O hidrogênio é considerado o combustível do futuro e alguns fabricantes estão desenvolvendo ainda a tecnologia de células de combustível para uso dessa nova matriz energética, resultando em somente água no processo.
BMW e Toyota são duas das marcas que mais apostam no hidrogênio em células de combustível, mas a parceria já vem de muitos anos e no momento, apenas o Mirai continua como um produto regular usando essa fonte de energia.
Agora, os dois fabricantes renovaram a aliança em prol do hidrogênio, segundo o jornal japonês Nikkei Asia.
A BMW divulgou uma nota: “O BMW Group e a Toyota Motor Corporation vêm trabalhando juntos há vários anos em células de combustível e outras tecnologias com o objetivo comum de oferecer outra solução de mobilidade com emissão zero.
Por ora, nenhuma informação adicional foi divulgada, mas o hidrogênio tem sido mais usado pela Toyota a bordo do Mirai, usando as células de combustível com uma tecnologia altamente cara e complexa.
As células de hidrogênio no momento estão sendo mais usadas em comerciais leves que em automóveis, com empresas como a Stellantis já dispondo de vans de suas marcas com células e cilindros de alta pressão.
Numa reação química, oxigênio e hidrogênio combinados nas células resulta em eletricidade, enviada diretamente para bateria que assim alimenta o motor elétrico. O processo eletroquímico resulta em água e não emite CO₂.
Todavia, a infraestrutura para abastecimento de hidrogênio é cara, complexa e necessita de maior preocupação com segurança. Nos EUA, em especial na Califórnia, o fornecimento de hidrogênio também está em causa.
De qualquer forma, o hidrogênio se mostra mais importante para a Toyota, que agora também quer usar como combustível em motores a combustão. O GR Corolla e outros modelos já testam o combustível como gás natural.
No Brasil, os investimentos em hidrogênio verde seguem seu curso, mas ainda é muito cedo para implementação prática.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!