BYD e GWM devem correr com seus motores flex em híbridos para escaparem do IPI majorado do Carro Sustentável

haval h6 one 1
haval h6 one 1

As marcas chinesas BYD e GWM, assim como outras, agora terão de correr com seus projetos de carros híbridos flex, visto que a política do governo federal mudou para o setor automotivo com o Programa Carro Sustentável.

Com o decreto 12.549, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, carros híbridos abastecidos com gasolina, assim como veículos movidos a diesel ou apenas a gasolina, terão aumento na alíquota de IPI, o Imposto sobre Produtos Industriais.

O decreto altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), que permite a redução no IPI para carros mais sustentáveis e aumento do imposto para veículos que não atendem os requisitos do programa criado pelo governo.

Com a medida, carros com potência acima de 115 cavalos e que não atenderão às metas de eficiência, estrutura e reciclabilidade no Programa Mover recolherão mais imposto.

byd song pro impressoes (3)
byd song pro impressoes (3)

Assim, os híbridos a gasolina das duas marcas se enquadram no aumento de IPI proposto pelo governo e que entrará em vigor a partir de 1 de novembro, sendo vigente até 31 de dezembro de 2026.

Dessa forma, BYD e GWM terão de acelerar seus projetos de motores flex em seus carros híbridos, com as duas montadoras chinesas já trabalhando nesse aspecto, uma vez que, não só tributariamente, mas também comercialmente, vale mais apostar no uso do etanol.

A BYD já iniciou a montagem de dois modelos híbridos localizados, sendo eles o King e o Song Pro, que possuem motor 1.5 a gasolina com potências de 98 a 110 cavalos, ficando nos requisitos propostos pelo Carro Sustentável.

Já a GWM aposta no Haval H6 usa motor 1.5 Turbo de 150 cavalos abastecidos unicamente com gasolina, mas ainda não se sabe se a montadora usará uma versão mais fraca do mesmo ou se apenas a tecnologia flex conseguirá evitar que a marca recolha mais do IPI.

O governo federal ainda fará uma avaliação dos produtos selecionados pelas marcas para o programa do Carro Sustentável e após análise, definirá as alíquotas ou isenções para cada modelo.

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X