
A BMW está se preparando para entrar no território da Mercedes-Benz Classe G com um SUV totalmente voltado para o off-road, programado para entrar em produção na segunda metade de 2029.
Segundo fontes internas ouvidas pela Automotive News, o modelo — de codinome interno G74 — será construído na fábrica da marca em Spartanburg, Carolina do Sul, sobre uma versão adaptada da plataforma do BMW X5.
O SUV deve assumir um papel de destaque na linha, funcionando como um “sucessor indireto” do BMW XM.
Veja também
Enquanto o XM, também fabricado em Spartanburg, foca em potência e desempenho esportivo no asfalto, o G74 trará um viés voltado para explorar terrenos difíceis, com mais robustez e capacidades off-road.

A expectativa é que o XM seja descontinuado em 2028, liberando espaço na linha de produção para o novo utilitário.
A BMW já deu sinais dessa direção ao lançar o pacote xOffroad no X5 Silver Anniversary Edition, com diferencial traseiro blocante, modos de condução off-road, proteção extra sob a carroceria e pneus para todos os tipos de terreno.
O G74, porém, deve ir muito além, adotando um design mais quadrado e robusto, claramente inspirado em veículos de expedição.

Embora a próxima geração do X5 esteja sendo desenvolvida com opções a combustão e elétricas, tudo indica que o G74 será majoritariamente a combustão — possivelmente com versões híbridas.
O raciocínio é simples: números de mercado mostram que o G-Class elétrico leva em média 41 dias para ser vendido, contra apenas 16 dias do modelo a gasolina. Para um carro com apelo off-road e imagem aventureira, manter um motor a combustão (ou híbrido) parece estratégico.
Com lançamento previsto para o fim da década, o G74 promete ser a resposta de Munique ao ícone da Mercedes, com tecnologia de ponta, desempenho robusto e posicionamento de “halo car” para o segmento off-road.

📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias