Bateria com amperagem maior/menor causa problema?

bateria

Muita gente ainda acha que a bateria de seu carro é fraca e que precisa colocar uma de amperagem maior, a fim de compensar o número de equipamentos elétricos a bordo ou mesmo para garantir uma partida mais vigorosa do motor.

No entanto, será que isso é uma prática correta? Além disso, colocar uma bateria mais fraca em amperes num carro onde originalmente ela deveria ser maior pode trazer danos ao sistema?

Veja a seguir:

Bateria com amperagem maior – os problemas

Em todos os carros, a amperagem correta está especificada no manual do proprietário. E sabemos que devemos obedecer o que o manual do veículo diz, pois ele contém as especificações originais do produto, desenvolvidas junto com o projeto do carro.

Os fabricantes de veículos gastam milhares de horas de pesquisa e testes com o sistema elétrico do carro, inclusive fazendo simulações de interferência eletrônica em bancadas de testes exclusivas para isso.

Isso acontece pois o sistema elétrico do carro apenas funcionará perfeitamente com a amperagem correta, já que o alternador está dimensionado para carregar aquele tipo de bateria.

Como a vida útil de uma bateria varia de dois a três anos, logo será necessário substituir a original. Então, optar por uma amperagem maior ou menor acarretará em problemas potencialmente graves, dependendo da eletrônica a bordo e da proteção do sistema elétrico. Uma sobrecarga pode até explodir o acumulador de energia.

Além disso, existe ainda a questão do tamanho, pois uma bateria maior poderá gerar algum problema na hora da instalação e não caber no local especificado.

No mercado, a bateria mais vendida é de 60 amperes, que chega a ter 70% de participação. Mas nem toda essa participação está de acordo com o que o carro realmente necessita.

O motivo é que muitos compradores e também vendedores acreditam que uma bateria mais potente, ou seja, com mais ampéres, demora mais a descarregar. Dependendo do caso, porém, isso não é verdade e o tempo acaba sendo o mesmo de uma bateria menor.

O alternador precisa ser capaz de recarregar a bateria em tempo suficiente para que o veículo não apresente falhas no funcionamento e no sistema elétrico, porém, só mesmo com o motor funcionando é que isso acontece.

Ou seja, se você colocar, por exemplo, uma bateria de 70 ampéres no lugar de uma que deveria ser de 50 ampéres, pode ser que ela nunca seja carregada completamente, pois o alternador do seu carro foi feito para carregar a bateria de 50 ampéres.

Caso a bateria seja de amperagem muito acima da capacidade do alternador de recarregar, este terá dificuldades em repor a carga ou mantê-la, demorando bem mais do que o especificado em projeto, o que pode acarretar problemas durante o funcionamento de equipamentos.

Bateria com amperagem menor – os problemas

partida

Basicamente, o que acontece é o seguinte: bateria com amperagem menor que a original poderá fazer com que haja dificuldade na partida, já que o projeto do carro foi dimensionado para uma amperagem maior.

Isso sem dúvida é um problema grave, ainda mais em dias frios, onde a ignição geralmente é mais afetada pela baixa temperatura.

Por conta disso, o importante é sempre trocar a bateria original por uma equivalente. Se o carro foi comprado usado e ela veio com uma de amperagem muito maior, mesmo que aparentemente não apresente problemas, melhor trocar por uma equivalente a original quando a vida útil terminar.

Comprando uma bateria nova

baterias loja

Alguns carros possuem um sistema que bloqueia a partida quando a bateria chega ao fim da vida. De uma hora para outra, o carro não pega mais, embora alguns sinais possam ser verificados antecipadamente, como dificuldade em dar a partida ou luzes fracas.

Geralmente isso acontece na maioria dos automóveis. Abrindo o capô, a própria bateria (selada, pois não são mais vendidas células que precisam de reposição de água destilada) indica por meio de um líquido se a mesma está boa ou ruim.

Geralmente o indicador é verde para funcionamento normal e preto para fim da vida útil.

Então, o negócio é identificar a posição dos polos na bateria instalada no carro e a amperagem da mesma, se for original. Se não for, consulte o manual do proprietário para ver qual é a capacidade em Ah (ampere/hora).

Atente também ao tamanho da bateria, seja em largura, altura e comprimento. No mercado, tanto em supermercados quanto em lojas de autopeças ou baterias, verifique se os parâmetros observados são os mesmos.

Baterias muito baratas também não indicam boa qualidade, pois as melhores geralmente são mais caras. Toda bateria tem o selo de qualidade do Inmetro, então verifique isso também.

O tempo de garantia precisa ser observado, assim como o termo de garantia na hora da compra, pois em caso de problemas, você não terá de comprar uma bateria nova, algo que não é barato, pois os preços variam geralmente entre R$ 250 e R$ 350.

Ainda na garantia, observe o que a cobertura cobre, tal como sobrecarga, e o que anula a garantia do produto. Algumas pessoas buscam baterias originais usadas pelos fabricantes de veículos, o que é possível fora da rede autorizada.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X