
A Renault apresentou oficialmente a nova Trafic E-Tech Electric durante o Salão Solutrans 2025, revelando a versão elétrica de sua tradicional van comercial.
Visualmente, a novidade mantém o mesmo estilo da Flexis Panel Van, mas se diferencia pelo logo iluminado da Renault na dianteira, ladeado por guias de LED e setas finas.
Os faróis ficam posicionados mais abaixo no para-choque, e o desenho geral segue um padrão robusto, com para-lamas acentuados, portas traseiras assimétricas e detalhes funcionais como maçanetas embutidas e molduras plásticas nos para-choques.
A nova Trafic E-Tech Electric será oferecida em duas versões: L1, com 4.870 mm de comprimento e capacidade de carga de 5,1 m³, e L2, que traz entre-eixos alongado em 400 mm e capacidade de 5,8 m³.
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Ambas têm altura de 1.900 mm, permitindo acesso a estacionamentos subterrâneos, e comportam pallets padrão europeu nas portas laterais deslizantes.
Por dentro, a van acomoda até três ocupantes e traz um painel em forma de tubo, volante de três raios, diversos compartimentos e bancos com revestimento em tecido “jeans azul Zeta”, com detalhes em cinza e costuras contrastantes.
O painel de instrumentos digital tem 10 polegadas, enquanto a central multimídia openR evo, inclinada para o motorista, mede 12 polegadas.
Esse sistema inclui navegação adaptada ao tamanho e peso da van, evitando rotas inadequadas, além de planejador de rotas elétricas e opção de integração com Google Built-in via atualização remota sob demanda.

A motorização é composta por um motor traseiro que entrega 204 cv (150 kW) e 34,9 kgfm de torque, montado sobre uma plataforma tipo skate.
A van terá inicialmente uma bateria de níquel-manganês-cobalto que garante até 450 km de autonomia no ciclo WLTP.
Depois, será lançada uma versão mais acessível com bateria LFP (ferro-lítio), voltada para uso urbano, com alcance estimado em até 350 km.
Com tecnologia de 800V, a Trafic E-Tech pode carregar de 15% a 80% em cerca de 20 minutos, algo incomum para veículos comerciais desse porte.

A van também oferecerá capacidades de Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G), permitindo alimentar equipamentos externos e até devolver energia para a rede elétrica.
Entre os destaques técnicos, a Renault afirma que o raio de giro é comparável ao de um Clio, o que facilita manobras em centros urbanos.
O modelo será produzido na fábrica de Sandouville, na França, ao lado da versão a combustão, com início da fabricação previsto para o final de 2026.
Além do furgão, a linha Trafic elétrica contará com variantes como chassi cabine, plataforma, basculante, caçamba e baú — ampliando a versatilidade da linha para atender diferentes perfis profissionais.

Com mais de 23% de materiais reciclados na composição e foco na eficiência operacional, a nova Trafic E-Tech Electric representa o avanço da Renault no segmento de utilitários sustentáveis.
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