
A BYD dá um passo importante para sua consolidação no mercado nacional, mas aqui não estamos falando dos automóveis na Bahia e sim de sua linha de veículos comerciais voltados para o transporte coletivo.
A partir de agora, o line-up de ônibus elétricos da BYD passa a ser equipado com a bateria Blade, a mesma tecnologia de ponta presente em seus veículos de passeio.
Famosa por seu alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a adoção da Blade nos ônibus representa um passo importante da marca para a modernização do transporte público com ainda mais confiabilidade.
Veja também
Lançada mundialmente em 2020 e inteiramente desenvolvida pela BYD, a Blade tem formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, otimizando o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.

A Blade suporta altas cargas de torção e impacto, como perfuração por prego, aquecimento a 300 °C e esmagamento, sem risco de incêndio ou explosão, mesmo diante de condições extremas, segundo a BYD.
A bateria Blade foca na alta eficiência preservada ao longo do tempo, com maior durabilidade e reduzindo a necessidade de manutenção.
Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.
Na operação prática, os ônibus da BYD terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano.

A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas–SP, onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.
A partir de 2026, a atual fábrica de baterias da BYD Brasil em Manaus iniciará a fabricação dos packs de bateria Blade em território nacional.
Segundo a BYD, cada chassi de ônibus elétrico produzido evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores.
O veículo tem vida útil operacional de 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.
Recentemente, a cidade de São Paulo comprou 60 novos ônibus elétricos, elevando para 183 veículos 100% elétricos da BYD em operação na capital paulista. Em todo o Brasil, até o final de 2025, mais de 500 ônibus da marca estarão nas ruas.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias