
Durante o tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, um exemplar aparentemente comum do Bugatti Veyron 16.4 bateu um recorde histórico.
O superesportivo foi arrematado em leilão por impressionantes £1.527.000 – o equivalente a pouco mais de US$ 2,04 milhões (ou cerca de R$ 11 milhões).
Com isso, se tornou o Veyron padrão mais valioso já vendido publicamente, superando até mesmo algumas versões limitadas da marca.
O carro em questão é do ano de 2007, mas foi encomendado no final de 2006 e produzido segundo as especificações de 2008.
Trata-se do chassi 079, um dos 253 cupês Veyron 16.4 fabricados. O detalhe mais surpreendente? Ele teve apenas um dono desde novo e rodou menos de 480 milhas – ou cerca de 770 quilômetros.
Ou seja, está praticamente novo, guardado com esmero em uma garagem suíça ao lado da porcelana fina.
Pintado em dois tons metálicos, Mocha Brown e White Coffee, e com interior em couro Magnolia e Havana, o visual do carro é tão exclusivo quanto discreto.
Apesar de seu ar de sobriedade, o modelo impressionou por ter mais que dobrado sua estimativa de venda inicial, que girava em torno de £800 mil (US$ 1,07 milhão).
O preço final também superou o valor original de venda do carro na época de lançamento, algo em torno de US$ 1,42 milhão, além de ultrapassar o valor pago por algumas séries limitadas, como o Veyron Grand Sport Vitesse Meo Costantini.
Curiosamente, o Veyron não foi o carro mais caro arrematado durante o evento. Um raríssimo Mercedes-AMG One, um dos 275 produzidos, foi vendido por £2.456.600 (US$ 3,3 milhões).
Já um Mazda RX-7 preparado pela Veilside e usado no filme “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” foi vendido por US$ 1,22 milhão. Ao todo, a casa de leilões Bonhams movimentou mais de US$ 13,7 milhões em vendas durante o final de semana em Goodwood.
O Bugatti Veyron 16.4 entrou para a história não apenas pelo preço, mas pelo que ele representa. Lançado em 2005, foi o primeiro carro de produção com mais de 1.000 cv, fruto do desejo visionário de Ferdinand Piëch, então presidente do Grupo Volkswagen.

Com motor W16 8.0 de quatro turbos, o Veyron redefiniu os limites do desempenho automotivo.
Embora outras versões mais raras tenham alcançado cifras maiores em vendas privadas, o resultado deste leilão mostra que mesmo as “versões padrão” do Veyron já são consideradas joias automotivas — especialmente quando preservadas como este exemplar suíço que agora entra para a história dos leilões.
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