BYD critica Anfavea sobre taxação de carros elétricos chineses

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Na semana passada, o presidente da Anfavea, Márcio Leite, afirmou à imprensa que a isenção de imposto de importação para carros elétricos terá seu fim anunciado pelo governo federal ao final do mês de setembro.

O fim da isenção seria gradual e feita ao longo dos próximos três anos, sendo o texto parte do novo programa automotivo chamado Mobilidade Verde, que seria a segunda fase do Rota 2030.

Todavia, Leite comentou que “invasão de produtos asiáticos, principalmente da China” preocupa o setor industrial brasileiro, reiterando que “não tem nada contra chineses, asiáticos”.

A Anfavea defende o retorno do imposto de importação de 35% para carros elétricos de modo a proteger o mercado nacional e as exportações brasileiras à América Latina, citando que de 2012 a 2022, a participação de carros chineses na região subiu de 4,6% para 21,2%.

Do outro lado, a BYD soltou o verbo para criticar a Anfavea, nas palavras de Alexandre Baldy, consultor da marca chinesa.

Baldy disse: “É descabido imaginar que o presidente de uma entidade dessa envergadura (Anfavea) possa colocar palavras na agenda de um governo que lutou tanto para trazer a COP 30 para o Brasil e dizer que vai haver uma taxação de carros elétricos que visam justamente contribuir para a proteção ao meio ambiente”.

Alexandre Baldy citou o evento que ocorrerá em Belém no mês de novembro de 2025 para discussão do impacto das mudanças climáticas no planeta.

O executivo comentou ainda: “Nosso diálogo é com o governo e não tivemos qualquer discussão com o governo como essa (volta da taxação)”.

Com fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas, além de produção de painéis solares na mesma cidade, assim como de baterias de lítio-fosfato de ferro em Manaus, a BYD concentra-se agora em Camaçari.

Segundo Baldy, Stella Li, vice-presidente da BYD e o fundador da montadora, Wang Chuanfu, virão ao Brasil em outubro e devem anunciar os planos para produção de carros híbridos e elétricos na Bahia.

[Fonte: Folha ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X