Bahia terá primeira fábrica de bateria de lítio da América Latina

bravo bahia
bravo bahia

A Bahia terá a primeira fábrica de baterias de lítio para carros elétricos da América Latina, segundo anunciado pela empresa Bravo Motor Company Brasil Energy, que mudou seu investimento no país e priorizará as células de energia.

O investimento, anunciado num memorando de intenções junto ao governo da Bahia, será de R$ 1,27 bilhão e a fábrica ficará na cidade de São Sebastião do Passé, na região do Recôncavo, próximo de Camaçari, que já tem a fábrica da BYD .

A Bravo tinha planos de produzir carros elétricos e baterias em Nova Lima, em Minas Gerais, porém, decidiu mudar seus planos no Brasil com alteração do estado a se fixar.

Todavia, divergências políticas e econômicas com o governo mineiro, fizeram a Bravo – cuja sede é na Califórnia – mudar de Minas para a Bahia, onde a intenção da empresa e do governo local é criar um hub de tecnologia de veículos eletrificados.

No ano passado, Romeu Zema, governador das Gerais, disse que os carros elétricos eram uma ameaça à indústria automotiva nacional e isso pode ter influenciado a decisão da Bravo de deixar o estado.

Deve-se lembrar, agora, que a Stellantis – cuja sede regional ficam em Betim – está trazendo a Leapmotor e Carlos Tavares já indicou que pode, sim, produzir carros da marca chinesa no país.

Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, disse ao site Auto Data : “Nossa escolha é pautada em posicionamento geopolítico estratégico, para termos uma unidade industrial que gere cadeia de valor desde a mineração até a transformação destes minérios em materiais e consequentemente em baterias”.

O projeto, que será feito numa área de 400.000 m² doado pela prefeitura, fica a 1h15 de Salvador e a menos de uma hora da fábrica da BYD, porém, a empresa não deverá ser a fornecedora da chinesa, uma vez que a mesma não anunciou nada a respeito.

Ainda assim, o projeto Colossus Cluster, anunciado anteriormente para Minas Gerais, deve atrair a atenção de empresas do setor que estão buscando investir em veículos elétricos no país.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X