A BYD está prestes a entrar em um território que, até agora, era exclusivo de nomes como Ferrari, Porsche e outras gigantes do luxo europeu.
Se ela já tem uma marca premium chamada Denza, essa outra é ainda mais luxuosa.
A montadora chinesa confirmou que vai lançar na Europa a Yangwang, sua marca de veículos elétricos de altíssimo padrão, marcando a primeira investida chinesa no segmento mais nobre do mercado automotivo do continente.
Depois de estrear por lá com a Denza, a BYD agora prepara terreno para a chegada da Yangwang, que já está em operação na China desde janeiro de 2023.
(A BYD inclusive já mostrou esses modelos da YangWang no Festival de Interlagos.)
O primeiro modelo lançado foi o SUV U8, um elétrico com extensor de autonomia que impressiona pelo visual e pelo desempenho: são mais de 1.100 cv de potência e uma lista de recursos que inclui até modo de flutuação sobre a água, manobras estilo “giro de tanque” e capacidade de enfrentar terrenos alagados com facilidade maior do que a de um Defender.
A ofensiva continuou com o U9, um supercarro 100% elétrico lançado no início de 2024.
Com 1.300 cv distribuídos por quatro motores e um sistema de controle de carroceria chamado DiSus-X, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos — mais rápido do que qualquer Ferrari em linha de produção.
Ah, e ele ainda é capaz de “saltar” e fazer “danças” com a carroceria. Um verdadeiro show de tecnologia.
Os preços na China já colocam os modelos da Yangwang em pé de igualdade com os europeus de elite: o U8 começa em cerca de 150 mil dólares e o U9 beira os 230 mil.
Já o sedã elétrico U7, recém-lançado no mercado chinês, tem preços a partir de 87 mil dólares, com uma versão quatro lugares de alto luxo que ultrapassa os 98 mil — ainda assim, praticamente metade do custo de uma Ferrari de entrada.
A expectativa é de que os modelos cheguem à Europa com valores bem mais altos, devido às tarifas extras, aos custos de exportação e ao novo imposto de 17% aplicado sobre veículos chineses.
Mas isso não parece desanimar a BYD, que vê o mercado europeu como o próximo passo natural para sua expansão global.
Com a chegada da Yangwang, a BYD se tornará a primeira fabricante chinesa a disputar diretamente com as marcas mais icônicas da Europa no território do luxo automotivo.
O lançamento oficial deve acontecer em breve, com mais informações sendo reveladas nos próximos meses. A disputa no topo promete ser eletrizante — e agora, também com sotaque mandarim.
[Fonte: Autocar]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!