BMW Cupês SUVs

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo
BMW X4 2019

O segmento de SUVs se tornou tão competitivo que as marcas começaram a buscar por alternativas, digamos, inusitadas para se diferenciar em meio a tantos modelos. A BMW se diferenciou ao lançar o inédito X6 em 2008, um modelo SUV com ares de cupê. A receita deu tão certo que, seis anos depois, surgiu o BMW X4.

O BMW X4 foi anunciado como uma espécie de filhote do X6. Ele tinha o mesmo conceito do irmão menor e atendia quem buscava por um carro mais ousado, mas sem as grandes dimensões do veterano, por algo em torno de R$ 300 mil.


E também deu certo, tanto é que o X4 já dura quase 5 anos e ganhou recentemente sua segunda geração. O novo BMW X4 é vendido no Brasil desde o fim de 2018 e atrai os olhares de consumidores interessados também por modelos como Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLC Coupé (outro carro que também bebeu da fonte do X6).

Confira abaixo os principais detalhes do novo X4 2019:

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo


BMW X4 2019 – detalhes

Assim como o X6, o BMW X4 é tratado pela marca como um SAC, sigla referente a “Sport Acitivy Coupé”. Há quem ache o carro feio e desproporcional. Já outros se encantam pelo jeitão ousado do SUV cupê de entrada da marca alemã, com formas um tanto quanto exóticas. Todavia, ele mantém a boa dirigibilidade, refinamento, mecânica moderna e lista de equipamentos recheada dos outros BMW.

A primeira geração do X4 foi baseada no irmão menor X3. Em comparação com o SUV mais barato, o cupê é 1,4 cm mais longo, mas 3,6 cm mais baixo (muito por conta do forte caimento do teto na traseira). Ele se sobressai frente ao X6 por acomodar até cinco ocupantes em seu interior, contra os quatro lugares do modelo mais caro.

A segunda geração do BMW X4 2019 sofreu um grande salto em todos os quesitos. A respeito do visual, muitos interpretam o novo modelo como uma reestilização do anterior. O que não é um absurdo, visto que boa parte das linhas foram mantidas, como as formas laterais.

A dianteira, porém, ficou mais agressiva e adotou traços semelhantes aos do X3. Já a traseira agora tem lanternas maiores e mais afiladas com iluminação em LED e saídas de escape redesenhadas.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Vale ressaltar que o novo X4 é mesmo novo. A plataforma do carro mudou e agora é a modular CLAR, garantindo 8,1 cm a mais no comprimento (4,75 m), 3,7 cm na largura (1,91 m), 0,3 cm na altura (1, 62 m) e 5,4 cm no entre-eixos (2,86 m).

O porta-malas do X4 agora comporta 525 litros, podendo alcançar 1.430 l com os bancos traseiros rebatidos.

Além disso, o formato da carroceria foi reajustado, implicando num ganho de 10% na aerodinâmica. Merece destaque também a distribuição de peso 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. E por falar em peso, o BMW está até 50 kg mais leve, graças ao uso de materiais como o alumínio em novos pontos da carroceria.

O interior do BMW X4 2019 também evoluiu, com acabamento mais refinado e melhor visibilidade. Entre os recursos, há uma central multimídia com tela de 12,3 polegadas com comandos por voz, gestos, toques no display ou por um botão seletor touch no console, painel de instrumentos digital, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, entre outros.

O conjunto mecânico inclui um 2.0 litros turbo de quatro cilindros ou 3.0 litros turbo de seis cilindros, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração integral. O comportamento do SUV não deixa a desejar, sobretudo em relação à estabilidade, dinâmica de condução, suspensão, freios e respostas do motor.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – novidades

Lançamento do BMW X4 no Brasil no fim de 2014

Sem muito alarde, a BMW começou a vender o inédito X4 no mercado brasileiro no mês de dezembro de 2014. O modelo chegou como uma versão miniatura do BMW X6, que estreou como o primeiro SUV cupê premium e que já se posicionava como um carro de sucesso em seu segmento. O novo BMW X4 começou a ser vendido por aqui com duas opções de motorização.

Como um modelo maior e mais caro que o BMW X3, porém menor e mais barato que o BMW X5, o novo BMW X4 podia ser encontrado nas versões xDrive28i e xDrive35i, esta última com o pacote visual M Sport. O preço era de R$ 264.950 para o BMW X4 xDrive28i e de R$ 314.950 para o BMW X4 xDrive35i M Sport.

No primeiro caso, o motor é um 2.0 litros turbo de quatro cilindros, que desenvolve 245 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático ZF de oito marchas e tração nas quatro rodas, além do sistema start/stop.

Entre os equipamentos, o novo BMW X4 xDrive28i oferecia sistema de navegação Profissional com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas e comandos de voz em português, volante esportivo com paddle shifts, seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis bi xênon direcionais, rodas de liga-leve de 19 polegadas, Park Assist, sensores de luz e chuva, bancos em couro Nevada, entre outros.

Já o BMW X4 xDrive35i M Sport entrega um motor 3.0 turbo de seis cilindros, com até 306 cv e 45,9 kgfm e os mesmos câmbio ZF, tração nas quatro rodas e start/stop. Na lista de equipamentos, se diferenciava pelo teto solar, rodas de 20 polegadas, bancos dianteiros com comandos elétricos e memória, sistema de som Harman Kardon, suspensão com ajuste eletrônico, head-up display, câmera de ré, TV digital, entre outros.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Início da produção do BMW X4 em Santa Catarina

Cerca de dois anos após o seu lançamento no mercado nacional, o BMW X4 deixou de ser importado e passou a ser produzido no território brasileiro. Em agosto de 2016, a marca alemã anunciou o início da produção do X4 em sua planta de Araquari (SC), como o sexto modelo a sair por lá – a unidade era responsável também pela produção dos carros Série 1, Série 3, X1 e X3 e o MINI Countryman.

A produção nacional do BMW X4 foi anunciada como parte do plano de investimentos de 256 milhões de euros, aplicados pela marca entre os anos de 2013 e 2017. De início, somente o X4 xDrive28i com seu motor de quatro cilindros foi nacionalizado. O BMW X4 xDrive35i M Sport continuou sendo trazido dos Estados Unidos.

O curioso é que mesmo com a nacionalização o BMW X4 seguiu sendo ofertado pelo mesmo preço do modelo importado. O ideal seria uma redução no preço, visto que o modelo deixou de pagar os impostos de importação. Ele já havia sido reajustado em relação ao preço de lançamento. O X4 xDrive28i custava R$ 299.950, ao passo que o X4 xDrive35i podia ser encontrado por R$ 349.950.

Além do Brasil, o BMW X4 era fabricado também nos Estados Unidos, Egito, Rússia, Tailândia e Malásia.

Na ocasião, a marca apostou num aumento nas vendas do X4, visto que a oferta do carro estava limitada pela capacidade de produção. A ideia era vender 50% a mais, saltando de 30 unidades para 45 exemplares mensais.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Estreia da nova geração do BMW X4 2019 no Brasil

A segunda geração do BMW X4 2019 é a mais recente novidade do SUV cupê mais em conta da marca alemã no Brasil. O novo modelo foi uma das novidades no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e começou a ser vendido no mesmo mês. Neste primeiro momento, ele está sendo importado, mas voltará a ser produzido localmente em breve.

O novo X4 2019 estreou em duas versões de acabamento. A mais básica é a xDrive30i, dotada de um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros a gasolina, que entrega até 252 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. Este modelo pode ser encontrado nas revendas pelo preço de R$ 334.950.

Já a segunda configuração, a mais cara e potente da linha, é quase R$ 90 mil mais cara. Porém, oferece um 3.0 litros turbo de seis cilindros em linha, também a gasolina, que rende bons 360 cv e 50,1 kgfm. Seu preço de R$ 421.950 também inclui uma série de equipamentos extras.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – versões

O novo X4 2019 pode ser encontrado em somente duas versões de acabamento. A mais em conta tem motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros, enquanto a mais cara usa um motor 3.0 litros turbo de seis cilindros. Ambas usam câmbio automático ZF de oito marchas e tração integral xDrive.

Confira abaixo as versões do novo BMW X4 2019:

  • BMW X4 xDrive30i 2019
  • BMW X4 M40i 2019

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – equipamentos

BMW X4 xDrive30i 2019: equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, faróis de neblina em LED, lanternas de neblina, freios a disco ventilados com ABS nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus, alarme, assistente de farol alto, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, entre outros.

Conta ainda com ar-condicionado automático digital de três zonas, banco traseiro bipartido, bancos dianteiros com ajustes elétricos e desenho esportivo, função Auto Start/Stop, sistema Comfort Acess de destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão, retrovisor interno antiofuscante, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos revestidos em couro Vernasca, iluminação ambiente, teto solar panorâmico e volante M Sport em couro com paddle shifts.

Oferece também BMW Head-up display, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, navegador GPS, informações de transito em tempo real, pacote de telefonia com Bluetooth e USB e chamada de emergência inteligente, painel de instrumentos digital,  sistema Parking Assistant Plus (câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros), sistema de som surround Harman Kardon, serviços de concierge, Apple CarPlay, entre outros.

BMW X4 M40i 2019: além do motor 3.0 de seis cilindros, se diferencia por recursos como sistema de estacionamento com câmeras com visão surround e Remote View 3D, rodas de 21 polegadas, acabamento interno com detalhes Galvanic, painel de instrumentos com revestimento Sensatec, faróis full LED adaptativos, pacote de assistência ao motorista com recursos como piloto automático adaptativo, entre outros.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – preços

Para adquirir um BMW X4 2019 atualmente, o interessado precisa desembolsar um valor superior a R$ 334 mil. Caso queira a versão mais potente e completa do SUV, o preço sobe em cerca de R$ 90 mil.

Veja abaixo os preços do novo BMW X4 2019:

  • BMW X4 xDrive30i 2019: R$ 334.950
  • BMW X4 M40i 2019: R$ 421.950

O X4 2019 está disponível em sete opções de cores, sendo uma sólida (Branco Alpino), e seis metálicas (Carbon Black, Preto Safira, Prata Glacier, Cinza Sophisto, Vermelho Flamenco e Azul Phytonic). Já o interior pode ter até cinco combinações de tonalidades: preto, Mocha, Oyster, Cognac e Vermelho Tacora. O X4 M409 tem ainda a opção de um tom de bege.

*preços com base na tabela da BMW em fevereiro de 2019.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – motor

A motorização do novo X4 2019 se destaca em ambas as versões. O modelo de entrada oferece um 2.0 litros turbo de quatro cilindros e 16 válvulas a gasolina, dotado de injeção direta de combustível. Ele rende até 252 cavalos de potência, a 5.200 rpm, e 35,7 kgfm de torque, entregue a partir das 1.450 rotações.

Já a configuração mais cara do X4 2019 é dotada de um 3.0 litros turbo de seis cilindros em linha e 24 válvulas, também a gasolina e com injeção direta. Neste caso, são 360 cavalos, a 5.500 rpm, e 51 kgfm, a 1.520 rpm.

O motor oferece ainda turbocompressor twin-scroll, injeção de combustível de alta precisão, comando de válvulas Valvetronic totalmente variável e duplo comando variável de válvulas (Duplo Vanos).

Em ambos os casos, há um câmbio automático ZF de oito velocidades com conversor de torque e sistema de tração xDrive nas quatro rodas.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – desempenho

De acordo com dados divulgados pela BMW, o novo X4 xDrive30i 2019 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h, limitada eletronicamente.

Por outro lado, o X4 M40i 2019, com seu motor mais potente, cumpre a mesma prova de aceleração em 4,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, também limitada eletronicamente.

Para efeito de comparação, o antigo BMW X4 xDrive28i, dotado de um motor 2.0 litros de 245 cv, pode ir de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e alcança até 232 km/h. Já o BMW X4 xDrive35i, que usa um 3.0 litros de 306 cv, atinge os 100 km/h em 5,5 segundos e velocidade máxima de 247 km/h.

Como dá para reparar, tanto a versão de entrada como a topo de linha do novo X4 2019 apresentam um melhor desempenho em comparação com a antiga geração. Os números são ainda mais expressivos entre as configurações mais caras com motor de seis cilindros em linha.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – consumo

A respeito do consumo, o BMW X4 2019 apresenta médias até que consideráveis, levando em conta sua categoria, faixa de preço e motorização.

O modelo X4 xDrive30i consegue entregar 8,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Vale lembrar que ele é movido somente a gasolina. Já o X4 M40i registra 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, também sempre com gasolina. Os dados são do Inmetro.

Nos testes do Inmetro, o BMW X4 xDrive30i 2019 recebeu nota B na comparação relativa na categoria e nota C na comparação absoluta geral. Já o BMW X4 M40i 2019 teve notas C e D, respectivamente.

Já a antiga geração do BMW X4 na versão xDrive28i tem consumo médio de 7,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com recebeu nota B na comparação relativa na categoria e nota D na comparação absoluta geral. O BMW X4 xDrive35i, por sua vez, entrega 6,8 e 9,7 km/l, nesta ordem, com notas E e D.

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

BMW X4 2019 – ficha técnica

Motor

2.0 xDrive30i

Tipo

Dianteiro, longitudinal, a gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.998

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

252 cv a 5.200 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.450 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Integral, nas quatro rodas

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 20 polegadas

Pneus

245/45 R20 na dianteira e 275/40 R20 na traseira

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.752

Largura (mm)

1.938

Altura (mm)

1.621

Distância entre os eixos (mm)

2.864

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

680

Tanque (litros)

65

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.720

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,3

 

Motor

BMW X4 3.0 M40i

Tipo

Dianteiro, longitudinal, a gasolina

Número de cilindros

6 em linha

Cilindrada em cm3

2.998

Válvulas

24 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

360 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

51 kgfm a 1.520 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de oito marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Integral, nas quatro rodas

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 21 polegadas

Pneus

245/40 R21 na dianteira e 275/35 R21 na traseira

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.752

Largura (mm)

1.938

Altura (mm)

1.621

Distância entre os eixos (mm)

2.864

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

605

Tanque (litros)

65

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.825

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,3

BMW X4 2019 – galeria de fotos

BMW X4: versões, equipamentos, preço, motor, consumo
Nota média 3 de 3 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Pete Alves

    Bom gosto aí passou longe. Que trambolho.

    • Queen Almeera

      visite “A Madea Family Funeral” todos os filmes neste site !! clique no blog aqui: SERIESNEW002.BLOGSPOT.COM

    • Jose Antonio

      Verdade

  • Joãozinho

    Esse carro é imponente, mas é absurdamente feio ao mesmo tempo.
    Uma X3 normal faz o mesmo trabalho, sem essa bizarrice toda.

  • Mr Rafael

    Já não era bonito , agora parece que piorou …

  • Carlos

    Falta o que para o site bloquear essa oportunista Queen Almeera?

    Usar o blog dessa forma não dá.

    • Mayck Colares

      O que?

  • Eskarmory .

    Monstrão desengonçado. Esse shape de carroceria é muito feio!!!

  • CarloAndreiDiniz

    Que carro lindo traseira do M8, e o interior luxuoso, pena é o preço, não dá pra comparar esse carro com as inúmeros carroças que temos nas ruas.

  • Diego

    De longe parece feio, de perto parece que tá longe.

  • cepereira2006

    “O curioso é que mesmo com a nacionalização o BMW X4 seguiu sendo
    ofertado pelo mesmo preço do modelo importado. O ideal seria uma redução
    no preço, visto que o modelo deixou de pagar os impostos de importação.”
    Isto explica a falta de volume de vendas das alemãs por aqui.

  • Interessante a galera criticando. Eu sempre achei lindona a X4. Claro que é a X6 é muito mais bonita, mas a X4 faz seu papel sendo uma opção mais barata e menor. Agora atualizada, melhorou ainda mais. Teria facilmente uma se tivesse grana.

    • th!nk.t4nk

      No geral o pessoal aqui nos comentários criticam muito as premium, e elogiam mais as populares. É só ver na outra matéria, onde o povo se derreteu por elogios ao Cruze. Eu sinceramente não entendo.

      • OtarioBrasileiro

        É falta de dinheiro para comprar e manter carros premium aliada com a falta de vergonha na cara para criticar algo que não podem ter…

  • OtarioBrasileiro

    Macan mandou abraços. BMW querendo cobrar como Porsche. Aí fica difícil… só sendo fan-boy da marca.

  • Rudá

    Eu tenho uma da geração passada e não penso em trocar na atual. 335k num carro sem nem ao menos ACC não rola. Pra mim que pego muita estrada, direção semi autônoma é uma mão na roda.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email