BMW desafia a indústria e surpreende fãs com planos para manter o câmbio manual vivo por um bom tempo

bmw m3 cs touring 12
bmw m3 cs touring 12

Durante décadas, o slogan “a máquina de dirigir definitiva” da BMW foi sinônimo de carros com tração traseira e câmbio manual.

Mas os tempos mudaram.

Com a indústria cada vez mais voltada para SUVs, automatizações e eletrificação, o espaço para esportivos com câmbio tradicional diminuiu.

Quando o atual M2 foi lançado em 2023, muita gente achou que ele seria o último suspiro dos manuais da marca bávara. Mas talvez essa marcha ainda tenha chão pela frente.

Sylvia Neubauer, vice-presidente da divisão M da BMW, trouxe esperança aos puristas em entrevista recente ao BMW Blog .

bmw m3 cs touring 2
bmw m3 cs touring 2

Segundo ela, não há planos para eliminar o câmbio manual da atual linha de modelos e, mais importante, não está descartado que ele continue sendo oferecido em futuras gerações.

A declaração ecoa o espírito apaixonado da divisão M, que parece disposta a lutar até o fim para preservar essa conexão visceral entre carro e motorista.

Neubauer afirmou que a marca estuda trazer o câmbio manual para mercados específicos, sempre em volumes limitados, baseando-se no desejo dos entusiastas.

Ela reforça que a equipe M é composta por engenheiros igualmente apaixonados, que tentarão manter essa opção viva sempre que for tecnicamente possível.

bmw m2 cs 5
bmw m2 cs 5

Atualmente, os únicos modelos manuais oferecidos pela BMW são os M2, M3/M4 e, mais recentemente, o Z4 2025.

Mas essa lista deve encolher em breve: o Z4 sairá de linha em 2026 e, ao que tudo indica, a próxima geração do M3 não oferecerá a terceira pedalada.

O atual M2 deve durar até 2029, deixando um ponto de interrogação no ar: o que virá depois?

O maior desafio pode não ser apenas o interesse do público, mas a cadeia de fornecimento.

bmw m2 cs (1)
bmw m2 cs (1)

Com cada vez menos fabricantes de componentes voltados para transmissões manuais, manter uma linha ativa se torna logisticamente complexo e financeiramente questionável.

Ainda assim, se depender da BMW M e de sua base fiel — especialmente nos Estados Unidos —, o câmbio manual ainda não está pronto para ser engatado pela última vez.

Enquanto concorrentes como Audi e até mesmo a Mini (curiosamente parte do grupo BMW) já abandonaram de vez essa opção, a marca bávara segue firme em sua missão de preservar o prazer de dirigir.

E mesmo que a eletrificação continue a avançar, talvez ainda haja espaço para quem insiste em trocar marchas com as próprias mãos.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.