A Bahia terá a primeira fábrica de baterias de lítio para carros elétricos da América Latina, segundo anunciado pela empresa Bravo Motor Company Brasil Energy, que mudou seu investimento no país e priorizará as células de energia.
O investimento, anunciado num memorando de intenções junto ao governo da Bahia, será de R$ 1,27 bilhão e a fábrica ficará na cidade de São Sebastião do Passé, na região do Recôncavo, próximo de Camaçari, que já tem a fábrica da BYD.
A Bravo tinha planos de produzir carros elétricos e baterias em Nova Lima, em Minas Gerais, porém, decidiu mudar seus planos no Brasil com alteração do estado a se fixar.
Todavia, divergências políticas e econômicas com o governo mineiro, fizeram a Bravo – cuja sede é na Califórnia – mudar de Minas para a Bahia, onde a intenção da empresa e do governo local é criar um hub de tecnologia de veículos eletrificados.
No ano passado, Romeu Zema, governador das Gerais, disse que os carros elétricos eram uma ameaça à indústria automotiva nacional e isso pode ter influenciado a decisão da Bravo de deixar o estado.
Deve-se lembrar, agora, que a Stellantis – cuja sede regional ficam em Betim – está trazendo a Leapmotor e Carlos Tavares já indicou que pode, sim, produzir carros da marca chinesa no país.
Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, disse ao site Auto Data: “Nossa escolha é pautada em posicionamento geopolítico estratégico, para termos uma unidade industrial que gere cadeia de valor desde a mineração até a transformação destes minérios em materiais e consequentemente em baterias”.
O projeto, que será feito numa área de 400.000 m² doado pela prefeitura, fica a 1h15 de Salvador e a menos de uma hora da fábrica da BYD, porém, a empresa não deverá ser a fornecedora da chinesa, uma vez que a mesma não anunciou nada a respeito.
Ainda assim, o projeto Colossus Cluster, anunciado anteriormente para Minas Gerais, deve atrair a atenção de empresas do setor que estão buscando investir em veículos elétricos no país.
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