Se você achava que carros elétricos eram um luxo distante, o BYD Seagull, chamado de Dolphin Mini no Brasil, veio para mudar esse conceito.
Em pouco mais de dois anos, o compacto urbano da marca chinesa ultrapassou a marca impressionante de 1 milhão de unidades vendidas, consolidando-se como o modelo elétrico mais acessível e popular do portfólio da BYD.
Lançado oficialmente em abril de 2023 e com entregas iniciadas já no mês seguinte, o Seagull rapidamente caiu no gosto dos chineses.
A combinação de preço baixo, design prático e autonomia suficiente para o dia a dia urbano ajudou a tornar o carro um verdadeiro fenômeno de vendas.
Só em maio deste ano, foram mais de 60 mil unidades emplacadas, número que ajudou o modelo a superar até mesmo veículos a combustão nas estatísticas mensais do mercado chinês.
O segredo do sucesso está no custo-benefício.
Com preços que partem de 55.800 yuans (cerca de US$ 7.800 ou menos de R$ 45 mil na conversão direta), o Seagull oferece duas opções de bateria: uma com 30,1 kWh para até 305 km de autonomia, e outra com 38,9 kWh que permite rodar até 405 km, segundo o ciclo CLTC.
São três versões disponíveis: Vitality, Freedom e Flying, esta última mais completa e com a maior autonomia.
Além do preço competitivo, o Seagull foi recentemente atualizado com o sistema de condução semiautônoma “God’s Eye”, reforçando seu apelo tecnológico.
Com dimensões compactas (3,78 m de comprimento), ele é menor que um Chevrolet Bolt e está mais próximo do Fiat 500e, sendo ideal para ambientes urbanos.
Fora da China, o Seagull começa a ganhar novos mercados com nomes diferentes. No Reino Unido, por exemplo, ele é vendido como Dolphin Surf, com preços a partir de £18.650 (pouco mais de R$ 125 mil).
Lá, o modelo é ligeiramente maior e mais potente, adaptado ao gosto europeu. Em mercados latino-americanos como Brasil e México, ele é conhecido como Dolphin Mini.
O sucesso do Seagull ajuda a explicar a escalada da BYD no ranking global de fabricantes de carros elétricos. Em abril, a marca registrou mais vendas que a Tesla na Europa e superou a rival também no Reino Unido.
A fabricante chinesa aposta fortemente na eletrificação total de sua linha e já encerrou a produção de carros 100% a combustão desde 2022.
O Seagull é só o começo: a BYD está ampliando sua linha com SUVs, modelos de luxo e até superesportivos elétricos. Mas é com soluções acessíveis como esse compacto que a marca promete acelerar a adoção de EVs no mundo inteiro.
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