BYD e seus elétricos chamam a atenção na Europa, com aumentos nas vendas que variam de 385% a até 756%

byd sealion 05 ev 6
byd sealion 05 ev 6

A líder chinesa dos carros elétricos está ganhando terreno rápido na Europa.

Em abril, a BYD superou a Tesla em dois dos mercados mais importantes do continente: Alemanha e Reino Unido.

A marca, que já é referência em eletrificação na China, agora consolida seu avanço global com números expressivos e planos ambiciosos para dominar novos territórios.

Segundo dados da autoridade de trânsito da Alemanha (KBA) , a BYD vendeu 1.566 veículos por lá em abril de 2025 — um crescimento impressionante de 756% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A Tesla, por outro lado, enfrentou uma queda drástica de 46%, com apenas 855 unidades comercializadas no mesmo período.

byd sealion 05 ev 1
byd sealion 05 ev 1

No Reino Unido, o cenário foi ainda mais impactante: a BYD vendeu 2.511 veículos no mês de abril, contra apenas 512 da Tesla.

Com isso, a fabricante chinesa reduziu a diferença acumulada de vendas no ano: até abril, a BYD já soma 11.782 veículos vendidos no Reino Unido, enquanto a Tesla está ligeiramente à frente, com 12.986.

No mercado alemão, a vantagem da Tesla no acumulado também encolheu.

A empresa de Elon Musk vendeu 5.820 veículos nos quatro primeiros meses do ano, uma queda de 60% em comparação ao mesmo período de 2024.

Já a BYD saltou 385%, com 2.791 unidades vendidas no mesmo intervalo.

byd seal avaliação na (45)
byd seal avaliação na (45)

Globalmente, a BYD está em plena ascensão. Em abril, vendeu mais de 380.000 veículos eletrificados — que incluem tanto modelos 100% elétricos quanto híbridos plug-in.

Pela primeira vez em mais de um ano, os modelos totalmente elétricos superaram os híbridos: foram mais de 195.000 EVs vendidos, contra 176.000 PHEVs.

Fora da China, a marca também bateu recorde: foram mais de 79.000 veículos exportados em abril, consolidando o quinto mês consecutivo de crescimento nas vendas internacionais.

No acumulado do ano, a BYD já exportou mais de 285.000 unidades — mais que o dobro do mesmo período do ano passado.

Com essa base sólida, a BYD prepara a chegada de novos modelos que devem reforçar ainda mais sua presença na Europa.

byd seal avaliação na (28)
byd seal avaliação na (28)

Entre os destaques está o Seagull, o nosso Dolphin Mini, que será vendido no mercado europeu como Dolphin Surf.

O modelo, que custa menos de US$ 10.000 na China (69.800 yuans), será oferecido por menos de £20.000 (cerca de US$ 26.000) no Velho Continente — o que deve atrair consumidores em busca de um EV acessível, funcional e bem equipado.

O Seagull foi o carro mais vendido da BYD no último mês, com mais de 55.000 unidades entregues, mostrando que há enorme demanda por elétricos compactos e baratos.

Além disso, a BYD lançou recentemente sua marca de luxo Denza na Europa, sinalizando que a estratégia vai além de preços baixos — a empresa quer competir em todos os segmentos, do popular ao premium.

Para sustentar essa expansão, a BYD não depende de terceiros.

A empresa acaba de lançar seu quarto navio cargueiro, o “BYD Shenzhen”, com capacidade para transportar até 9.200 veículos — atualmente, o maior do mundo no segmento.

Essa frota própria dá à BYD uma vantagem logística enorme na hora de abastecer concessionárias fora da China com rapidez e custo controlado.

De acordo com projeções da S&P Global Mobility, a BYD deve dobrar suas vendas na Europa este ano, passando de 83.000 unidades em 2024 para 186.000 em 2025.

E os números podem continuar subindo: até 2029, a expectativa é que a marca atinja 400.000 carros vendidos anualmente no continente.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.