BMW diz que seus clientes não usam mais o Apple CarPlay: só serve para mensagens e música

apple carplay tela2
apple carplay tela2

Durante anos, Apple CarPlay foi a solução mágica para escapar dos sistemas multimídia confusos e mal projetados oferecidos pelas montadoras.

Foi, pois, segundo a BMW , essa história está começando a mudar.

A fabricante alemã divulgou dados de uso coletados em 10 milhões de veículos conectados e a conclusão é surpreendente: cada vez mais motoristas estão voltando a utilizar o sistema nativo de navegação, deixando o CarPlay apenas para funções pontuais, como mensagens e música.

Mas… será que essa afirmação é realmente verdadeira?

Veja também

A revelação veio de Stephan Durach , vice-presidente sênior de desenvolvimento de interface e experiência do usuário da BMW, que explicou como os dados mostram o comportamento dos motoristas em diferentes condições de direção.

apple carplay tela
apple carplay tela

Segundo ele, embora muitos continuem com o telefone conectado via CarPlay, o uso principal está migrando de volta para o sistema da própria BMW — especialmente em relação à navegação.

A mudança de hábito pode parecer contraditória à primeira vista, mas faz bastante sentido quando analisamos a evolução dos sistemas embarcados.

No passado, a navegação dos carros era lenta, pouco intuitiva e exigia atualizações manuais de mapas — algo que o Google Maps e o Apple Maps faziam de maneira automática e muito mais prática.

Apple CarPlay Ultra cluster radio
Apple CarPlay Ultra cluster radio

Mas com a chegada dos carros conectados, essas atualizações agora são feitas pela própria montadora, sem necessidade de pendrives ou visitas à concessionária.

Além disso, os sistemas nativos começaram a oferecer integração com dados do próprio veículo — algo que o CarPlay simplesmente não consegue acessar.

Em veículos elétricos, por exemplo, o navegador da montadora pode calcular rotas com base na autonomia restante, sugerir paradas em carregadores e priorizar trajetos mais eficientes, enquanto o CarPlay ainda depende de pesquisas manuais em aplicativos como ChargePoint ou PlugShare.

Outro ponto importante é a exibição das direções em telas como o painel de instrumentos ou o head-up display.

Poucos sistemas permitem que as rotas do CarPlay sejam mostradas nessas áreas, o que compromete a experiência de navegação integrada e tira vantagem de recursos visuais que já fazem parte do carro.

Embora ainda seja uma ferramenta útil para mensagens e streaming de música, o CarPlay parece estar perdendo o posto de favorito quando o assunto é navegação.

Em outras palavras, os motoristas estão voltando para os sistemas das montadoras pelos mesmos motivos que os abandonaram no passado: conveniência, funcionalidade e integração com o carro.

Se a tendência se confirmar, pode ser o início de uma nova fase na disputa pela central multimídia. E, a menos que a Apple consiga um nível de integração mais profundo com os veículos, talvez ela precise repensar sua estratégia.

Pois quem está ao volante quer algo que funcione bem — e que funcione melhor do que o que já está ali.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.