A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado que, no caso,m o transferirá de imediato para a chinesa BYD.
Esse contrato segue a legislação estadual existente e, dessa forma, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão “um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”.
A fábrica de Camaçari agora fica à disposição da BYD, que formalizará o controle sobre a instalação no começo de outubro, quando a cidade receberá o CEO da montadora, Wang Chuanfu.
Com isso, a BYD terá o direito de iniciar as mudanças estruturais necessárias para montar as linhas de produção de carros elétricos e híbridos, assim como também uma linha de produção de caminhões e ônibus elétricos.
Numa terceira unidade dentro do complexo, a BYD fará o processamento de lítio e fosfato de ferro para produção de baterias Blade.
O complexo, segundo Alexandre Baldy, conselho especial da BYD, começará a operar no segundo semestre de 2024 e os modelos Song Plus e Dolphin estão confirmados para serem nacionalizados.
A fábrica de Camaçari terá R$ 3 bilhões de investimentos da BYD nos próximos 10 anos para ampliar a gama de carros e veículos comerciais eletrificados, mas ainda não se sabe se a instalação baiana será a primeira do país a fabricar um carro elétrico.
Com a produção local, a BYD dependerá menos de importações para manter seu ritmo de crescimento constante em vendas no país, algo que certamente faz parte dos planos da marca.
No Brasil, a BYD tem fábricas em Campinas e Manaus, fabricando chassis de ônibus elétricos e painéis solares na primeira, bem como baterias na segunda.
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