
A BYD resolveu testar seu SUV de luxo de forma nada convencional: derrubando uma palmeira gigante sobre o teto do YangWang U8L para provar que o modelo está pronto para qualquer situação — por mais absurda que seja.
O experimento, que mais parece cena de filme de ação, consistiu em lançar uma palmeira real de tamanho equivalente a um bloco de apartamentos sobre o veículo, não uma, mas três vezes.
Cada impacto foi feito de uma altura maior que o anterior, até atingir uma força equivalente a 50,4 quilojoules, ou 54.000 Nm, número que, segundo a imprensa chinesa, corresponde à queda de uma unidade de ar-condicionado do topo de um prédio de 40 andares.

A força envolvida está muito além do que qualquer norma de segurança exige atualmente, o que evidencia a intenção da montadora: posicionar o U8L como o SUV mais resistente já produzido na China — e talvez no mundo.
Veja também
Apesar da brutalidade dos testes, o YangWang U8L respondeu com surpreendente compostura.
A estrutura acima das portas, conhecida como cant rail, apresentou apenas um amassado progressivo após os impactos, mas sem comprometer a abertura das portas, integridade dos vidros ou funcionamento da suspensão.

O SUV ligou normalmente após o teste e saiu rodando, como se resistir a uma árvore caindo fosse só mais uma terça-feira qualquer.
A proposta, segundo a marca, é mostrar que, mesmo em situações extremas e improváveis, a estrutura do veículo se mantém funcional para garantir a evacuação dos ocupantes ou facilitar o acesso dos socorristas.
Esse tipo de simulação, embora cinematográfica, aponta para um esforço da BYD em redefinir o conceito de durabilidade em SUVs de luxo — e alfineta, mesmo que indiretamente, fabricantes que não priorizaram resistência estrutural no passado.

Críticos lembram do caso do Ford Explorer, que teve inúmeros relatos de capotamentos fatais nos anos 90 e 2000, sugerindo que testes mais agressivos poderiam ter evitado muitas tragédias.
A BYD já havia colocado o YangWang U8 sob os holofotes com outras demonstrações fora do comum: o SUV pode girar sobre o próprio eixo como um tanque, andar lateralmente como um caranguejo e até flutuar na água graças à vedação do chassi.
Tudo isso com um trem de força híbrido de impressionantes 1.184 cv, resultado da combinação de quatro motores elétricos com um motor a combustão que atua como gerador.

A linha YangWang se posiciona como o ápice tecnológico da BYD, apostando em robustez extrema, luxo e recursos que parecem desafiar as leis da física.
Fica agora a pergunta: depois de sobreviver a uma queda de árvore colossal, o que mais a BYD vai fazer com o U8?
Se depender da ousadia da marca, o próximo passo pode ser testar o SUV contra uma avalanche, um deslizamento de pedras ou até mesmo levá-lo para um mergulho nas águas de algum rio chinês.
Uma coisa é certa: o YangWang U8 não está aqui para ser apenas mais um SUV de luxo — ele quer ser o mais inquebrável de todos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










