
Quando o governo canadense impôs uma sobretaxa de 100% sobre carros feitos nos EUA na guerra tarifária com o governo americano, a Tesla foi a maior prejudicada com queda de 67%, muito em parte por conta do apoio de Elon Musk a Washington.
Agora, a Tesla poderá estar entre as primeiras montadoras americanas a se beneficiar da decisão do governo do Canadá de eliminar as tarifas de 100% sobre veículos elétricos fabricados na China.
Serão 49 mil carros por ano em uma cota que basicamente permite a entrada de veículos elétricos e é aí que a Tesla pode se dar bem, já que tem uma fábrica em Xangai, bem como uma rede de vendas presente no Canadá.

Com taxa de 6,1%, os carros da Tesla feitos na China, como os Model 3 e Model Y, poderão chegar aos canadenses com preços mais competitivos que os dos modelos americanos, que carregam custos e taxas maiores.
Veja também
Todavia, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que a cota poderá atingir 70.000 carros por ano nos próximos cinco anos, porém, o limite de preço será de US$ 35.000 e isso não se aplica à Tesla, que se posiciona bem acima em valor.
Para se beneficiar, a Tesla precisaria colocar versões bem mais em conta no mercado canadense usando os modelos atuais, porém, isso impactaria a imagem da marca num mercado que é íntimo ao dos EUA.

Marcas de carros baratos, como a BYD, a Geely ou mesmo a Chery, poderão se dar muito melhor no Canadá que a Tesla, que ainda é penalizada por si mesma em não oferecer um carro ou uma submarca de baixo custo.
Se seguisse a lógica que muitos atribuem à Tesla, de que se trata de uma marca de “dispositivos móveis”, faria sentido uma submarca de acesso baseada nos carros atualmente feitos, com mudanças profundas em tecnologia e com forte DNA chinês.
Seja como for, atualmente a Tesla tem uma rede de 39 lojas no Canadá, diferente das marcas chinesas citadas, sem qualquer presença no mercado. Isso sem contar o marketing mais ágil da americana no país do norte.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










