
O VW Nivus Comfortline 200 TSI 2026 chega ao mercado com a missão de manter seu espaço em um segmento que está cada vez mais concorrido.
Lançado originalmente como o SUV de entrada da Volkswagen, o Nivus viu sua posição mudar com a chegada do novo Tera, mas ainda conserva um certo equilíbrio entre estilo, desempenho e pacote tecnológico.
A reestilização recente deu um novo fôlego ao modelo, sem alterar sua essência.
Vamos ver seus detalhes:
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Novidades visuais
As mudanças visuais do Nivus foram discretas, mas importantes para manter o carro com aparência atualizada frente aos concorrentes.
A dianteira recebeu novo para-choque com entradas de ar maiores e redesenhadas, além de um acabamento mais limpo e sofisticado.
A grade frontal agora está mais estreita, com elementos internos redesenhados, conferindo ao modelo um ar mais agressivo e contemporâneo.
Na traseira, a principal novidade está nas lanternas em LED com novo arranjo interno e agora interligadas por uma faixa escurecida, inspirada no T-Cross.

O para-choque traseiro também foi redesenhado, com refletores verticais que reforçam a largura do carro.
Rodas de 16 polegadas em cinza grafite e detalhes em preto nos retrovisores e racks de teto completam o visual externo, equilibrando bem o estilo SUV com um toque esportivo.
Na cor do carro das fotos, o preço hoje é de exagerados R$ 151.740.
Acabamento interno de carro popular
Por dentro, o Nivus Comfortline tenta transmitir modernidade, mas não consegue esconder o excesso de simplicidade no acabamento.

Plásticos rígidos dominam o painel e as portas, mesmo com algumas texturas diferenciadas e tentativas de embelezamento.
Para um carro nessa faixa de preço, a cabine deixa a desejar, principalmente ao compará-lo com concorrentes que oferecem mais requinte ou sofisticação de materiais.
Apesar disso, há acertos importantes. Os bancos de tecido com inscrição “Nivus” no encosto têm bom apoio lateral e costuras azuis que conferem um toque visual agradável.

A ergonomia na cabine é exemplar, com comandos bem posicionados, volante com ajuste de altura e profundidade e uma central multimídia de 10 polegadas com boa resposta ao toque.
O ar-condicionado digital com comando sensível ao toque é outro item que tenta elevar o nível de conforto a bordo, ainda que mostre ser chato de operar enquanto se dirige.

Conjunto mecânico interessante para a cidade
O conjunto mecânico permanece inalterado: motor 1.0 TSI de três cilindros, com turbo e injeção direta, capaz de gerar até 128 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm.
Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, esse powertrain oferece desempenho sólido, com acelerações consistentes e boas retomadas, especialmente em uso rodoviário.
O tempo de 0 a 100 km/h é de 10 segundos, e a velocidade máxima chega a 192 km/h.

No consumo, o Nivus Comfortline vai bem. Segundo o Inmetro, ele faz até 14,8 km/l na estrada com gasolina e 12,4 km/l na cidade.
Mas, nas nossas mãos, ficamos com um consumo bem pior. O carro estava abastecido com etanol, e, em cerca de 200 km rodados, alcançamos apenas 7,2 km/l.
A velha questão do acelerador morto
Em janeiro deste ano, publicamos aqui no Notícias Automotivas a avaliação do T-Cross Comfortline, e destacamos como os carros da Volkswagen hoje em dia estão com um acelerador de comportamente bastante irritante.

Veja o que falamos naquela avaliação:
Tanto ao sair da imobilidade, como por exemplo, ao estar com o carro parado em um semáforo, quanto naquelas reduzidas de velocidade para dar uma olhada para os dois lados e entrar em uma rua ou avenida, a demora para o carro corresponder o que você fez no pedal do acelerador chega a passar de um segundo.
Infelizmente, tudo que comentamos ali se faz presente também no Nivus. Então é algo que é bom salientarmos, para quem estiver pensando em comprar o modelo já ter a informação de antemão.
O bom é que pelo menos no Tera, o acelerador ficou um pouco menos lento nas respostas.

Suspensão exemplar
A plataforma MQB A0, já consagrada na linha Polo, oferece ao Nivus um comportamento dinâmico exemplar para um SUV compacto.
A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo de torção na traseira entregam um bom equilíbrio entre firmeza e conforto.
O carro é estável em curvas, transmite segurança ao motorista e apresenta pouca inclinação da carroceria mesmo em velocidades mais altas.
O acerto mais firme da suspensão, característica tradicional dos modelos da Volkswagen, proporciona ótima sensação de controle, especialmente em trechos sinuosos ou em manobras rápidas.

Nas cidades, a combinação com pneus de perfil mais alto (205/60 R16) garante conforto razoável, absorvendo bem as irregularidades de asfalto ruim, valetas e lombadas.
A direção elétrica tem assistência precisa e progressiva, contribuindo para uma condução agradável.
Banco com apoio lombar inexistente
Creio que não é todo mundo que vai notar isso, principalmente aqueles que são mais jovens nem vão perceber.

Mas os bancos dianteiros tem zero apoio lombar, algo que começa a incomodar já depois de cerca de uma hora de uso, aproximadamente.
Notei o mesmo na avaliação do Volkswagen Tera, e no Nivus, o mesmo problema está ali.
Porta-malas
Um dos grandes trunfos do Nivus Comfortline é o espaço do porta-malas. Com 415 litros de capacidade, ele supera rivais diretos como Fiat Pulse e até mesmo o T-Cross, que oferece 373 litros.

A abertura ampla e a boa profundidade facilitam o uso no dia a dia, seja para viagens em família ou para transporte de objetos maiores. Os bancos traseiros rebatíveis aumentam a versatilidade e tornam o carro ainda mais prático.
Mesmo com o caimento de teto típico dos SUVs-cupês, o espaço não compromete a área de carga. A tampa do porta-malas tem bom acabamento interno e o fechamento é fácil e leve.
Esse ponto é um dos diferenciais mais relevantes para quem prioriza espaço e praticidade em um SUV compacto, especialmente para famílias pequenas ou quem precisa de um veículo urbano com boa capacidade de bagagem.

Preço e posicionamento de mercado
O Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI parte de R$ 149.990, valor que o coloca numa faixa bastante competitiva, enfrentando rivais como Fiat Pulse Impetus Turbo200 Hybrid, Fastback Audace e Renault Kardian Iconic.
Mesmo sendo uma versão intermediária, seu preço já encosta em SUVs considerados mais sofisticados, o que exige do consumidor uma análise cuidadosa sobre o que o modelo realmente entrega em relação ao investimento pedido.
Apesar de não contar com acabamento premium nem equipamentos como freio de estacionamento eletrônico ou teto solar, o Nivus Comfortline se defende com um potente, na categoria 1.0 turbo, bom pacote de segurança, conectividade completa e design atrativo.
Frente à versão Highline, que custa cerca de R$ 16 mil a mais, o Comfortline aparece como uma alternativa mais racional, mantendo o mesmo conjunto mecânico e perdendo apenas itens de conveniência e acabamento interno.
Ficha técnica
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2025
Motor: 1.0, 3 cilindros, 12V, turboflex
Potência: 128 cv (E)/116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 mkgf (E e G) entre 2.000 rpm e 3.500 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas; tração dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Dimensões: 4,27 m (comprimento), 1,76 m (largura), 1,49 m (altura) e 2,57 m (entre-eixos)
Porta-malas: 415 litros
Peso (ordem de marcha): 1.199 kg
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