Avaliação: VW Nivus GTS chega tarde, mais fraco que os Abarths, e custando R$ 30 mil a mais

volkswagen nivus gts avaliação na (8)
volkswagen nivus gts avaliação na (8)

O Volkswagen Nivus GTS deveria ter sido lançado quando o SUV de estilo cupê chegou, na época, em cor e visual que recordava um ícone do passado da marca no Brasil.

Agora, finalmente e sem formar o trio GTS que teria existido, ele encontra no mercado os italianos.

Discreto até certo ponto, o Nivus GTS chegou para fazer jus à sigla que se tornou famosa no Gol GTS, mas também naquele que recordamos ao ver este crossover em seu lançamento, o Passat GTS Pointer.

Não mais tão “Pointer”, o modelo mantém a proposta de esportividade da VW viva após a morte do Virtus GTS e do Polo GTS, o que é um alento para os entusiastas, recentemente agraciados pelo hot hatch de sempre da marca, o Golf GTI, além do Jetta GLI.

Veja também

volkswagen nivus gts avaliação na (1)
volkswagen nivus gts avaliação na (1)

Custando R$ 182.990, o Nivus GTS cobra bem caro pelo desempenho e pelo peso da sigla, trazendo o 1.4 TSI padrão, com uma calibração diferente para dar a resposta que se espera de sua proposta.

Mesmo assim, o esportivo da VW revela certa simplicidade e ajuste que o faz parecer uma versão comum…

Rodas destacadas

Esportivo alemão nunca foi que chamou a atenção pelo visual, diferente dos italianos, tão mais emotivos em vários sentidos. Assim, o Volkswagen Nivus GTS pode sim passar desapercebido diante do público, exceto talvez pela sigla “GTS” nos quatro deste esportivo e por um opcional.

Apesar do bom facelift recebido recentemente, itens como detalhes em preto brilhante, defletor de ar traseiro ampliado, máscara negra nas lanternas em LED, grade imensa e faróis full LED, nada mais se destaca que as rodas…

volkswagen nivus gts avaliação na (10)
volkswagen nivus gts avaliação na (10)

Com um conjunto diamantado e laminado de aro 18 polegadas, opcional, o Nivus GTS com seus pneus 215/45, fica mais vistoso e agradável, embora isso eleve seu preço em R$ 2.150. Isso é uma compensação pela ausência de um escape duplo cromado…

Dentro, o Nivus GTS segue a cartilha, com belos bancos esportivos com abas laterais enormes e revestimento em couro de dois tons com o GTS grafado, além da tradicional costura vermelha.

Esse tom domina os detalhes do acabamento, inclusive a base do volante e a guarnição em geral, não deixando de lado nem a tonalidade do cluster digital de 10,25 polegadas.

volkswagen nivus gts avaliação na (9)
volkswagen nivus gts avaliação na (9)

Na VW Play, uma configuração especial com instrumentos de performance, com velocidade, rotação e pressão do turbo, além dos modos de condução. Apps de todo tipo e boa integração com Android Auto e Car Play estão inclusos, bem como a câmera de ré.

O ar condicionado automático também pode ser ajustado na VW Play, bem como o Park Assist e até o destravamento da tampa do bagageiro. Tem Wi-fi e 4G, conferindo uma boa central para este GTS.

Todavia, o acabamento das portas é fraco, com pouco revestimento soft e muito plástico duro, que se amplia ainda mais nas portas traseiras. Não existem LEDs e nem outras firulas visuais para destacar o habitáculo, no entanto.

volkswagen nivus gts avaliação na (32)
volkswagen nivus gts avaliação na (32)
volkswagen nivus gts avaliação na (26)
volkswagen nivus gts avaliação na (26)

Tal como as outras versões, o Nivus GTS não é um primor em espaço atrás, apesar das saídas de ar, o conforto é relativo. Com 415 litros, o porta-malas é suficiente para a proposta dele.

Desempenho esperado

O Nivus GTS era algo tão certo como 2+2 são 4 quando o modelo surgiu após a pandemia, mas só agora se apresenta, porém, sem surpresas quanto à motorização, usando o já bem compartilhado EA211 feito em São Carlos–SP.

O 1.4 TSI flexível, abastecido aqui com etanol, mantém a mesma numeração de sempre, com seus 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, independente do que você colocar no tanque.

volkswagen nivus gts avaliação na (45)
volkswagen nivus gts avaliação na (45)

É um bom motor, elástico como se deve, bem responsivo e com uma curva de torque exemplar, garantindo assim que, num câmbio automático Tiptronic de seis marchas, entre com bom resultado.

A transmissão mais curta e a programação deste engenho de quatro cilindros turbinado com injeção direta fazem com que o conjunto do Nivus GTS seja o ideal para quem quer pisar.

O 1.4 TSI responde otimamente, com o giro subindo para a casa dos 5.500 rpm, quando muda de marcha e continua a crescer na medida do peso do pé do motorista.

No modo Sport, inclusive no câmbio, o EA211 fica sempre cheio e pronto para responder a uma retomada. O som do motor e a sensação de ganho de força ajudam a impulsionar quem está ao volante…

volkswagen nivus gts avaliação na (41)
volkswagen nivus gts avaliação na (41)

Da mesma forma, exceto pela saída, o Nivus GTS pode ser dócil, do dia a dia, como um carro comum, girando até abaixo de 1.500 rpm, embora ainda consumindo como um esportivo, especialmente no velho álcool…

Nele, pode-se explorar os paddle shifts tanto para economizar, interferindo na programação em baixa rotação, quanto para manter o giro nas alturas em busca da última bolacha desse pacote esportivo.

Na cidade, com o etanol, fizemos 8,7 km/l, o que até parece bom diante desse combustível ineficiente energeticamente. Enquanto na estrada, o 1.4 TSI mostra que a tecnologia ajuda mais que o Start-Stop na cidade, com 14,2 km/l a 80 km/h, 12,1 km/l a 100 km/h e 10,6 km/l a 120 km/h.

volkswagen nivus gts avaliação na (35)
volkswagen nivus gts avaliação na (35)

Rodando a 110 km/h, o Nivus GTS navega a 1.900 rpm e isso traz conforto em viagens longas, enquanto em uma condução mais emocionante, sua direção mais firme e direta garante uma sensação melhor.

Os freios também estão dentro do esperado, assim como seu bom equilíbrio dinâmico, ampliado pelas rodas grandes e pneus largos, contornando bem as curvas e desviando com segurança de obstáculos.

Com boa dinâmica de condução, o Nivus GTS agrada muito, embora acrescente um extra para quem o imagina um carro desconfortável no dia a dia de nossas ruas e estradas ruins. Em pisos irregulares, apesar da firmeza do conjunto, ele filtra bem.

volkswagen nivus gts avaliação na (27)
volkswagen nivus gts avaliação na (27)

A altura padrão, polêmica que envolveu o Polo GTS em seu lançamento, aqui é justificada por ser um “SUV” e isso evita as deprimentes lombadas.

Mesmo em ruas de paralelepípedos ou bloquetes, o Nivus GTS passa a sensação de estarmos nas versões Comfortline ou Highline.

Tendo assim uma mescla elogiável de estabilidade e conforto, o Nivus GTS conta ainda com um pacote ADAS completo, com assistente de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros. No geral, era o que se esperava dele.

volkswagen nivus gts avaliação na (30)
volkswagen nivus gts avaliação na (30)

Sigla pesa

No atual portfólio da VW, o Nivus GTS é a porta de entrada do novo trio, tão enaltecido pela marca nos últimos dias, mas sua importância é maior, por manter aqui um legado há muito ameaçado e o peso de uma sigla histórica.

Longe dos tempos dos esportivos tradicionais, o Nivus GTS é um dos poucos que representam um nicho cada vez mais pressionado pela mesmice dos SUVs e da eletrificação agora, embora o modelo represente um deles.

De qualquer forma, ter um Nivus GTS é manter essa parte esquecida do mercado ainda viva, mesmo que para isso se desembolse R$ 186.040, incluindo o branco com teto preto por R$ 900. Isso é bem mais que os R$ 157.990 do Pulse Abarth e R$ 177.990 do Fastback Abarth.

volkswagen nivus gts avaliação na (16)
volkswagen nivus gts avaliação na (16)

Eles são mais potentes e mais rápidos que o GTS, assim como também são mais chamativos e emocionais, como é a coisa de italiano. São duas atmosferas, no entanto, distintas, fazendo a comparação não ser de fato tão igualitária.

Seja como for, o Volkswagen Nivus GTS é um bom carro e merece atenção daqueles que pretendem “casar” com ele, ainda mais que, daqui a uns 30 anos, estará valendo bem mais que agora.

Quem sabe, até a VW decida comprá-lo de volta…

Volkswagen Nivus GTS 2026 – Galeria de fotos

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.