No dia 18 de julho, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), recebeu um registro de patente da Ford com a descrição: “Sistemas e métodos para detecção de violações de velocidade”.
Em resumo, trata-se de um conjunto de dispositivos que permitiriam ao automóvel não só detectar o excesso de velocidade, mas denunciar o motorista às autoridades, segundo a Motor Authority.
Utilizando tecnologias como a comunicação V2V, os carros da Ford conversariam entre si e observariam também outros veículos, porém, caso algum deles exceda a velocidade, as câmeras serão usadas para denunciá-los.
Ou seja, não só o motorista a bordo do Ford estaria sujeito à denúncia, mas também condutores de outras marcas. Usando a tecnologia atual, já seria possível um automóvel detectar o excesso e enviar os dados ao fabricante ou órgão de trânsito.
Todavia, fazer o mesmo com outros carros, usando as câmeras de bordo, seria o equivalente a um motorista ou passageiro, filmar os excessos de outros veículos.
A ideia da Ford é os motoristas, no caso os carros, monitorarem as velocidades uns dos outros.
Os “sistemas e métodos para detecção de violações de velocidade” permitiriam ainda que os dados de velocidade e geolocalização dos veículos, fossem repassados para viaturas de polícia em deslocamento ou unidades estacionadas ao longo da estrada.
A Ford observa que isso facilitaria o trabalho da polícia, já que eles não precisariam mais tentar identificar os carros e sair em perseguições, acabando assim com a atração dos noticiários de TV de Los Angeles ou dos vídeos de perseguição.
Seja como for, se um dia a ideia for colocada em prática, dirigir não será mais como antigamente.
Ainda que possa ser impopular, a ideia foca na segurança, mas não há um argumento legal, pelo menos nos EUA, para carros de particulares fiscalizarem outros carros particulares.
Por ora, é apenas uma patente que já serve como proteção de direito industrial, mas vai saber, não é mesmo? Por lá, a Ford já tentou limitar a velocidade dos carros à noite, mesmo de socorrista em emergência, com outra patente polêmica.
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