BMW cogita matar seus cupês e fãs temem adeus definitivo aos esportivos de verdade

bmw m850 heritage edition (3)
bmw m850 heritage edition (3)

Um dos estilos mais icônicos da história da BMW pode estar com os dias contados.

Os tradicionais cupês de duas portas — responsáveis por definir parte da identidade esportiva da marca — estão ameaçados.

De acordo com novas declarações da alta cúpula da fabricante alemã, o futuro das versões cupê das Séries 2, 4 e 8 ainda está sendo avaliado e pode depender mais de números financeiros do que de paixão automotiva.

A informação foi revelada em entrevista de Bernd Koerber , vice-presidente sênior de marca e gestão de produto do BMW Group.

Veja também

Segundo ele, ainda não há uma decisão definitiva sobre a continuidade desses modelos.

bmw m850 heritage edition (4)
bmw m850 heritage edition (4)

“Estamos avaliando a sucessão dos cupês. Nada está decidido”, afirmou.

Apesar da incerteza, Koerber reforça que a BMW ainda é feita por “amantes de carros” e tentará encontrar caminhos para manter os cupês vivos — mas admite que “em algum momento, também precisa fazer sentido econômico”.

O problema é que os números não têm sido gentis com os dois-portas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Série 4 vendeu cerca de 42 mil unidades no último ano.

Mas esse número inclui as versões Gran Coupé de quatro portas e até mesmo o i4, totalmente elétrico.

bmw m2 cs 2
bmw m2 cs 2

Quando se excluem essas variações, os números despencam para pouco mais de 19 mil — e uma parcela ainda menor representa os cupês de fato.

O caso do Série 8 é ainda mais crítico. Com apenas 5.345 unidades vendidas em 2023, boa parte também da versão Gran Coupé, fica claro que a linha topo de linha da BMW perdeu força no mercado.

O M8 cupê, por exemplo, já foi descontinuado nos EUA, e rumores apontam que a produção global será encerrada até 2026.

Mesmo assim, a BMW tenta alternativas para preservar seu DNA esportivo.

Uma delas é a aposta em modelos extremamente exclusivos, como os conceitos Skytop e Speedtop, que custam até US$ 500 mil e permitem que a marca explore formatos e designs em plataformas já existentes.

bmw m4 cs edition vr46 (4)
bmw m4 cs edition vr46 (4)

No entanto, essas versões limitadas têm mais função de vitrine do que de volume de vendas.

Atualmente, o Série 4 acaba de receber um facelift, o que indica mais alguns anos de vida útil.

Já o Série 2 ainda aguarda sua reestilização de meia-vida, e segundo informações internas, a versão M2 deve seguir em produção até 2030. Ou seja, ainda há tempo antes de qualquer anúncio mais drástico.

A história dos cupês na BMW é antiga. O primeiro carro da marca, o Dixi 3/15 de 1927, já era um modelo de duas portas.

Desde então, vieram lendas como o 2000 CS, o M1, o E31 Série 8 e tantos outros que ajudaram a consolidar a imagem da BMW como referência em esportividade e luxo.

Mas em tempos de SUVs dominando vendas e elétricos ganhando espaço, os cupês parecem lutar contra a corrente.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.