BYD faz 30 anos com 10 milhões de carros eletrificados produzidos; chinesa também fez muitas cópias com motores a combustão

byd fabrica 4
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Há uns 15 anos, tudo parecia conspirar para que a Chery se tornasse a maior montadora da China, pois era a única que desenvolvia seus próprios carros no lugar de cloná-los, embora tenha tido alguns clones em seu portfólio.

Na mesma época, a BYD se aproveitava da Toyota com inúmeros clones, especialmente do Corolla, mas também havia carros da Lexus. A marca de Shenzhen não tinha um único carro a combustão que não fosse um clone, então surgiu o BYD e6.

Ele foi o primeiro carro elétrico da BYD e a marca já vislumbrava um mundo cheio de eletropostos para carregar suas baterias de fosfato de ferro e lítio, um novo tipo que era mais barata e eficiente. Na época, ela falava até em power bank…

byd fabrica 3
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Hoje, 15 anos depois, a BYD tem o dobro da idade e nada menos que 10 milhões de carros híbridos e elétricos, despejados numa onda de produção acelerada que bate recordes a cada trimestre.

Rápida, a BYD não só criou seus próprios carros, mas fez da Blade, a LFP mais desejada do mercado, equipando carros da Toyota e Tesla, por exemplo.

Enquanto quase todo mundo copiava na China, a BYD – que também copiava – apostava nas baterias como o futuro e hoje colhe seus frutos com 5 milhões de carros eletrificados feitos até cerca de um ano e meio atrás.

byd fabrica terreno 1
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Nos últimos 15 meses, a BYD já produziu 5 milhões de carros, que são todos eletrificados. O salto quântico de produção surpreende até a Tesla e não parece parar.

Atualmente com 4 milhões de carros feitos por ano, a BYD já está entre as maiores montadoras do mundo e isso deve aumentar mais, especialmente com fábricas que chegarão a 300.000 unidades cada, no Brasil e no México, por exemplo.

Aqui, a plana ficará em Camaçari, onde a chinesa pretende ter vários modelos nacionalizados a partir de 2025.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X