
A BYD acaba de inaugurar na China um complexo que mais parece um enorme parque de diversões automotivo.
Localizado em Zhengzhou, o novo circuito multiterreno promete revolucionar a forma de testar e experimentar veículos elétricos, oferecendo desde dunas gigantes de areia indoor até pistas de alta velocidade.
A ideia da marca é transformar o espaço em vitrine tecnológica e, ao mesmo tempo, aproximar o público da cultura dos EVs.
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O espaço conta com oito áreas diferentes e nada convencionais.

Há um ringue de baixa aderência para drift, um módulo de frenagem em condições de emergência, trilhas de montanha para off-road, uma pista de corrida com mais de 1,7 km e até uma piscina exclusiva para o Yangwang U8, SUV que consegue flutuar sobre a água por até 30 minutos.
A estrela do local, no entanto, é a duna coberta, certificada pelo Guinness como a maior e mais alta do mundo para testes automotivos.
Com quase 30 metros de queda vertical e inclinação de 28 graus, ela foi projetada para demonstrar a capacidade dos EVs em terrenos arenosos extremos. É o tipo de atração que mais lembra um desafio de rally do que um espaço de testes tradicional.

Outro destaque é a pista circular de 44 metros de diâmetro feita com blocos de basalto e coberta por uma fina camada de água.
O objetivo é simular o comportamento de veículos em superfícies congeladas, permitindo que motoristas experimentem o controle em situações de baixa aderência. A própria BYD usa o espaço para mostrar o funcionamento do seu sistema inteligente de suspensão, o DiSus.
A pista principal, com seções de aceleração e curvas radicais, completa o pacote para quem prefere velocidade.

Já o paddock de mais de 15 mil m² funciona como área de demonstração de tecnologias, incluindo manobras automáticas e testes de evasão.
O circuito de montanha, por sua vez, traz 27 cenários off-road para condutores de diferentes níveis de habilidade, mostrando como os EVs da marca encaram terrenos hostis.
Esse é apenas o primeiro de vários complexos planejados pela BYD. Em breve, cidades como Hefei e Shaoxing também terão seus próprios espaços, sendo que o de Shaoxing terá proporções ainda mais grandiosas, com 2 mil acres de área e altitude de 500 metros.

A empresa afirma que o objetivo é tornar a inovação palpável e acessível, ampliando o contato direto entre consumidor e tecnologia.
Mais do que testes, a BYD parece querer criar uma experiência cultural em torno dos elétricos, mostrando que eles não só substituem os carros a combustão, mas também entregam diversão e aventura em níveis inéditos.
Fica a questão: será que Estados Unidos, Europa e América Latina também deveriam investir em espaços semelhantes para difundir a mobilidade elétrica?

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