BMW culpa a China pelo exagero de suas grades frontais: “Querem ainda maiores”

bmw xm (1)
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A era das grades gigantescas da BMW — apelidadas de “super rins” pelos fãs e críticos — parece finalmente estar chegando ao fim.

Com a chegada da nova geração de modelos elétricos da marca, a linha Neue Klasse, a montadora alemã dá sinais de que pretende suavizar um dos elementos mais polêmicos do seu design recente.

A mudança, no entanto, não vem acompanhada de um pedido de desculpas.

Pelo contrário: segundo Adrian van Hooydonk, diretor de design do BMW Group, a empresa não vê problema nas escolhas que fez até aqui.

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Durante uma conversa com jornalistas no lançamento do novo SUV iX3, o executivo foi direto ao ser questionado se as grades exageradas foram longe demais.

bmw xm (2)
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“Depende de onde você está no mundo. Em certos lugares, como a China, elas ainda são muito bem-vindas”, afirmou.

Van Hooydonk explicou que a BMW acompanhou todos os comentários negativos que pipocaram nos últimos anos — especialmente após o lançamento de modelos como o M3, Série 7 e o controverso XM —, mas não viu reflexo nas vendas.

“Na verdade, aconteceu o oposto. Nunca vimos impacto negativo nos números”, disse.

A resposta pode soar desconcertante para quem torceu o nariz (literalmente) para os super rins da marca, especialmente no Ocidente.

bmw 760i desvalorizacao (1)
bmw 760i desvalorizacao (1)

Na internet, o design frontal dos BMWs mais recentes virou meme, alvo de piadas e listas de “piores designs automotivos”. Ainda assim, a empresa jura que os compradores aprovaram — ou, ao menos, não se importaram o suficiente para desistir da compra.

O argumento de que o gosto do consumidor chinês teria influenciado o design global da marca também levanta dúvidas.

Apesar de alguns modelos locais como o Zeekr 009 e SUVs da BYD ostentarem grades chamativas, a tendência dominante tanto na China quanto no Ocidente parece caminhar para linhas mais limpas, elementos de iluminação marcantes e um visual minimalista.

A justificativa, portanto, soa mais como uma tentativa de desviar da crítica do que uma explicação coerente.

bmw serie 5 2010 transformada em 2024 (1)
bmw serie 5 2010 transformada em 2024 (1)

Apesar da defesa enfática do passado recente, van Hooydonk reconhece que a BMW agora pretende dar “um passo maior” em termos de linguagem visual. Segundo ele, o maior risco seria não mudar o suficiente.

E é aí que entra a Neue Klasse: uma nova abordagem de design que, embora ainda mantenha certos elementos marcantes (como para-lamas musculosos e para-choques angulados), busca se distanciar do excesso que marcou os últimos anos.

Para os puristas e fãs da marca, é um alívio.

O novo iX3, por exemplo, já apresenta proporções mais elegantes e uma grade frontal mais comedida, embora ainda distinta. E há grande expectativa em torno do futuro i3 da nova geração — um modelo que pode consolidar essa virada estética.

Se o arrependimento não veio em palavras, ao menos veio em forma de novos traços. E, pelo visto, a BMW está pronta para deixar o meme da grade gigante no passado.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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