BMW e Toyota reforçam aliança para colocar hidrogênio em seus carros

bmw hydrogen

O hidrogênio é considerado o combustível do futuro e alguns fabricantes estão desenvolvendo ainda a tecnologia de células de combustível para uso dessa nova matriz energética, resultando em somente água no processo.

BMW e Toyota são duas das marcas que mais apostam no hidrogênio em células de combustível, mas a parceria já vem de muitos anos e no momento, apenas o Mirai continua como um produto regular usando essa fonte de energia.

Agora, os dois fabricantes renovaram a aliança em prol do hidrogênio, segundo o jornal japonês Nikkei Asia.

A BMW divulgou uma nota: “O BMW Group e a Toyota Motor Corporation vêm trabalhando juntos há vários anos em células de combustível e outras tecnologias com o objetivo comum de oferecer outra solução de mobilidade com emissão zero.

Por ora, nenhuma informação adicional foi divulgada, mas o hidrogênio tem sido mais usado pela Toyota a bordo do Mirai, usando as células de combustível com uma tecnologia altamente cara e complexa.

As células de hidrogênio no momento estão sendo mais usadas em comerciais leves que em automóveis, com empresas como a Stellantis já dispondo de vans de suas marcas com células e cilindros de alta pressão.

Numa reação química, oxigênio e hidrogênio combinados nas células resulta em eletricidade, enviada diretamente para bateria que assim alimenta o motor elétrico. O processo eletroquímico resulta em água e não emite CO₂.

Todavia, a infraestrutura para abastecimento de hidrogênio é cara, complexa e necessita de maior preocupação com segurança. Nos EUA, em especial na Califórnia, o fornecimento de hidrogênio também está em causa.

De qualquer forma, o hidrogênio se mostra mais importante para a Toyota, que agora também quer usar como combustível em motores a combustão. O GR Corolla e outros modelos já testam o combustível como gás natural.

No Brasil, os investimentos em hidrogênio verde seguem seu curso, mas ainda é muito cedo para implementação prática.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X