
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, de ministros de Estado e de outras autoridades dos três Poderes, a BYD inaugurou finalmente sua fábrica em Camaçari, na Bahia.
A planta baiana fez o primeiro carro híbrido plug-in com motor flex do mundo, um BYD Song Pro em edição especial e limitada, que homenageia a COP30.

O evento contou com o fundador da BYD, Wang Chuanfu, assim como demais executivos da marca, reunidos na planta que um dia foi operada pela Ford e onde agora a capacidade é de 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior.
Atualmente, a planta já emprega mais de 1,5 mil colaboradores, sendo a maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia.
Veja também

Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca chinesa no mundo.
Todavia, Wang Chuanfu confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano.

Isso significa partir para cima da Fiat e alcançar a liderança nacional, já que a italiana emplacou pouco mais de 520 mil carros no ano passado e não se espera grandes volumes de exportação a partir da Bahia, uma vez que a matriz chinesa precisa manter suas exportações.
Segundo Chuanfu, a meta oficial da BYD é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.

O Song Plus Flex foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre chineses e brasileiros.
Desenvolvido para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, o combustível verde mais emblemático do país, o motor 1.5 litro do BYD Song Pro coloca o modelo numa proposta que o governo quer.
BYD Song Plus Flex COP 30 Edition – Galeria de fotos
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias