BMW, Mercedes e VW enfrentam uma invasão chinesa em casa, no Salão de Munique

bmw ix3 50 x 1
bmw ix3 50 x 1

As montadoras alemãs estão sob pressão como nunca antes.

Após perderem espaço no mercado chinês para gigantes locais como a BYD , agora enfrentam o risco de um novo revés — desta vez em casa, na Europa. E o Salão de Munique, que acontece esta semana, será palco do contra-ataque.

BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen planejam lançar uma nova geração de veículos elétricos, com foco em tecnologia de ponta, alcance superior e design mais alinhado ao gosto europeu.

A missão? Provar que a engenharia alemã ainda dita as regras — e evitar que o domínio chinês no mercado de elétricos se expanda para o continente.

Veja também

Nos últimos anos, a China se consolidou como o maior mercado mundial de veículos elétricos, e os consumidores locais passaram a preferir marcas domésticas, como BYD, Xpeng e Geely.

bmw ix3 50 x 3
bmw ix3 50 x 3

A consequência é a queda nas vendas das marcas alemãs, que agora também enfrentam tarifas nos EUA e um mercado europeu ainda morno.

“Este Salão de Munique é crucial. É a declaração da Alemanha ao mundo — especialmente à China — de que ainda somos protagonistas”, disse Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics.

A BMW apresentou o primeiro modelo da sua aguardada plataforma elétrica “Neue Klasse”: o SUV iX3.

Com investimento de mais de €10 bilhões, o modelo traz novo design, software mais inteligente e uma autonomia superior à do Tesla Model Y. Com preço inicial de €68.900, é considerado o produto mais avançado da marca até hoje.

Segundo o CEO Oliver Zipse, a Neue Klasse será a base para 40 novos modelos nos próximos anos e representa “a transformação mais ousada em décadas” para a montadora.

novo mercedes glc vazou (1)
novo mercedes glc vazou (1)

Já a Mercedes revelou a nova versão elétrica do GLC, com promessa de recarga mais rápida e até 30% a mais de autonomia em relação ao Tesla Model Y.

O modelo é o primeiro construído sobre uma nova arquitetura que dará origem às futuras versões elétricas dos sedãs C-Class e E-Class.

Depois de uma recepção morna aos modelos EQS e EQG, a marca aposta nesse novo SUV para reconquistar a confiança dos consumidores — especialmente na China.

A Volkswagen, por sua vez, adotou estratégia diferente. Ao invés de enfrentar os rivais chineses em modelos premium, mira no segmento popular.

A marca exibiu o conceito do ID. Cross, SUV compacto que chega em 2026, e o ID. Polo, compacto 100% elétrico com preço estimado abaixo dos €25.000. É a tentativa da VW de recuperar o espírito do “carro do povo” para a era elétrica.

novo mercedes glc vazou (2)
novo mercedes glc vazou (2)

Marcas chinesas também marcaram presença em Munique. BYD, Xpeng, Leapmotor, Chery e outras estão apresentando novos modelos voltados para o público europeu.

A BYD, inclusive, revelou a perua Seal 06 DM-i Touring, versão híbrida plug-in que dribla tarifas da União Europeia e concorre diretamente com o Volkswagen Passat.

Além disso, marcas chinesas estão quebrando recordes para chamar atenção: a Yangwang (marca da BYD) revelou um supercarro elétrico que atingiu 472 km/h — superando o recorde anterior estabelecido por um Mercedes-AMG, e ironicamente, em uma pista localizada no estado natal da Volkswagen.

A disputa entre Alemanha e China pela liderança no mercado de carros elétricos está apenas começando.

mb glc eletrico 1
mb glc eletrico 1

Enquanto as montadoras europeias lutam para manter sua reputação e fatia de mercado, as chinesas apostam em inovação, preço competitivo e agilidade para conquistar o Velho Continente.

O Salão de Munique deste ano é mais que uma vitrine — é um campo de batalha pelo futuro da mobilidade global.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.