BYD declara guerra à GWM criticando declarações de CEO chinês; mercado teme escalada na guerra de preços

byd shenzhen
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Agora parece que a guerra de preços na China tomou nas dimensões, com o campo de batalha saindo dos showrooms para as declarações públicas dos comandantes das montadoras em batalha.

A BYD, que lançou uma ofensiva de preços com descontos de 35% no mercado automotivo da China, não gostou nada das declarações recentes de Wei Jianjun, CEO da Great Wall Motor.

Como se sabe, Wei chamou a indústria chinesa de “insalubre” e criticou abertamente a guerra de preços no país, que está afetando os lucros das montadoras e dos fornecedores.

Wei chegou a comparar a situação com a da falida Evergrande, que gerou a primeira grande crise financeira da China.

Isso fez com que o mercado reagisse imediatamente, com queda nas ações dos fabricantes chineses, o que não foi recebido bem pela BYD.

Há um temor internacional de que exista uma bolha se formando na China, o que arrastaria a economia mundial para uma nova crise, caso seja pior que a Evergrande.

Segundo a Reuters , Li Yunfei, gerente geral de marca e relações-públicas da BYD, disse que não existe uma crise como a Evergrande e que ficou “perplexo” com as declarações de Wei, que estaria se referindo particularmente à BYD.

Li citou que a BYD tem uma relação dívida/ativos de 70% e mais de 580 bilhões de yuans em dívidas. Isso dá R$ 461 bilhões, o que é uma quantia enorme de dinheiro perdido.

O executivo da BYD alegou que a dívida é menor que de Ford, Boeing e Toyota, por exemplo.

Yunfei alegou que a enorme dívida é devido ao rápido crescimento da BYD e à estagnação das rivais, todavia, não citou quais seriam esses concorrentes que pararam no tempo.

Sobre os rumores apresentados nas redes sociais chinesas, Li disse que a BYD responsabilizará legalmente os usuários online que espalharam tais especulações e entregaram “evidências” às autoridades chinesas.

Mas, na batalha contra a GWM, a BYD vê outro importante fabricante se aliar à rival. A Changan se manifestou em apoio à Wei, com Zhu Huarong, presidente da montadora estatal, dizendo aos acionistas que as declarações são um lembrete de que precisam prestar atenção aos riscos.

Essa não é a primeira vez que BYD e GWM se enfrentam, pois em 2023, a segunda apresentou um relatório a Pequim, afirmando que os dois modelos mais vendidos da primeira não atendiam as normas de emissão do país.

A GWM ainda repreendeu a BYD algum tempo depois, quando esta sugeriu que a indústria chinesa “demolisse as velhas lendas” do mercado global.

 



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X