
A BMW apresentou oficialmente o iX3, o primeiro modelo de produção da nova era Neue Klasse, durante o Salão IAA Mobility, em Munique.
O SUV 100% elétrico marca o início de uma renovação profunda na linha da marca, não apenas no design, mas também na integração tecnológica.
No entanto, a montadora deixou claro: mesmo com o novo capítulo elétrico, os motores a combustão continuam firmes e fortes no futuro da empresa.
Além do iX3, a marca também revelou um protótipo camuflado do futuro i3 sedan — também 100% elétrico — com lançamento previsto para o fim de 2025.
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E embora o visual futurista e o pacote tecnológico chamem atenção, a BMW insiste que sua estratégia continuará sendo de “abertura tecnológica”, ou seja, sem abandonar os motores tradicionais.

Quem reforça esse posicionamento é Joachim Post, membro do conselho da BMW e um dos principais nomes por trás do desenvolvimento da plataforma Neue Klasse desde 2021.
Em entrevista ao portal CarExpert, Post foi direto ao criticar a União Europeia pela proposta de banir completamente os carros a combustão até 2035. Para ele, a medida ignora completamente a realidade do mercado e as dificuldades logísticas da transição para os elétricos.
“É estúpido fazer isso dessa forma. Não estão ouvindo os consumidores, nem analisando como está a infraestrutura de recarga ou os preços da energia. Dá para matar uma indústria assim”, disparou o executivo.
Segundo ele, o cliente é quem deve ter a palavra final. E, como a BMW é uma marca global, não faz sentido criar estratégias baseadas exclusivamente nas exigências de uma única região.

Ele lembra que diversas montadoras estão voltando atrás em planos de eletrificação total e optando por manter motores a combustão e híbridos atualizados por mais tempo.
Mesmo com o foco atual nos EVs, como o novo iX3, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2026, a BMW já trabalha na próxima geração do Série 3 com motor a combustão, prevista para estrear no fim de 2026.
O objetivo é claro: oferecer versões elétricas e convencionais com design e tecnologia de ponta, sem comprometer nenhuma das duas opções.
Um exemplo dessa filosofia está no novo sistema Panoramic iDrive, que será adotado em todos os modelos da marca, independentemente da motorização. Isso inclui as melhores telas, sistemas de assistência ao condutor e conectividade.
Nada será exclusivo dos elétricos, porque, segundo Post, o cliente não deve ser “subornado” a escolher um EV por falta de recursos nos modelos a combustão.
Em meio a um cenário de recuos estratégicos e pressão política, a BMW se posiciona como uma marca que quer ditar seu próprio ritmo na transição energética. A Neue Klasse é, sim, o futuro — mas não apenas elétrico.
E enquanto o consumidor continuar comprando carros a combustão, a marca de Munique promete seguir entregando exatamente isso.
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