Avisará a polícia: Carros da Ford terão sistema que detecta excesso de velocidade próprio e dos outros

ford capri oficial 1
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No dia 18 de julho, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), recebeu um registro de patente da Ford com a descrição: “Sistemas e métodos para detecção de violações de velocidade”.

Em resumo, trata-se de um conjunto de dispositivos que permitiriam ao automóvel não só detectar o excesso de velocidade, mas denunciar o motorista às autoridades, segundo a Motor Authority .

Utilizando tecnologias como a comunicação V2V, os carros da Ford conversariam entre si e observariam também outros veículos, porém, caso algum deles exceda a velocidade, as câmeras serão usadas para denunciá-los.

Ou seja, não só o motorista a bordo do Ford estaria sujeito à denúncia, mas também condutores de outras marcas. Usando a tecnologia atual, já seria possível um automóvel detectar o excesso e enviar os dados ao fabricante ou órgão de trânsito.

Todavia, fazer o mesmo com outros carros, usando as câmeras de bordo, seria o equivalente a um motorista ou passageiro, filmar os excessos de outros veículos.

A ideia da Ford é os motoristas, no caso os carros, monitorarem as velocidades uns dos outros.

Os “sistemas e métodos para detecção de violações de velocidade” permitiriam ainda que os dados de velocidade e geolocalização dos veículos, fossem repassados para viaturas de polícia em deslocamento ou unidades estacionadas ao longo da estrada.

A Ford observa que isso facilitaria o trabalho da polícia, já que eles não precisariam mais tentar identificar os carros e sair em perseguições, acabando assim com a atração dos noticiários de TV de Los Angeles ou dos vídeos de perseguição.

Seja como for, se um dia a ideia for colocada em prática, dirigir não será mais como antigamente.

Ainda que possa ser impopular, a ideia foca na segurança, mas não há um argumento legal, pelo menos nos EUA, para carros de particulares fiscalizarem outros carros particulares.

Por ora, é apenas uma patente que já serve como proteção de direito industrial, mas vai saber, não é mesmo? Por lá, a Ford já tentou limitar a velocidade dos carros à noite, mesmo de socorrista em emergência, com outra patente polêmica.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X