BMW X3 com conjunto mecânico da M3 E46 é o SUV que você queria ter

bmw x3 m e46 1bmw x3 m e46 1

Diferente do X1, o BMW X3 nunca sofreu com mudança de plataforma que alterasse completamente sua essência, sempre tendo motor e câmbio longitudinais, assim como a tração traseira como algo nativo.

Então, numa plataforma boa para se explorar os limites, alguém decidiu que o X3 seria uma boa experiência para se exercitar com algumas soluções de performance e a Ultimate Family Machine foi quem executou uma combinação feliz.

bmw x3 m e46 2bmw x3 m e46 2

Atualmente, um BMW X3 M existe e tem nada menos que 479 cavalos, usando um seis cilindros em linha 3.0 com dois turbos, porém, a geração E83 não teve isso e a Ultimate Family Machine decidiu mudar as coisas com a engenharia.

Para isso, um BMW X3 E83 foi devidamente preparado para receber um motor S54 de um BMW M3 da geração E46. O seis em linha 3.3 de aspiração natural alcança 343 cavalos (360 cavalos no M3 CSL) a 8.000 rpm.

Transplantado com uma caixa manual de seis marchas, o BMW X3 M E46 está sendo vendido no site da M3List por US$ 19.840 ou R$ 96,9 mil, resultando assim numa oferta que pode ser interessante para quem imagina um SUV esportivo mais raiz.

bmw x3 m e46 3bmw x3 m e46 3

Ainda que não tenha existido nessa configuração, imaginar (e saber) como ele andaria se o passado tivesse sido diferente, parece bem legal, com este primeiro BMW X3 tendo motor do M3 E46 revisado há 24.000 km e com nada menos que 225.000 km rodados.

No X3, o tempo de estrada é de 343 mil km, devidamente equipado com itens M, tais como kit de carroceria M-Sport, interior preto, volante M3, rodas de reposição ASA e um sistema de infoentretenimento com CarPlay.

bmw x3 m e46 4bmw x3 m e46 4

O S54 recebeu novos comandos de válvulas e a revisão do sistema Vanus de variação eletrônica de abertura e fechamento de válvulas. Na adaptação, o sistema xDrive de tração nas quatro rodas foi eliminado para uma tração traseira única.

O motor S54 teve modificações mais, como amortecedores BC Racing, bomba de óleo e cárter personalizados, sistema de escapamento mais direto e cabeçote com escape seis por um. Vale?

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X