BYD iniciará a produção de baterias Blade no Estado do Amazonas

byd onibus 2
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A BYD dá um passo importante para sua consolidação no mercado nacional, mas aqui não estamos falando dos automóveis na Bahia e sim de sua linha de veículos comerciais voltados para o transporte coletivo.

A partir de agora, o line-up de ônibus elétricos da BYD passa a ser equipado com a bateria Blade, a mesma tecnologia de ponta presente em seus veículos de passeio.

Famosa por seu alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a adoção da Blade nos ônibus representa um passo importante da marca para a modernização do transporte público com ainda mais confiabilidade.

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Lançada mundialmente em 2020 e inteiramente desenvolvida pela BYD, a Blade tem formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, otimizando o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.

byd onibus 1
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A Blade suporta altas cargas de torção e impacto, como perfuração por prego, aquecimento a 300 °C e esmagamento, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas, segundo a BYD.

A bateria Blade foca na alta eficiência preservada ao longo do tempo, com maior durabilidade e reduzindo a necessidade de manutenção.

Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.

Na operação prática, os ônibus da BYD terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano.

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A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas–SP, onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.

A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional.

Segundo a BYD, cada chassi de ônibus elétrico produzido evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores.

O veículo tem vida útil operacional de 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.

Recentemente, a cidade de São Paulo comprou 60 novos ônibus elétricos, elevando para 183 veículos 100% elétricos da BYD em operação na capital paulista. Em todo o Brasil, até o final de 2025, mais de 500 ônibus da marca estarão nas ruas.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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