BYD é acusada de guardar mais de 1.600 carros ilegalmente em área pertencente a um parque de diversões

Mais de 1.600 carros novos da BYD foram encontrados estacionados em massa no Jamberoo Action Park, um parque de diversões familiar localizado ao sul de Sydney, na Austrália — e a situação gerou revolta entre moradores, além de uma investigação por parte das autoridades locais.

De acordo com o portal News.com.au, os veículos começaram a surgir em agosto, período em que o parque estava fechado para a temporada de inverno.

Desde então, os carros — entre eles o Shark 6, picape híbrida plug-in, e o SUV elétrico Sealion 7 — têm ocupado todo o estacionamento principal e áreas de transbordo do parque.

Veja também

Com o verão se aproximando e o parque prestes a reabrir ao público, os veículos seguem no local, causando estranhamento e indignação.

O Jamberoo Action Park fica sob jurisdição do Conselho Municipal de Kiama, que já declarou que o uso atual do espaço não está autorizado legalmente.

Em nota enviada à imprensa australiana, a prefeitura informou que seus fiscais de conformidade estiveram no local, emitiram notificações formais aos proprietários e aguardam o desfecho de um pedido de regularização.

Para tentar contornar a situação, os donos do parque entraram com um pedido de alteração de uso do terreno, visando transformá-lo temporariamente em uma espécie de depósito e estrutura de apoio para transporte de veículos.

Enquanto isso, por lei, os carros não podem ser removidos até que o processo seja aprovado.

A BYD , procurada pela imprensa local, se limitou a afirmar que a gestão dos estoques no estado de New South Wales é feita por uma empresa terceirizada de logística, e não comentou diretamente a escolha do Jamberoo como local de armazenamento.

A empresa assumiu diretamente as operações de importação e distribuição de seus veículos na Austrália em julho de 2025, substituindo a antiga representante EVDirect, que permanece como rede parceira.

A movimentação faz parte da estratégia agressiva de crescimento da marca chinesa no mercado australiano.

Recentemente, a BYD firmou uma joint venture com o grupo Eagers Automotive, maior conglomerado de concessionárias do país.

Segundo a Cox Automotive, um em cada sete carros vendidos na Austrália no primeiro semestre de 2025 foi comercializado por meio da Eagers.

O avanço rápido da BYD incomoda até mesmo marcas chinesas mais antigas. A GWM, presente na Austrália desde 2009 e líder entre as marcas da China no país, classificou o crescimento da rival como “agressivo demais”.

A frota estacionada no parque de diversões deve crescer ainda mais nos próximos meses.

A BYD planeja lançar o Atto 1, elétrico que promete ser o mais barato do país, além dos novos SUVs Atto 2, Sealion 5 e Sealion 8 híbrido plug-in.

A ofensiva se completa com a chegada oficial da marca premium Denza, que estreará em novembro com os modelos B5 e B8 — SUVs grandes voltados para o uso off-road.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.