Avaliação VW Nivus Comfortline: Ele melhora o visual, mas acabamento interno ainda decepciona e preço é salgado

vw nivus comfortline azul avaliacao (1)
vw nivus comfortline azul avaliacao (1)

O VW Nivus Comfortline 200 TSI 2026 chega ao mercado com a missão de manter seu espaço em um segmento que está cada vez mais concorrido.

Lançado originalmente como o SUV de entrada da Volkswagen, o Nivus viu sua posição mudar com a chegada do novo Tera, mas ainda conserva um certo equilíbrio entre estilo, desempenho e pacote tecnológico.

A reestilização recente deu um novo fôlego ao modelo, sem alterar sua essência.

Vamos ver seus detalhes:

Veja também

vw nivus comfortline azul avaliacao (2)
vw nivus comfortline azul avaliacao (2)

Novidades visuais

As mudanças visuais do Nivus foram discretas, mas importantes para manter o carro com aparência atualizada frente aos concorrentes.

A dianteira recebeu novo para-choque com entradas de ar maiores e redesenhadas, além de um acabamento mais limpo e sofisticado.

A grade frontal agora está mais estreita, com elementos internos redesenhados, conferindo ao modelo um ar mais agressivo e contemporâneo.

Na traseira, a principal novidade está nas lanternas em LED com novo arranjo interno e agora interligadas por uma faixa escurecida, inspirada no T-Cross.

vw nivus comfortline azul avaliacao (3)
vw nivus comfortline azul avaliacao (3)

O para-choque traseiro também foi redesenhado, com refletores verticais que reforçam a largura do carro.

Rodas de 16 polegadas em cinza grafite e detalhes em preto nos retrovisores e racks de teto completam o visual externo, equilibrando bem o estilo SUV com um toque esportivo.

Na cor do carro das fotos, o preço hoje é de exagerados R$ 151.740.

Acabamento interno de carro popular

Por dentro, o Nivus Comfortline tenta transmitir modernidade, mas não consegue esconder o excesso de simplicidade no acabamento.

vw nivus comfortline azul avaliacao (4)
vw nivus comfortline azul avaliacao (4)

Plásticos rígidos dominam o painel e as portas, mesmo com algumas texturas diferenciadas e tentativas de embelezamento.

Para um carro nessa faixa de preço, a cabine deixa a desejar, principalmente ao compará-lo com concorrentes que oferecem mais requinte ou sofisticação de materiais.

Apesar disso, há acertos importantes. Os bancos de tecido com inscrição “Nivus” no encosto têm bom apoio lateral e costuras azuis que conferem um toque visual agradável.

vw nivus comfortline azul avaliacao (8)
vw nivus comfortline azul avaliacao (8)

A ergonomia na cabine é exemplar, com comandos bem posicionados, volante com ajuste de altura e profundidade e uma central multimídia de 10 polegadas com boa resposta ao toque.

O ar-condicionado digital com comando sensível ao toque é outro item que tenta elevar o nível de conforto a bordo, ainda que mostre ser chato de operar enquanto se dirige.

vw nivus comfortline azul avaliacao (6)
vw nivus comfortline azul avaliacao (6)

Conjunto mecânico interessante para a cidade

O conjunto mecânico permanece inalterado: motor 1.0 TSI de três cilindros, com turbo e injeção direta, capaz de gerar até 128 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm.

Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, esse powertrain oferece desempenho sólido, com acelerações consistentes e boas retomadas, especialmente em uso rodoviário.

O tempo de 0 a 100 km/h é de 10 segundos, e a velocidade máxima chega a 192 km/h.

vw nivus comfortline azul avaliacao (13)
vw nivus comfortline azul avaliacao (13)

No consumo, o Nivus Comfortline vai bem. Segundo o Inmetro, ele faz até 14,8 km/l na estrada com gasolina e 12,4 km/l na cidade.

Mas, nas nossas mãos, ficamos com um consumo bem pior. O carro estava abastecido com etanol, e, em cerca de 200 km rodados, alcançamos apenas 7,2 km/l.

A velha questão do acelerador morto

Em janeiro deste ano, publicamos aqui no Notícias Automotivas a avaliação do T-Cross Comfortline, e destacamos como os carros da Volkswagen hoje em dia estão com um acelerador de comportamente bastante irritante.

vw nivus comfortline azul avaliacao (11)
vw nivus comfortline azul avaliacao (11)

Veja o que falamos naquela avaliação:

Tanto ao sair da imobilidade, como por exemplo, ao estar com o carro parado em um semáforo, quanto naquelas reduzidas de velocidade para dar uma olhada para os dois lados e entrar em uma rua ou avenida, a demora para o carro corresponder o que você fez no pedal do acelerador chega a passar de um segundo.

Infelizmente, tudo que comentamos ali se faz presente também no Nivus. Então é algo que é bom salientarmos, para quem estiver pensando em comprar o modelo já ter a informação de antemão.

O bom é que pelo menos no Tera, o acelerador ficou um pouco menos lento nas respostas.

vw nivus comfortline azul avaliacao (12)
vw nivus comfortline azul avaliacao (12)

Suspensão exemplar

A plataforma MQB A0, já consagrada na linha Polo, oferece ao Nivus um comportamento dinâmico exemplar para um SUV compacto.

A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo de torção na traseira entregam um bom equilíbrio entre firmeza e conforto.

O carro é estável em curvas, transmite segurança ao motorista e apresenta pouca inclinação da carroceria mesmo em velocidades mais altas.

O acerto mais firme da suspensão, característica tradicional dos modelos da Volkswagen, proporciona ótima sensação de controle, especialmente em trechos sinuosos ou em manobras rápidas.

vw nivus comfortline azul avaliacao (15)
vw nivus comfortline azul avaliacao (15)

Nas cidades, a combinação com pneus de perfil mais alto (205/60 R16) garante conforto razoável, absorvendo bem as irregularidades de asfalto ruim, valetas e lombadas.

A direção elétrica tem assistência precisa e progressiva, contribuindo para uma condução agradável.

Banco com apoio lombar inexistente

Creio que não é todo mundo que vai notar isso, principalmente aqueles que são mais jovens nem vão perceber.

vw nivus comfortline azul avaliacao (5)
vw nivus comfortline azul avaliacao (5)

Mas os bancos dianteiros tem zero apoio lombar, algo que começa a incomodar já depois de cerca de uma hora de uso, aproximadamente.

Notei o mesmo na avaliação do Volkswagen Tera, e no Nivus, o mesmo problema está ali.

Porta-malas

Um dos grandes trunfos do Nivus Comfortline é o espaço do porta-malas. Com 415 litros de capacidade, ele supera rivais diretos como Fiat Pulse e até mesmo o T-Cross, que oferece 373 litros.

vw nivus comfortline azul avaliacao (14)
vw nivus comfortline azul avaliacao (14)

A abertura ampla e a boa profundidade facilitam o uso no dia a dia, seja para viagens em família ou para transporte de objetos maiores. Os bancos traseiros rebatíveis aumentam a versatilidade e tornam o carro ainda mais prático.

Mesmo com o caimento de teto típico dos SUVs-cupês, o espaço não compromete a área de carga. A tampa do porta-malas tem bom acabamento interno e o fechamento é fácil e leve.

Esse ponto é um dos diferenciais mais relevantes para quem prioriza espaço e praticidade em um SUV compacto, especialmente para famílias pequenas ou quem precisa de um veículo urbano com boa capacidade de bagagem.

vw nivus comfortline azul avaliacao (10)
vw nivus comfortline azul avaliacao (10)

Preço e posicionamento de mercado

O Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI parte de R$ 149.990, valor que o coloca numa faixa bastante competitiva, enfrentando rivais como Fiat Pulse Impetus Turbo200 Hybrid, Fastback Audace e Renault Kardian Iconic.

Mesmo sendo uma versão intermediária, seu preço já encosta em SUVs considerados mais sofisticados, o que exige do consumidor uma análise cuidadosa sobre o que o modelo realmente entrega em relação ao investimento pedido.

Apesar de não contar com acabamento premium nem equipamentos como freio de estacionamento eletrônico ou teto solar, o Nivus Comfortline se defende com um potente, na categoria 1.0 turbo, bom pacote de segurança, conectividade completa e design atrativo.

Frente à versão Highline, que custa cerca de R$ 16 mil a mais, o Comfortline aparece como uma alternativa mais racional, mantendo o mesmo conjunto mecânico e perdendo apenas itens de conveniência e acabamento interno.

Ficha técnica

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2025

Motor: 1.0, 3 cilindros, 12V, turboflex

Potência: 128 cv (E)/116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 mkgf (E e G) entre 2.000 rpm e 3.500 rpm

Câmbio: Automático, 6 marchas; tração dianteira

0 a 100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 192 km/h

Dimensões: 4,27 m (comprimento), 1,76 m (largura), 1,49 m (altura) e 2,57 m (entre-eixos)

Porta-malas: 415 litros

Peso (ordem de marcha): 1.199 kg

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.