Ela começou timidamente, atuando com baterias de fosfato de ferro, alguns ônibus e caminhões elétricos, um crossover estranho chamado e6 (avô do Tan) e proposta de pós-vida para as baterias descartadas de carros.
Essa chinesa chegou mesmo a testar a velha ordem de carros como o F3, um clone do Corolla de nona geração, mas segurou o ímpeto, trabalhando no setor de transporte urbano de passageiros, painéis solares e mais baterias…
Agora, a BYD não é mais aquela marca oculta, quase escondida da imprensa na Grande Campinas, estando agora na boca do povo mais informado, já que quem ainda não a conhece, a chama de “CYE” como se lesse “UMAS” no lugar de “SAMU.
Seja como for, a BYD descortinou sua atuação no Brasil e passou da discrição para atuação agressiva, o que a fez alcançar agora a marca de 50.000 carros eletrificados vendidos no país.
Já tendo lançado dez carros elétricos e híbridos em menos de dois anos por aqui, a BYD revela o verdadeiro apetite dos chineses e aqui eles querem comer de garfada e ainda com fábrica na Bahia, com direito à “Cidade BYD” para os funcionários.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da companhia, comenta o momento da marca: “Conquistar esse número expressivo é marcante e significativo para a BYD. Acreditamos no país e os números comprovam que o sentimento é recíproco: os brasileiros confiam na marca”.
Baldy completa: “Com o aumento da procura pelos carros eletrificados, é natural o movimento dos consumidores, que são apaixonados por carros e que também estão preocupados com o meio ambiente, de quererem conhecer os benefícios dos veículos da BYD e entender seus diferenciais em relação ao que era ofertado antes no mercado nacional”.
Graças a sua ousadia, a BYD rapidamente saltou para a décima posição no ranking de vendas nacional, derrubando a também chinesa Caoa Chery. Agora, com a picape Shark e mais dois produtos da Denza, busca avançar sobre o Top 10.
Praticamente desconhecida aqui em 2018 (menos para quem lia o NA), a BYD agora quer ser “apenas” líder de vendas nacional em 2028, destronando a Fiat que, como já imaginamos, lutará até o último carro para não perder a posição.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!