BYD: Bahia e Ford aprovam uso imediato da fábrica de Camaçari

byd fabrica 1

A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado que, no caso,m o transferirá de imediato para a chinesa BYD.

Esse contrato segue a legislação estadual existente e, dessa forma, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão “um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”.

A fábrica de Camaçari agora fica à disposição da BYD, que formalizará o controle sobre a instalação no começo de outubro, quando a cidade receberá o CEO da montadora, Wang Chuanfu.

Com isso, a BYD terá o direito de iniciar as mudanças estruturais necessárias para montar as linhas de produção de carros elétricos e híbridos, assim como também uma linha de produção de caminhões e ônibus elétricos.

Numa terceira unidade dentro do complexo, a BYD fará o processamento de lítio e fosfato de ferro para produção de baterias Blade.

O complexo, segundo Alexandre Baldy, conselho especial da BYD, começará a operar no segundo semestre de 2024 e os modelos Song Plus e Dolphin estão confirmados para serem nacionalizados.

A fábrica de Camaçari terá R$ 3 bilhões de investimentos da BYD nos próximos 10 anos para ampliar a gama de carros e veículos comerciais eletrificados, mas ainda não se sabe se a instalação baiana será a primeira do país a fabricar um carro elétrico.

Com a produção local, a BYD dependerá menos de importações para manter seu ritmo de crescimento constante em vendas no país, algo que certamente faz parte dos planos da marca.

No Brasil, a BYD tem fábricas em Campinas e Manaus, fabricando chassis de ônibus elétricos e painéis solares na primeira, bem como baterias na segunda.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X