
A líder chinesa dos carros elétricos está ganhando terreno rápido na Europa.
Em abril, a BYD superou a Tesla em dois dos mercados mais importantes do continente: Alemanha e Reino Unido.
A marca, que já é referência em eletrificação na China, agora consolida seu avanço global com números expressivos e planos ambiciosos para dominar novos territórios.
Segundo dados da autoridade de trânsito da Alemanha (KBA), a BYD vendeu 1.566 veículos por lá em abril de 2025 — um crescimento impressionante de 756% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A Tesla, por outro lado, enfrentou uma queda drástica de 46%, com apenas 855 unidades comercializadas no mesmo período.

No Reino Unido, o cenário foi ainda mais impactante: a BYD vendeu 2.511 veículos no mês de abril, contra apenas 512 da Tesla.
Com isso, a fabricante chinesa reduziu a diferença acumulada de vendas no ano: até abril, a BYD já soma 11.782 veículos vendidos no Reino Unido, enquanto a Tesla está ligeiramente à frente, com 12.986.
No mercado alemão, a vantagem da Tesla no acumulado também encolheu.
A empresa de Elon Musk vendeu 5.820 veículos nos quatro primeiros meses do ano, uma queda de 60% em comparação ao mesmo período de 2024.
Já a BYD saltou 385%, com 2.791 unidades vendidas no mesmo intervalo.

Globalmente, a BYD está em plena ascensão. Em abril, vendeu mais de 380.000 veículos eletrificados — que incluem tanto modelos 100% elétricos quanto híbridos plug-in.
Pela primeira vez em mais de um ano, os modelos totalmente elétricos superaram os híbridos: foram mais de 195.000 EVs vendidos, contra 176.000 PHEVs.
Fora da China, a marca também bateu recorde: foram mais de 79.000 veículos exportados em abril, consolidando o quinto mês consecutivo de crescimento nas vendas internacionais.
No acumulado do ano, a BYD já exportou mais de 285.000 unidades — mais que o dobro do mesmo período do ano passado.
Com essa base sólida, a BYD prepara a chegada de novos modelos que devem reforçar ainda mais sua presença na Europa.

Entre os destaques está o Seagull, o nosso Dolphin Mini, que será vendido no mercado europeu como Dolphin Surf.
O modelo, que custa menos de US$ 10.000 na China (69.800 yuans), será oferecido por menos de £20.000 (cerca de US$ 26.000) no Velho Continente — o que deve atrair consumidores em busca de um EV acessível, funcional e bem equipado.
O Seagull foi o carro mais vendido da BYD no último mês, com mais de 55.000 unidades entregues, mostrando que há enorme demanda por elétricos compactos e baratos.
Além disso, a BYD lançou recentemente sua marca de luxo Denza na Europa, sinalizando que a estratégia vai além de preços baixos — a empresa quer competir em todos os segmentos, do popular ao premium.
Para sustentar essa expansão, a BYD não depende de terceiros.
A empresa acaba de lançar seu quarto navio cargueiro, o “BYD Shenzhen”, com capacidade para transportar até 9.200 veículos — atualmente, o maior do mundo no segmento.
Essa frota própria dá à BYD uma vantagem logística enorme na hora de abastecer concessionárias fora da China com rapidez e custo controlado.
De acordo com projeções da S&P Global Mobility, a BYD deve dobrar suas vendas na Europa este ano, passando de 83.000 unidades em 2024 para 186.000 em 2025.
E os números podem continuar subindo: até 2029, a expectativa é que a marca atinja 400.000 carros vendidos anualmente no continente.

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