boa, mas desde que se tenha um quadro de instrumentos ou HUD atrás do volante.

volvo ex30 core avaliação na (45)
volvo ex30 core avaliação na (45)

Já na recarga, o Volvo EX30 Core no carregador de 7,4 kW da rede Volvo, precisou de 4h20 para passar de 45% da bateria e 137 km para 100% e 302 km, sendo 20 minutos mais rápido que a previsão do carro.

Cabe um detalhe: o app da Volvo não informa a previsão correta de bateria cheia e o aviso do excedente é por uma simples mensagem SMS, sem mais alertas para o cliente evitar a multa de R$ 5,00/minuto após 15 minutos.

Como a recarga em 7,4 kW não é um processo rápido, ninguém ficará ao lado do carro ou a menos de 15 minutos do mesmo para retirar o plugue após os 100% de carga.

Na Power2Go, usada como alternativa à pane ocorrida na rede Volvo dias depois, a recarga de 7,4 kW equivale a 10% de bateria em 1h com custo de R$ 1,42 kWh (Hotel Ilhas da Grécia, Guarujá–SP), o que dá 6 kWh nesse intervalo ou R$ 8,52. Isso equivale a cerca de 30 km de autonomia.

volvo ex30 core avaliação na (48)
volvo ex30 core avaliação na (48)

Num carregador de 22 kW, da Doin Motors, em Santos–SP, a carga de 32% com 105 km passou para 67% e 215 km, em 2h plugado. Lá não há custo, bastando agendar com a loja.

Já na ChargeOn (Atacadão Indianópolis/São Paulo–SP) tivemos problemas com o aplicativo (adição de meio de pagamento).

Todavia, o atendimento da empresa foi excelente, ativando o dispositivo remotamente e nos orientando para providenciar a recarga, gratuitamente (já que não havia como pagar), ocorrida a 9,7 kW.

A carga passou de 46% e 140 km para 64% e 197 km em aproximadamente 1h. O custo de ativação é de R$ 1,37 com custo de R$ 0,99/kWh.

Por fim, a rede Volvo voltou a operar e o tempo de recarga de 49% e 146 km passou para 100% e 300 km em 4h15.

Enfim, o EX30 Core recebeu cargas diferentes e as aceitou bem, garantindo boa extensão de seu alcance temporário, indicando que dá para viver o dia a dia com ele, porém, o que falta mesmo é uma rede mais abrangente de recarga e mais potente.

volvo ex30 core avaliação na (40)
volvo ex30 core avaliação na (40)

Volvo popular

O Volvo EX30 Core é um contraste em si, tendo marca premium, tecnologia chinesa e proposta clean, convertendo-se num produto mais popular, mas sem exagerar no termo.

Simples e funcional, atua como uma opção de entrada que só não é desejável por falta de alguns itens.

Não seriam mimos, mas coisas necessárias, como uma simples fonte de 12V e/ou um carregador indutivo de smartphone. A entrada presencial, ser como nos C40/XC40, por exemplo, seria outra, mas poderia ser também a velha chave com controle remoto e sem a necessidade de colocar no slot. O sensor presencial apenas nas versões mais caras.

De resto, observando sua proposta de estilo e acabamento, mais conteúdo, está em dia, ainda mais tendo luzes de leitura traseiras, quando o XC40 nem as tem em versões sem teto panorâmico.

Diferentão, com seus difusores de ar estilizados e alto-falante único na base do para-brisa, o EX30 é um “básico” que agrada por não ser feito de qualquer jeito.

Por R$ 229.950, existem várias opções a combustão, híbrida e híbrida plug-in, com poucos elétricos ainda. Só que nenhum deles é um Volvo, ainda que alguns tenham pretensões luxuosas…

Vale a pena? Depende daquilo que se procura. Modernidade fora da curva? É com ele mesmo.

Volvo EX30 Core 2025 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X