Brasil atinge 5 milhões de caminhões feitos, diz Anfavea

scania patio

Ao entrar na Fase 8 do Proconve – Proconve, Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – o setor de caminhões no Brasil atinge uma marca histórica importante, segundo a Anfavea, entidade que reúne a maioria dos fabricantes de veículos no país.

Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, resumiu: “Começamos, em 1957, com baixos volumes, mas a indústria começou a ganhar força nos anos 1990 e 2000, chegando ao pico em 2011, quando saíram das linhas 216 mil unidades.”

Considerado um dos mais importantes mercados para veículos comerciais pesados, o Brasil tem um setor consolidado na produção dos caminhões, com vários fabricantes estabelecidos há décadas e que produzem veículos em sintonia com as tecnologias vistas no exterior, especialmente Europa.

A busca pela eficiência energética é um dos pilares que sustentam o setor de caminhões, já que o Brasil depende do transporte rodoviário de cargas para fluir sua produção industrial e rural.

“Até meados dos anos 1990, quando começou a se estreitar a legislação de emissões, não tínhamos controle dos gases emitidos pelos caminhões”, disse Aníbal Machado, engenheiro da Comissão Tecnologia Diesel da SAE Brasil.

Machado comentou: “Saímos desse cenário para a fase P3 do Proconve em 1996, que era o equivalente ao Euro 2 na Europa. Outra grande mudança aconteceu em 2012, com a chegada do gerenciamento eletrônico dos motores, para atender a fase P7 do Proconve, no mesmo nível do Euro 5.”

Com produção nacional desde do fim dos anos 50, o setor de caminhões viu chegar players importantes, como Mercedes-Benz, Scania e Volvo, que ainda continuam, enquanto marcas como FNM, Fiat, Internacional, Ford, Chevrolet e outras, ficaram pelo caminho…

Marcas como Volkswagen e Iveco, surgiram no meio do caminho e evoluíram até alcançar o topo de vendas, explorando segmentos e nichos, assim como atendendo exigências mais específicas dos clientes.

Após os 5 milhões, a Anfavea vislumbra o dobro disso, como comentou Bonini: “Para chegar aos 10 milhões [de veículos produzidos] o prazo deverá ser menor porque o ritmo atual da indústria é bem maior do que lá no começo”.

[Fonte: Auto Data]

 

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X