*Destaque BMW Linha 2020 Sedãs Segredos-Flagras

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

O BMW 320i 2021 é oferecido no Brasil como parte da gama da BMW Série 3 2021, que tem um total de cinco versões, todas fabricadas em Araquari-SC e com tecnologia Flex.


Com preços a partir de R$ 226.950, o BMW Série 3 é um dos carros de luxo mais vendidos do país.

BMW Série 3 – história

Sucessor da série 02, que por sua vez era uma variante da New Class (Neue Klass) do começo dos anos 60, que salvou a BMW da falência certa, a Série 3 surgiu em 1975. Conhecida como E21, a primeira geração do modelo teve mais de 1,36 milhão produzido e basicamente foi produzido em Munique, na então Alemanha Federal, embora tenha sido feito por pouco tempo na Malásia também.

O BMW Série 3 E21 só estava disponível com carroceria sedã de duas portas, mas ganhou uma versão conversível feita pelo encarroçador alemão Baur, que já havia feito o mesmo com New Class e Série 02. Essa variante do E21 durou apenas três anos.

O modelo teve dois motores, sendo o M10 de quatro cilindros de 1.6 a 2.0, enquanto o M20 tinha seis cilindros em linha com 2.3 litros de 141 cv.

Após sete anos, o E21 foi substituído pelo lendário E30, que teve vida longa na gama da BMW, vivendo até 1992. Agora já como um sedã de quatro portas, o BMW Série 3 de segunda geração também ganhou uma versão perua (Touring) e um cupê duas portas, bem como conversível, agora feito de forma oficial.

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

A geração é lembrada por ter sido a primeiro com o icônico M3, o esportivo com motor de seis cilindros 3.2 com 197 cv, que alcançou 235 cv na versão Sport Evo.

A gama de motores foi bem ampliada e incluiu pela primeira vez um propulsor diesel, um 2.4 de seis cilindros de 114 cv. Havia também blocos de seis cilindros de 2.0 a 2.7 litros, além dos quatro cilindros de 1.6 a 2.5 litros, pertencentes a três famílias diferentes.

Depois de uma dúzia de anos, o BMW Série 3 E30 saiu de cena para a geração que chegaria finalmente ao Brasil, a E36.

Um dos mais belos carros da BMW em sua história, o BMW Série 3 E36 chegou dois anos antes do E30 sair de cena, já que este era feito na Alemanha e também na África do Sul, onde ficou dois anos a mais.

O E36 internacionalizou a produção do modelo, passando a ser feito também em Regensburg, Alemanha, bem como México, EUA e Egito. No Brasil, os primeiros que chegaram vinham do mercado americano, mas na importação oficial, eles chegavam da Alemanha.

Originalmente, o BMW Série 3 E36 teve três carrocerias: sedã, cupê e conversível. A perua Touring deixou a gama nessa geração. Mas, em 1993, surgiu uma variante menor e com duas portas, chamada Série 3 Compact.

O modelo se tornou bastante popular por ser a versão mais barata do luxuoso alemão, que chegou a ser usado no Brasil como carro de auto-escola. A geração E36 teve motores de 1.6 a 1.9 litro na gama de quatro cilindros e de 2.0 a 3.2 com seis em linha, sendo o 2.5 de 192 cv o mais popular, especialmente no Brasil.

Com diesel, o Série 3 E36 ganhou um quatro cilindros 1.7 litro. O M3 continuou, assim como surgiu o roadster Z3, derivado da mesma plataforma, mas com outro design. Em 1998, surge então a geração E46.

Ela também manteve o hatch duas portas Compact, mas trouxe de volta a perua Touring.

O modelo passou a ser feito também em Leipzig, Alemanha, bem como China, Indonésia, Malásia e Rússia, além de África do Sul e Egito. Em termos de motor, ganhou um seis cilindros 3.0 e V8 4.0 no M3. De 2005 a 2013, a BMW produziu o E90.

O modelo foi produzido no México novamente, assim como em duas plantas na Malásia e Índia. Foi a geração que mais utilizou a gama de motores N, a última aspirada antes da atual linha B.

Por fim, a geração atual foi desmembrada nas variantes F30 (sedã), F31 (perua), F34 (fastback Gran Turismo) e F35 (versão longa chinesa). Os F32 e F33 são as versões cupê e conversível, que foram rebatizadas de Serie 4.

Dessa, espera-se ainda o F36, o chamado Gran Coupé com quatro portas.

Além de parte da gama ainda usar o motor N, é o B seu principal propulsor. É o primeiro Série 3 a usar motor de três cilindros, o 1.5 TwinPower Turbo. O F30 ganhou uma versão híbrida ActiveHybrid e o híbrido plug-in 330e iPerformance, que tem autonomia de 23 km.

O F30 foi a primeira geração do Série 3 a ganhar motor Flex, no caso o B48 2.0 TwinPower Turbo com 184 cv ou 245 cv. Também passou a ser feita no Brasil (Araquari-SC) e Tailândia (Rayong).

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021 – detalhes

O BMW 320i 2021 mudou mais profundamente em agosto de 2019, quando chegou com novo visual, mais equipamentos e com proporções maiores.

Com um design que lembra o modelo anterior, o BMW 320i 2021 teve mudanças visuais na dianteira especialmente na nova grade e nos faróis. Na parte traseira, ele apresenta uma tampa do porta-malas e um para-choque com novos desenhos, além de uma lanterna mais moderna e estilosa.

O que talvez seja mais difícil de notar olhando para o sedã alemão, mas que é um fator importante, são suas novas medidas. Em todos os aspectos, ele ficou maior que o antecessor, sendo 76 milímetros mais longo (com 4,70 m de comprimento), 16 mm mais largo (1,82 m), 6 mm mais alto (1,43 m) e 41 mm maior no entre-eixos (2,85 m). O porta-malas, porém, diminuiu de 480 para 365 litros.

No interior, os ocupantes do novo BMW 320i 2021 verão um ambiente mais sofisticado, com uso de alumínio e couro. O interior também ficou mais moderno, com painel de instrumento digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas e outros itens que a geração anterior não tinha.

Com linhas elegantes, o sedã vem com rodas aros 18 ou 19 polegadas, esta última na versão M Sport. Na traseira, escape duplo cromado. No M Sport, o pacote aerodinâmico é mais agressivo e esportivo.

O BMW 320i 2021 vem com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com 184 cv e 30,6 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de 8 velocidades.

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021 – novidades

As principais novidades do BMW 320i 2021 estão em suas novas medidas, como destacamos acima, no visual reformulado e na nova lista de equipamentos.

A condução do modelo ficou mais prazerosa e confortável em sua nova geração. Entre os equipamentos, o sedã oferece sistema de estacionamento automático e o Reversing Assist, um sistema interessante que refaz em marcha ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, ideal para a condução em vias mais apertadas.

Outro equipamento disponível é o BMW Driving Assistant, que vem com uma série de sistemas, como assistente de mudança de faixa, assistente de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado, prevenção de colisão traseira e aviso de ponto-cego e aproximação de veículos.

Dependendo da versão, o BMW 320i 2021 conta com o novo BMW Comfort Access 2.0. Com esse equipamento, basta se aproximar do veículo com a chave no bolso para acionar uma série de funções. A três metros, as luzes de boas-vindas se acendem, e a um metro e meio, as portas se destrancam. Para travá-lo, basta se afastar dois metros. Além disso, a abertura do porta-malas pode ser feita pela aproximação do pé do para-choque traseiro.

Outras funções interessantes são a central multimídia com controle por voz e gestos, o Assistente Pessoal Inteligente BMW com comandos de voz, o BMW ConnectedDrive (que fornece dados do trânsito em tempo real, além de outras informações), entre outros.

A linha 2021 do BMW 320i está disponível nas versões Sport, Sport GP e M Sport, todas com o mesmo motor 2.0 turbo de 184 cv, mas com diferenças no pacote de equipamentos, como destacamos mais abaixo.

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021 – versões

  • BMW 320i Sport 2021
  • BMW 320i Sport GP 2021
  • BMW 320i M Sport 2021

BMW 320i 2021 – equipamentos

BMW 320i Sport 2021 – Motor 2.0 TwinPower Turbo de 184 cv e 30,6 kgfm com câmbio automático de oito marchas, mais ar condicionado automático digital com controle de três zonas; iluminação ambiente interna; pacote interno de conveniência; rodas de liga leve V spokearo 18; volante esportivo em couro acabamento interno em Alumínio Mesheffect; acabamento externo BMW Individual em High-glossShadow Line; pacote Sport; revestimento dos bancos em Sensatec; retrovisores externos com declinação e rebatimento; retrovisor interno com função anti-ofuscante; bancos com ajustes elétricos; bancos dianteiros esportivos; ajuste de lombar para motorista e passageiro; monitoramento da pressão dos pneus; pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat; transmissão automática esportiva com shift paddle; controle de cruzeiro; faróis de neblina em LED; faróis full-LED; Parking Assistant; serviços de Concierge; serviços remotos; chamada de emergência inteligente; BMW Teleservices; serviços ConnectedDrive e Pacote Connected.

BMW 320i Sport GP 2021 – Itens acima, mais preparação para Apple CarPlay; sistema de som HiFi; teto solar elétrico; sistema Driving Assistant; BMW Comfort Access 2.0; pacote Connected Professional (substitui pacote Connected), sistema BMW Live Cockpit Professional e Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant).

BMW 320i M Sport 2021 – Itens acima, mais Pacote M Sport; roda de 19 polegadas M Double Spoke (substitui roda de 18 polegadas); controle de cruzeiro adaptativo (substitui controle de cruzeiro); cinto de segurança M Sport; direção esportiva variável; revestimento do teto em Anthracite; suspensão M Sport e sistema de som surround Harman Kardon (substitui sistema de som HiFi).

BMW 320i 2021 – preços

  • BMW 320i Sport 2021 – R$ 226.950
  • BMW 320i Sport GP 2021 – R$ 239.950
  • BMW 320i M Sport 2021 – R$ 259.950

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021 – motor

Uma nova geração de motores chamada B agora é a base de propulsores que a BMW possui agora. Essa linha inclui no BMW 320i basicamente o motor B48 2.0 TwinPower Turbo. No exterior, porém, o sedã mais vendido da marca alemã conta com uma variedade muito maiores de propulsores, incluindo o pequeno de três cilindros B38 1.5 TwinPower Turbo de 136 cv ou 116 cv no diesel.

Com resposta surpreendente, mesmo em baixos giros, o propulsor é oferecido em todas as versões no BMW 320i 2021, com 184 cv a 5.000 rpm e 30,6 kgfm a 1.350 rpm.

Esses propulsores possuem injeção direta de combustível e o controle variável das válvulas, incluindo o duplo-VANOS, além de turbocompressor com intercooler e tecnologia flex, mas com ênfase na eficiência maior do derivado de petróleo, projeto original do motor.

O BMW 320i 2021 tem somente caixa de transmissão automática de oito marchas da ZF, com posicionamento longitudinal.

No sedã bávaro, ela provê tração nas rodas traseiras através de eixo cardã e diferencial traseiro de deslizamento livre, que envia a energia para as rodas através de semieixos articulados.

BMW 320i 2021 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • BMW 320i 2021 – 7,1 segundos e 240 km/h

O BMW 320i 2021 é equipado com um motor 2.0 TwinPower Turbo ActiveFlex, que desenvolve 184 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, a 1.350 rpm, com câmbio automático de oito marchas.

Segundo dados da marca, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcançar velocidade máxima de 240 km/h. O consumo médio fica em 11,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Aproveitando bem o torque em baixas rotações, o BMW 320i 2021 tem excelente dinâmica de condução, com direção bem direta e confortável, além de suspensão dianteira McPherson com braços de alumínio e eixo traseiro multilink.

Graças ao uso de aços de ultra resistência, o sedã alemão tem carroceria bem rígida e estável, garantindo conforto, segurança e prazer ao dirigir. O câmbio automático de oito marchas, feito pela ZF, tem engates precisos e suaves, garantindo respostas das mais variáveis, dependendo do modo de condução.

Com Start&Stop e sistema de regeneração de energia, o BMW 320i 2021 apresenta um bom nível de eficiência, além de oferecer performance mais do que necessária para o dia a dia. O nível de ruído a bordo é muito bom, bem como o espaço para quem vai atrás.

Os freios também atendem completamente a proposta do sedã feito em Santa Catarina. Tudo isso e um nível de qualidade na construção sem questionamentos, fazem da atual geração F30 do modelo, um dos sedãs de luxo mais requisitados.

BMW 320i 2021: preço, motor, equipamentos, novidades (e versões)

BMW 320i 2021 – consumo

Cidade

  • BMW 320i 2021 – 11,5 km/litro na gasolina

Estrada 

  • BMW 320i 2021 – 12,5 km/litro na gasolina

BMW 320i 2021 – manutenção e revisão

Sem um programa de manutenção e revisão baseado em revisões pré-definidas, tais como a cada 10.000 km, por exemplo, a BMW se baseia na tecnologia CBS (Condition Based Services), que vai a bordo dos automóveis.

Ela permite monitorar de forma remota e constantemente o estado de alguns componentes, entre eles óleo de motor e fluidos dos veículos, informando com quatro semanas ou 2.000 quilômetros de antecedência, quando uma manutenção é necessária.

Os pacotes de manutenção da BMW são divididos em dois, podendo ser utilizados pelo cliente, exclusivamente, na primeira e na segunda manutenção, sendo estas indicadas pelo sistema CBS (Condition Based Service) no display central do veículo.

O pacote BMW Maintenance 1 inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, mão de obra e leitura da chave e reset do CBS.

O pacote BMW Maintenance 2 ActiveFlex (há outro para motores exclusivamente a gasolina) inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, troca do filtro de combustível, troca do microfiltro do ar-condicionado, substituição da bateria da chave, mão de obra, leitura da chave e reset do CBS.

Veja também tudo sobre a BMW X1.

BMW 320i 2021 – ficha técnica

Motor

2.0 Turbo

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1998

Válvulas

16

Taxa de compressão

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 184 cv @ 50400 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 30,6 kgfm @ 1350 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 8 marchas

Tração

Tipo

Traseira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco ventilado

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

225/45 R18 ou 225/40 e 255/35 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4709

Largura sem retrovisores (mm)

1827

Altura (mm)

1435

Distância entre os eixos (mm)

2851

Capacidades

Porta-malas (litros)

365

Tanque (litros)

59

Carga útil (kg)

590

Peso em ordem de marcha (kg)

1460

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,24

BMW 320i 2021 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email