BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

A linha de esportivos e superesportivos BMW M é responsável por parte do sucesso da marca alemã no Brasil. E um dos modelos mais interessantes que a marca já teve por aqui é o BMW M4 Coupé, uma versão mais “insana” do Série 4 Coupé que chegou em 2014 no mercado nacional.


O M4 2020 concorreu diretamente com outros modelos alemães, como o Audi RS5 Coupé e também o Mercedes-AMG C 63 Coupé.

Ele pode atrair ainda os olhares de atuais e possíveis futuros proprietários dos muscle-cars Chevrolet Camaro e Ford Mustang.

Confira abaixo todos os detalhes do BMW M4:

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – detalhes

Para quem acha o BMW Série 4 Coupé convencional demais e o BMW M3 (versão esportiva do Série 3 preparada pela BMW M) com o apelo tradicional de um sedã, o BMW M4 Coupé aparece como uma boa opção.

Ele é um modelo com visual agressivo, bastante refinamento, boa dose de equipamentos e um conjunto mecânico para lá de empolgante. Traduzindo, uma boa opção para os jovens endinheirados.

Em relação ao BMW Série 4 Coupé convencional, o BMW M4 se diferencia pelos para-choques M Sport, grade frontal de duplo rim com aletas duplas, rodas exclusivas M esportivas de 19 polegadas, espelhos retrovisores externos com design M e tomadas de ar laterais exclusivas.

Além disso, tem moldura dos vidros em acabamento BMW Individual Shadow Line, teto em fibra de carbono, spoiler traseiro feito de composto de fibra de carbono com plástico reforçado, entre outros.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Pulando para o interior, o BMW M4 oferece bancos esportivos semi-concha, com direitos a ajustes elétricos, ajuste do apoio lombar e memória, detalhes em fibra de carbono, revestimento no painel, console central, portas e bancos com costura contrastante, volante esportivo M com detalhes em alumínio e soleiras de porta exclusivas.

Como em todo cupê, o carro não esbanja espaço interno, tendo 4,67 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,83 m de altura, além da distância entre-eixos de 2,81 m. O porta-malas tem capacidade para 445 litros de bagagens.

O motor, sem dúvidas, é o destaque do carro. Trata-se de um 3.0 biturbo de seis cilindros, atrelado ao câmbio de sete marchas e dupla embreagem e tração traseira.

Além disso, ele oferece bons equipamentos, como head-up display colorido, faróis full LED com assistente de facho alto, chave presencial, partida por botão, sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes, câmeras com visão 360º dos arredores do carro, entre outros.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 – novidades

No momento, o BMW M4 não aparece no site da marca no Brasil, e isso tem uma explicação muito simples: a marca aguarda para lançar a nova geração do esportivo por aqui.

Depois de vários flagras feitos na Europa, especialmente na Alemanha, o lançamento mundial ocorreu em setembro de 2020, inicialmente na versão M4 Competition 2021.

Além da polêmica grade, o esportivo chegou com motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo, que despeja 517 cv e 66,3 kgfm de torque. O câmbio é automático e tem oito marchas, mas a grande novidade é a tração integral opcional.

Além disso, o novo M4 Competition veio com suspensão adaptativa, direção elétrica, sistema de freios e eixos exclusivos da linha M. As rodas tem 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás.

Já no interior, o esportivo tem bancos esportivos, botão M para modificar ajustes de motor, direção, suspensão e freios, painel digital, alerta de colisão, assistente de manutenção em faixa, estacionamento automático, piloto automático adaptativo, entre diversos outros itens.

Em maio de 2021, a BMW também apresentou a versão conversível do M4, que entrega um pouco menos de potência do modelo acima (vem com 510 cv), mas esbanja estilo.

A expectativa é que tenhamos essa nova geração (ainda não sabemos em qual carroceria) por aqui no final de 2021 ou começo de 2022.

Chegada do M4 Coupé e M4 Cabrio ao Brasil

Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, a BMW apresentou aos brasileiros o inédito M4. Na ocasião, a fabricante disse que o carro “traduz a tradição da marca em criar modelos que unem o limite da esportividade com todo o conforto que se espera um BMW”.

Ele havia sido revelado mundialmente em janeiro do mesmo ano, durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. O cupê abandonou o V8 tradicional entre os carros da BMW M e estreou com um 3.0 biturbo de seis cilindros, com até 431 cv e 56,1 kgfm, atrelado ao câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

O BMW M4 Coupé 2014 começou a ser vendido pouco tempo depois, com preço de R$ 449.950. Já o BMW M4 Cabrio 2014 estreou pelo preço de R$ 469.950.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

Edição limitada BMW M4 CS é lançada em 2018

Uma das principais novidades da linha M4 Coupé no Brasil foi a edição especial limitada M4 CS, considerado o mais potente BMW Série 4 homologado para circular pelas ruas. Apenas seis unidades do carro foram trazidas ao País, cada uma pela bagatela de R$ 663.950.

O BMW M4 CS foi lançado mundialmente para se posicionar entre o M4 Coupé e o M4 GTS, este último um modelo para uso em circuitos fechados que não chegou ao Brasil. O motor é o mesmo 3.0 M TwinPower Turbo, mas neste caso com 29 cv a mais, chegando a 460 cv.

A versão especial se diferencia também pela suspensão extremamente leve, feitas com componentes de alumínio forjado nos dois eixos e com o sistema Adaptive M ajustável. Há ainda rodas de liga-leve de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás com pneus semi-slick Michelin Pilot Sport Cup 2, entre outros.

Dá para destacar ainda o capô e o teto feitos a partir de materiais leves (composto de fibra de carbono com plástico reforçado) e também as convencionais maçanetas internas que foram trocadas por alças de lonas. Tudo isso para promover uma redução de peso no carro.

Com todas essas melhorias, o BMW M4 CS consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h, limitada eletronicamente, graças ao Pacote M Driver de série.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW renova o M4 Coupé na linha 2019

O BMW M4 Coupé 2019 começou a ser oferecido no mercado brasileiro em maio de 2018 e marcou o retorno do modelo às concessionárias brasileiras da marca O cupê esportivo foi anunciado com preço inicial de R$ 484.950, com direito a retoques visuais e novos recursos.

Entre os diferenciais, o M4 Coupé 2019 trouxe novos faróis e lanternas full LED e ainda pequenos retoques nos para-choques. Ele passou a contar ainda com costura dupla no painel de instrumentos, detalhes de acabamento galvanizados e cromados e novos emblemas M nos bancos dianteiros.

O sistema de entretenimento BMW ConnectedDrive passou a oferecer conexão WiFi hotspot e conectividade Apple CarPlay sem fio.

De resto, ele seguiu sem alterações. A lista de itens inclui bancos com ajustes elétricos e memória, sistema de som premium Harman Kardon, head-up display colorido, chave presencial, ar-condicionado automático digital, entre outros.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – versões

Em seus pouco mais de quatro anos de vendas no mercado brasileiro, o BMW M4 somou três configurações distintas oferecidas aos consumidores locais.

A primeira delas foi a M4 Coupé, a configuração mais convencional da linha do esportivo alemão. Meses depois, a marca alemã anunciou a chegada do M4 Cabrio, que como o próprio nome indica, se posicionou como a opção “sem teto” da gama.

Houve ainda o M4 CS, uma versão ainda mais insana que foi ofertada como edição especial limitada.

Por último, o BMW M4 passou a ser oferecido somente na versão BMW M4 Coupé 3.0 2020.

Ele estava disponível com quatro opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), uma metálica (Preto Safira), duas de acabamento Individual (Cinza Grigio Telesto e Amarelo Speed) e mais três de acabamento Frozen (Azul San Marino, Preto Frozen e Branco Brilliant Frozen).

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – equipamentos

O BMW M4 2020 estava disponível em versão única de acabamento no mercado brasileiro. Confira abaixo os principais itens de série ofertados na variante do cupê esportivo alemão:

Segurança: oferece faróis full LED adaptativos, alarme, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de farol alto, airbags frontais, laterais e de cortina dianteiros e traseiros, sistema Active Protection (aciona os mecanismos de proteção de ocupantes, como o fechamento automático das janelas e os pré-tensionadores dos cintos de segurança, em caso de impacto iminente), freios a disco ventilados com ABS, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisor interno eletrocrômico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar, direção M Servotronic, cortina dos vidros laterais, apoio de braço central dianteiro retrátil, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, suspensão M adaptável, entre outros.

Visual e acabamento: teto em fibra de carbono, lanternas traseiras em LED, duas ponteiras duplas de escapamento, spoiler traseiro, duas tomadas de ar verticais laterais, rodas de liga-leve esportivas M de 19 polegadas, retrovisores externos com design M, para-choque dianteiro M Sport, grade frontal duplo rim com aletas duplas, detalhes de acabamento interno em fibra de carbono, bancos revestidos em couro Merino, cintos de segurança M, teto forrado em Anthracite, iluminação ambiente, entre outros.

Tecnologia: sistema BMW M head-up display colorido, sistema de navegação Professional, sistema de entretenimento BMW ConnectedDrive, sistema de som Harman Kardon com 16 alto-falantes, amplificador digital e 600 watts de potência, câmeras Surround View com visão nos arredores do carro, câmera de ré, conectividade Apple CarPlay sem fio (wireless), serviços de concierge, chamada de emergência inteligente, entre outros.

BMW M4 2020 – preço

Conforme citado acima, a linha do BMW M4 podia ser encontrada em apenas uma versão de acabamento, antes de sair de linha.

Confira abaixo o preço praticado no mercado de usados:

  • BMW M4 Coupé 2020 – R$ 487.010
  • BMW M4 Coupé 2019 – R$ 471.960
  • BMW M4 Coupé 2017 – R$ 395.640
  • BMW M4 Coupé 2016 – R$ 293.530
  • BMW M4 Coupé 2015 – R$ 278.250
  • BMW M4 Cabriolet 2016 – R$ 331.240
  • BMW M4 Cabriolet 2015 – R$ 320.890
  • BMW M4 CS 2019 – R$ 591.590
  • BMW M4 CS 2018 – R$ 543.180

*Preço com base na tabela FIPE, em agosto de 2021.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – motor

O conjunto mecânico, como acontece em todo esportivo, é um dos principais chamarizes do BMW M4. A linha do carro conta com um motor 3.0 litros M TwinPower Turbo, com seis cilindros em linha, que consegue desenvolver 431 cavalos de potência, entre 5.500 e 7.300 rpm, e 56,1 kgfm de torque, disponível entre 1.800 e 5.500 giros.

Tal propulsor é dotado do sistema Valvetronic, um sistema de variador de fase que elimina a borboleta do acelerador, utilizando no lugar um regulador da abertura das válvulas de admissão.

Ele consegue regular de forma mais precisa a amplitude de abertura das válvulas.

Outro item é o sistema Double-Vanos, que controla o tempo de abertura das válvulas de escape. Há ainda dois turbocompressores mono-scroll de peso otimizado e virabrequim forjado, entre outros.

Junto a este propulsor está o câmbio automatizado M DCT de sete marchas e dupla embreagem, com a função de Launch Control para garantir um maior desempenho em arrancadas. As trocas de marcha podem ser feitas manualmente por meio de aletas atrás do volante.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

O motor tem rotação máxima de 7.600 rpm, um número bastante elevado para um propulsor turboalimentado. De acordo com a marca, essa faixa de rotação garante “uma distribuição linear de potência em uma ampla faixa de rotação do motor”.

O carro tem ainda tração traseira e o Diferencial Ativo M, que usa um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente para otimizar a tração e a estabilidade do carro.

Ele trabalha juntamente com o controle de estabilidade e leva em consideração a posição do pedal, a velocidade de rotação das rodas, entre outros aspectos.

Com isso, o sistema consegue identificar uma perda iminente de tração em um dos lados do veículo e ajusta o conjunto para evitar o giro da roda dentro de uma fração de segundo. No modo M Dynamic do controle de estabilidade, porém, o Diferencial Ativo M permite uma maior derrapagem das rodas.

E por falar em modos, a direção M Servotronic oferece três ajustes: Comfort, Sport e Sport Plus, que regulam o nível de assistência de direção de acordo com as condições e as preferências do condutor.

A suspensão Adaptive M também tem esses três modos, variando a rigidez do aparato.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – desempenho e consumo

Se você observou bem os números de potência e torque e também toda a tecnologia do conjunto mecânico citados acima, já percebeu que o BMW M4 oferece um desempenho para lá de empolgante.

Ele pode ser tratado como aquele tipo de carro bastante arisco quando o condutor não consegue tratar o pedal do acelerador com muito “carinho”. Ao pressionar o acelerador até o fim do curso, o condutor e os passageiros a bordo do BMW M4 ficam colados ao encosto dos bancos e contam com a oportunidade de ouvir o ronco encorpado do motor.

Conforme dados informados pela BMW, o M4 2020 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Já a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O consumo pode ser considerado até que aceitável para um modelo da categoria BMW M4 e também por todo o desempenho entregue pelo carro. A marca informa que o cupê esportivo alemão faz 7,4 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 9,2 km/l na estrada.

Sendo assim, o tanque de combustível com capacidade para até 60 litros pode entregar autonomia de 500 quilômetros num ciclo 50% cidade e 50% estrada.

BMW M4 2020: preço, consumo, versões, motor (e equipamentos)

BMW M4 2020 – ficha técnica

Motor

3.0 Turbo

Tipo

Dianteiro, longitudinal e gasolina

Número de cilindros

6 em linha

Cilindrada em cm3

2.979

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

431 cv a 5.600 rpm

Torque Máximo

56,1 kgfm a 1.800 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de sete marchas e dupla embreagem a seco

Tração

Tipo

Traseira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 19 polegadas

Pneus

275/35 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.671

Largura (mm)

1.870

Altura (mm)

1.383

Distância entre os eixos (mm)

2.812

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

468

Tanque (litros)

60

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.572

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,34

BMW M4 2020 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.