BNDES garante R$ 500 milhões para VW desenvolver modelos híbridos

vw mqb 1
vw mqb 1

Entre os planos da Volkswagen para os próximos anos no Brasil, está a introdução de uma nova plataforma modular híbrida, que dará corpo a dois modelos inéditos que serão fabricados na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Ela foi anunciada pela empresa como MQB Hybrid e para fazer o investimento, a Volkswagen pediu ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), um aporte de R$ 500 milhões.

Prontamente atendida por Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a Volkswagen desenvolverá a plataforma com motor flex 1.5 TSI Gen III que se espera manter o ciclo Miller, além de desligamento automático de cilindros e turbina de geometria variável, como em motores diesel, entre outros.

Segundo a descrição do BNDES, a transmissão será híbrida, o que significa dizer que o motor elétrico será incorporado à caixa de câmbio, como já vimos no Golf GTE, por exemplo. O sistema de alta voltagem citado deve ter 400V.

Pelo visto, ambos serão HEV ou PHEV, mas para a VW, seria mais barato fazer o primeiro, já que a bateria seria muito menor. Com isso, a VW reproduzirá aqui a tecnologia do Jetta Hybrid do passado e/ou o Golf GTE anterior.

No que já vimos de PHEV da VW, o sistema a ser feito no país deve ser mais em conta, visto que o GTE era bem complexo, com até três embreagens e vários modos de atuação do sistema e condução, uma complexidade que certamente custa muito.

Além disso, é preciso considerar que a MQB Hybrid deve ir também para a Índia e lá o custo preciso ser muito baixo. Outro ponto que o BNDES considera é que a Volkswagen irá realizar estudos para produção local de elétricos.

Nesse caso, entendemos que os estudos serão de ordem fabril e não totalmente de desenvolvimento, já que a Skoda lidera na Índia com um carro elétrico da VW de baixo custo, que certamente usará fosfato de ferro na bateria. O México também participa do projeto.

[Fonte: AB ]

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X