
A Bugatti já havia anunciado que o motor W16 de 8.0 litros e quatro turbos estava com os dias contados, encerrando sua trajetória com o Chiron Super Sport L’Ultime.
Mas, como tudo no universo dos hipercarros personalizados, “último” nem sempre significa definitivo.
A próxima criação da marca francesa vai contrariar esse anúncio com um tributo exclusivo ao Veyron número 001 — o primeiro carro de produção da era moderna da Bugatti. E, claro, terá como coração o lendário W16.
Trata-se de um modelo único desenvolvido dentro do ultraexclusivo Programme Solitaire, o braço da Bugatti que cuida apenas de carros verdadeiramente únicos.
Veja também
Tão exclusivo que só entrega dois veículos por ano — e ainda assim, cada um carrega uma história, um conceito e uma execução que beira o insano.
O teaser mais recente mostra detalhes que confirmam a inspiração: o emblema “EB 16.4” gravado no motor e uma pintura em vermelho e preto, exatamente como o primeiro Veyron vendido ao público.
Essa será a segunda criação do Programme Solitaire. A primeira foi batizada de Brouillard — palavra francesa para “névoa”, e também o nome do cavalo de corrida de Ettore Bugatti.
A carroceria era baseada no Mistral e no Bolide, mas com linhas mais suaves e elegantes, evocando o movimento de um cavalo em disparada. Por dentro, a cabine exagerava no tema e ostentava adornos e bordados com cavalos por todos os lados.
Com base nos rumores e nas informações antecipadas pela imprensa europeia, o novo modelo também deve derivar do Mistral, o roadster da marca que compartilha estrutura com o Chiron.
Isso significa que o motor será o conhecido W16 quadriturbo, não o futuro V16 híbrido que vai equipar o próximo Bugatti Tourbillon.
Apesar da declaração anterior da marca sobre o fim do W16, a realidade é que a Bugatti parece disposta a trazer esse monstro de volta sempre que um cliente — e seu cheque polpudo — bater à porta com uma ideia ousada.
A personalização vai muito além da escolha de couro, rodas ou pintura. No Programme Solitaire, os carros ganham alma própria.
No caso do Brouillard, a atenção aos detalhes foi tão extrema que incluía uma escultura de vidro embutida no painel, representando o cavalo homenageado.
O modelo que vem aí ainda não teve nome revelado, mas considerando o padrão da divisão e a reverência ao Veyron original, pode-se esperar uma homenagem emocional e mecânica à altura.
A revelação está marcada para 22 de janeiro e promete mexer com os fãs da Bugatti — especialmente aqueles que achavam que já tinham visto o último ronco do W16. Spoiler: não viram.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










