Alguns donos dos modelos 120i e 320i da BMW estão reclamando de falhas de funcionamento do motor, alto consumo de óleo lubrificante e excesso de fumaça saindo pelo escapamento.
O problema aparece tanto no BMW 120i quanto no BMW 320i, pois ambos são equipados com o mesmo motor N46 de 2.0 litros, usado nos modelos BMW até o ano de 2011.
Em um dos relatos a respeito deste problema, dois modelos diferentes de um mesmo proprietário apresentaram o problema. Tanto o BMW 120i quanto o BMW 320i (ambos com menos de 51.000 km) consumiam 1 litro de óleo por semana, mas o problema não apontava para um vazamento.
Dois motores retificados custaram nada menos que R$ 10.000. O dono simplesmente vendeu os carros.
Outro relato fala em falha no motor e acendimento da luz de alerta de óleo em um BMW 320i com apenas 60.000 km. Nesse caso, o nível baixava 1 litro a cada 400 km, sendo que a complementação do nível era constante.
No final, o motor teve que ser retificado. Algo que custou salgados R$ 6.000.
Outro BMW 320i – com 59.000 km – também apresentava alto consumo de óleo, falha nas saídas e enorme quantidade de fumaça, que chegava a cobrir o carro. No final, a retífica foi necessária. O custo ficou em R$ 7.500.
Um especialista em BMW diz que o problema está nos retentores de válvulas, que impede que o óleo desça do cabeçote para a câmara de combustão.
No caso de vazamento do retentor, o óleo é queimado durante o funcionamento do motor, não deixando rastro de vazamento, mas produzindo fumaça que pode ser visível em casos mais graves.
A explicação é que os retentores do motor N46 não foram feitos para a gasolina e a temperatura do Brasil, o que provoca sua deterioração a partir dos 50.000 km. O custo para substituição dos retentores é de R$ 7.000.
[Fonte: Revista Quatro Rodas]
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