
A BMW resolveu deixar claro que não pretende ficar para trás na corrida global pelos carros elétricos.
Em uma entrevista concedida à CNBC antes do Salão de Munique, que acontece na próxima semana, o CEO da montadora alemã, Oliver Zipse, revelou a estreia mundial do iX3 — o primeiro SUV 100% elétrico baseado na nova e ambiciosa plataforma Neue Klasse.
O modelo inaugura uma nova geração de veículos que promete transformar a forma como os carros da BMW são desenvolvidos, produzidos e dirigidos.
Segundo Zipse, o iX3 é o resultado de um projeto de cinco anos e representa o maior investimento já feito pela marca em um único produto. Mas ele garante: esse é só o começo.
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A Neue Klasse traz uma revolução no conceito de arquitetura digital da BMW, com um “supercérebro” capaz de substituir diversos sistemas de hardware por um único computador central.
A montadora afirma que esse novo sistema de controle tem mais de 20 vezes a capacidade de processamento dos veículos atuais. Isso significa que todas as funções do carro — do ar-condicionado ao entretenimento, passando pela direção autônoma — estarão integradas e otimizadas.
Essa aposta em digitalização não vem por acaso. Enquanto marcas como Tesla e gigantes chinesas como Xpeng e BYD dominam o mercado de veículos definidos por software, as montadoras europeias tradicionais correm para tentar recuperar o tempo perdido.
A BMW não quer apenas acompanhar, mas retomar a liderança tecnológica com essa nova geração.

Além do iX3, a BMW planeja lançar mais de 40 modelos novos ou atualizados até 2027, todos aproveitando as tecnologias desenvolvidas para a Neue Klasse.
É uma ofensiva global pensada para reforçar o posicionamento da marca em mercados estratégicos, sem a pretensão de competir em todos os segmentos.
“O mercado chinês é extremamente competitivo, especialmente em preços, com muitos novos jogadores entrando. Mas nós não precisamos estar em todos os segmentos”, afirmou Zipse.
Ele destacou que a BMW possui cerca de 3% do mercado global e pretende usar sua força de marca como diferencial.

Segundo o executivo, o verdadeiro trunfo da empresa está na confiança que a marca inspira. “BMW é uma promessa. Prometemos a mais alta qualidade, tecnologia de ponta e foco total no cliente. Isso é o que nos diferencia”, declarou.
As ações da BMW acumulam alta de aproximadamente 13% no ano, refletindo o otimismo do mercado com a nova estratégia da montadora.
Agora, com o lançamento do iX3 e a chegada definitiva da Neue Klasse, a BMW dá início a um novo capítulo — e tenta garantir seu espaço em um cenário dominado cada vez mais por software, conectividade e inteligência artificial.
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